Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2019, 11:05

armandomac Escreveu:
12 fev 2019, 09:59
De Aveiro a Sevilha são dois carregamentos. Portalegre e Badajoz.
É arriscado. Se não fizeres auto-estrada (ex: IC2 até Coimbra, IC3 e IC8, depois IP2) talvez consigas fazer de uma tirada até Portalegre, mas tens de controlar o pé.
Há quem já tenha feito 300km no Zoe, mas a velocidades muito controladas, fazer 250km deve ser possível, mas de todo sem auto estrada (ou claro, a andar bastante devagar)
Além de que em Portalegre não tens nenhuma forma de carregamento rápido ou acelerado, são várias horas de paragem. Parecem haver carregadores de 22kW no politécnico, se conseguires autorização para ir lá era uma grande ajuda. Daí 22kW em Badajoz (Renault, se for horário laboral) e pumbas, Sevilha.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 12 fev 2019, 13:38

BrunoAlves Escreveu:
12 fev 2019, 11:05

É arriscado. Se não fizeres auto-estrada (ex: IC2 até Coimbra, IC3 e IC8, depois IP2) talvez consigas fazer de uma tirada até Portalegre, mas tens de controlar o pé.
Há quem já tenha feito 300km no Zoe, mas a velocidades muito controladas, fazer 250km deve ser possível, mas de todo sem auto estrada (ou claro, a andar bastante devagar)
Além de que em Portalegre não tens nenhuma forma de carregamento rápido ou acelerado, são várias horas de paragem. Parecem haver carregadores de 22kW no politécnico, se conseguires autorização para ir lá era uma grande ajuda. Daí 22kW em Badajoz (Renault, se for horário laboral) e pumbas, Sevilha.
Esse é o itinerário que faço, por isso acredito que com uma condução defensiva, consiga direto até Portalegre. Aí, o politécnico será a opção, resta saber se autorizam e se funcionam. Terei de contactar antecipadamente.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 13 fev 2019, 00:14

armandomac Escreveu:
12 fev 2019, 09:59
Sendo concessionários da marca, acha que podem levantar problemas no carregamento?
...
Eles têm os carregadores para carregar os carros dos clientes. Não me soa... Alguém tem experiência de carregar em concessionários Renault?
armandomac Escreveu:
12 fev 2019, 09:59
Passo sempre a primeira noite em Sevilha ou Córdova, depende por onde vou.
Ah! 3 dias ir e voltar!
Assim está bem...

Visita rápida?! Não é um guitarrista a levar a guitarra à revisão?
IMG_0248.JPG
IMG_0248.JPG (187.95 KiB) Visto 2763 vezes
armandomac Escreveu:
12 fev 2019, 09:59
Neste caso, terei que ir por Sevilha, para não haver o problema do carregamento. Em contrapartida, se desse para ir por Córdova, já não teria o problema Sevilha-Granada. Complicado...
Em Sevilha há alguns hotéis com carregamento.
Em Córdova também. Há um Parador com Tesla destination charger (óptimo para Zoe). É preciso pernoitar no Hotel ou fazer uma refeição para o usar. Também há um concessionário Renault.
Por esta altura estamos todos convencidos de que tu conheces o electromaps.com que é o principal mapa aqui na península. Se vires os comentários para o posto no concessionário Renault, ao fmogas cobraram-lhe 30€ por um carregamento. Ad-hoc. Vê-se a boa vontade.
armandomac Escreveu:
12 fev 2019, 09:59
Sim, é o 43kw.
De Aveiro a Sevilha são dois carregamentos. Portalegre e Badajoz.
Não subescrevo mesmo esse itinerário.
De onde é que veio essa ideia de que é possível carregar em Badajoz?
A maior parte dos postos são postos decrépitos, como os nossos da rede piloto, e não funcionam. Pior, nós temos a Mobi.e, os postos deles são activáveis com cartões do ayuntamiento, muitas vezes o cartão só pode ser obtido por residentes (em Huelva sei que é o caso).

Eventualmente, o da Universidade... na avenida de Portugal, ao pé do hospital Infanta Cristina... talvez seja de borla, tipo ligar e carrega.
Mas isso são postos de 3,6kW. Se chegar com pouca bateria e quiser encher a 100% são 10 horas.

Acho que se percebe a vantagem de ir por Portugal carregando sempre em AC43, seriam 4h de carregamento no total da viagem.
O que se poupa nas portagens da Auto-estrada vai gastar-se em pernoitas, refeições, etc. Não pode compensar e é uma grande canseira.

Isto é o panorama neste momento. Daqui a 2 anos há de estar tudo diferente para melhor...

Se persistir nesse itinerário, faço notar que há um pequeno Ayuntamiento, Aracena, que instalou um PCR onde eventualmente se poderá carregar de borla telefonando a avisar. A informação é de que dá para carregar em AC43...

Fica perto de Sevilha e a 227km de Portalegre. Daria para evitar o carregamento em Badajoz e também evitar o carregamento no PCR da IBIL de Sevilha que está a funcionar mal. Do PCR de Aracena directo ao IKEA para encher a 100% (que o PCR da IBIL não permite).
armandomac Escreveu:
12 fev 2019, 09:59
migle Escreveu:
12 fev 2019, 01:29
Se for maluco... dá sempre, é pedir para carregar numa bomba de gasolina, um sítio que tenha uma tomada industrial, como uma oficina ou uma lavagem de carros.... mas é preciso ter lata.
Se tiver que ser... 😁
Apesar de sabermos que os espanhóis não são muito dados à simpatia...
Sim, os andaluzes...
O único consolo é que não é só connosco que eles são assim...

Em contrapartida, em Granada, talvez o pior problema, porque volta a ser um sítio onde apenas há umas tomadas em hotéis e parques de estacionamento, talvez seja possível carregar numa cueva...
Seguramente que os ciganos do Sacromonte não vão deixar de ajudar um colega nómada!
IMG_0311.JPG
IMG_0311.JPG (224.06 KiB) Visto 2762 vezes
IMG_0295.JPG
IMG_0295.JPG (177.03 KiB) Visto 2762 vezes
É uma bela cidade!
As fotos são minhas e é para não pensarem que nunca vi Granada, nunca entré en Granada...
São antigas, já lá vão mais de 10kg...
IMG_0291.JPG
IMG_0291.JPG (166.26 KiB) Visto 2762 vezes
Para terminar...
Realmente, se carregar em postos normais e de concessionário é uma opção, então o melhor é carregar em Córdova, mesmo que se entre em Espanha por Sevilha e implicando desviar para norte. Aí claramente é possível.
Sevilha directo para Granada implica A-92... mesmo sendo uma autovia que até Antequera tem muito pouco trânsito, dificilmente dá para circular a 80km/h...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 13 fev 2019, 00:19

Tavares Escreveu:
12 fev 2019, 09:14
Bom dia!
O meu nome é Nuno Tavares e recebi o meu leaf na passada sexta feira.
Até agora e a primeira impressão é positiva, apenas me deixa alguma confusão os carregamentos, que mesmo carregando só em casa na tomada doméstica não dever carregar a 100%???
Pensava que só faria mal nos carregamentos rápidos.
Obrigado
Tavares, na secção de Apresentações, clique no botão "Novo tópico". Aqui estamos a falar de uma viagem, não vamos querer mudar o assunto... Mas carregue a 100% à vontade que o carro está feito para isso.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 13 fev 2019, 00:23

migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14
De onde é que veio essa ideia de que é possível carregar em Badajoz?
O electromaps diz que há 22kW num concessionário Renault, foi daí a ideia ;)
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -servicios
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 13 fev 2019, 00:28

Sim, eu vi. Foi maneira de dizer...
A ideia de Badajoz estava logo no início, antes de se fixar o Zoe. E o carregamento no concessionário deixa-me muitas dúvidas, é uma situação nebulosa.
Não é exactamente público, não há tabela de preços, não se percebe se eles querem ou não que se vá lá carregar. EDIT: Note-se que há zero fotos e zero comentários desse posto no electromaps, não me parece bom sinal.

E ainda convém dizer que, claro, toda esta viagem é sem neve em Granada. Com neve e esta rede de carregamento, não...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

armandomac
Mensagens: 29
Registado: 07 fev 2019, 18:46
Localização: Aveiro

Re: Apresentação

Mensagem por armandomac » 13 fev 2019, 14:01

migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14

Eles têm os carregadores para carregar os carros dos clientes. Não me soa... Alguém tem experiência de carregar em concessionários Renault?
Nada que um telefonema ou mail não esclareça... O problema é se depois dão o dito por não dito.
migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14
Ah! 3 dias ir e voltar!
Assim está bem...

Visita rápida?! Não é um guitarrista a levar a guitarra à revisão?
Esta viagem tem a ver com questões de saúde. Eu é que vou à revisão. :lol:
migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14

Em Córdova também. Há um Parador com Tesla destination charger (óptimo para Zoe). É preciso pernoitar no Hotel ou fazer uma refeição para o usar. Também há um concessionário Renault.
Por esta altura estamos todos convencidos de que tu conheces o electromaps.com que é o principal mapa aqui na península. Se vires os comentários para o posto no concessionário Renault, ao fmogas cobraram-lhe 30€ por um carregamento. Ad-hoc. Vê-se a boa vontade.
30€?? Isso é um roubo! :o
Antes de fazer uma viagem destas, tem que ser tudo muito bem planeado e com os contactos feitos. E mesmo assim, nada garante que estejam a funcionar na altura, ou que não seja explorado como o fmogas.
migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14

Não subescrevo mesmo esse itinerário.
De onde é que veio essa ideia de que é possível carregar em Badajoz?
A maior parte dos postos são postos decrépitos, como os nossos da rede piloto, e não funcionam. Pior, nós temos a Mobi.e, os postos deles são activáveis com cartões do ayuntamiento, muitas vezes o cartão só pode ser obtido por residentes (em Huelva sei que é o caso).

Eventualmente, o da Universidade... na avenida de Portugal, ao pé do hospital Infanta Cristina... talvez seja de borla, tipo ligar e carrega.
Mas isso são postos de 3,6kW. Se chegar com pouca bateria e quiser encher a 100% são 10 horas.

Acho que se percebe a vantagem de ir por Portugal carregando sempre em AC43, seriam 4h de carregamento no total da viagem.
O que se poupa nas portagens da Auto-estrada vai gastar-se em pernoitas, refeições, etc. Não pode compensar e é uma grande canseira.

Isto é o panorama neste momento. Daqui a 2 anos há de estar tudo diferente para melhor...

Se persistir nesse itinerário, faço notar que há um pequeno Ayuntamiento, Aracena, que instalou um PCR onde eventualmente se poderá carregar de borla telefonando a avisar. A informação é de que dá para carregar em AC43...

Fica perto de Sevilha e a 227km de Portalegre. Daria para evitar o carregamento em Badajoz e também evitar o carregamento no PCR da IBIL de Sevilha que está a funcionar mal. Do PCR de Aracena directo ao IKEA para encher a 100% (que o PCR da IBIL não permite).
Já dei conta que vi mal os carregadores em Badajoz. Os do El Faro são lentos e o único sítio fidedigno será mesmo o concessionário da Renault, esperando que sejam simpáticos...
O de Aracena seria excelente, mas lá está, só confirmando antecipadamente. A grande questão é que não há plano B em alguns percursos.

migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14
Em contrapartida, em Granada, talvez o pior problema, porque volta a ser um sítio onde apenas há umas tomadas em hotéis e parques de estacionamento, talvez seja possível carregar numa cueva...
Seguramente que os ciganos do Sacromonte não vão deixar de ajudar um colega nómada!
Penso que em Granada será o menor dos meus problemas, porque o hotel em que costumo ficar tem carregadores, lentos mas a funcionar. E 10h deve dar para atestar.
migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14
É uma bela cidade!
As fotos são minhas e é para não pensarem que nunca vi Granada, nunca entré en Granada...
São antigas, já lá vão mais de 10kg...
É de facto uma cidade que gosto de visitar. Já o faço desde 2010 e nunca me canso. Toda a Andaluzia é fascinante.
migle Escreveu:
13 fev 2019, 00:14
Para terminar...
Realmente, se carregar em postos normais e de concessionário é uma opção, então o melhor é carregar em Córdova, mesmo que se entre em Espanha por Sevilha e implicando desviar para norte. Aí claramente é possível.
Sevilha directo para Granada implica A-92... mesmo sendo uma autovia que até Antequera tem muito pouco trânsito, dificilmente dá para circular a 80km/h...
Em Autovia é mais chato ir com velocidade controlada, mas é o que temos atualmente. Se quero chegar ao destino sem percalços, vou ter que me sujeitar. Tenho andado a mentalizar-me... :whistle:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 13 fev 2019, 14:10

Ir a uma velocidade em que se obriga os camiões a ultrapassar-nos, é perigoso. Porque aí entram eles em conflito com o pessoal da faixa da esquerda.

Ir mais rápido, 256km... Deixando margens de segurança...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Apresentações”