Recuperação da rede mobi.e

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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rimsilva
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Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por rimsilva » 25 fev 2019, 18:57

Começo por pedir desde já "desculpa" por voltar a tocar neste tema da recuperação dos postos da rede piloto, mas assumo que sou chato e teimoso em determinados assuntos... :lol:

Acho que já devem ter lido dezenas de posts meus a referir que andei a alertar, a questionar e a pressionar a mobi.e para a desastrosa actualização dos postos de carregamento que tem vindo a ser feita, onde nada ou praticamente nada foi feito para alterar a situação.

Sempre insisti na necessidade da mobi.e responsabilizar a empresa responsável pela actualização dos postos, no entanto nunca me foi indicada qual a empresa em questão.

Recentemente descobri que essa empresa é a EFACEC Electrical mobility e que existe um contrato de 12 de Fevereiro de 2018, no valor de 570.984€ para a realização de "Serviços Técnicos para Atualização Tecnológica de 304 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos, sem Upgrade de Potência", em que o prazo de execução seria de 90 dias!... Uma verdadeira pérola.

Só digo que é incrível que se possam estabelecer contratos destes, com um nível de detalhe bastante elevado, com prazos apertados, penalizações, etc... Mas no final só servem para gastar dinheiros do Estado e da Comunidade Europeia.

Tudo isto acontece da forma mais leviana possivel, sem que qualquer entidade denuncie este tipo de situações.

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BrunoAlves
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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por BrunoAlves » 25 fev 2019, 20:40

É a impunidade reinante nestas questões da ME...
A MobiE, que é (infelizmente) a interface com os utilizadores tem zero responsabilização. Porque os outros intervenientes não podem ter na mesma?
Ficam os utilizadores apeados porque algum estagiário não sabe o que é um ambiente de testes? Não acontece nada nem tens onde reclamar.
Postos rápidos pagos pelo Estado instalados e desligados? Não acontece nada.
Postos normais instalados e desligados durante meses ou anos? Não acontece nada, desculpa-se com a distribuição ou com não ter operador para os postos, etc, mas foi esbanjado o dinheiro público para nada.

Este esbanjar de recursos, no privado, dava para muitas cabeças a rolar. Como é público, é o deixa andar :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por Orlando » 25 fev 2019, 20:55

Há algum provedor qualquer nestas áreas?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por Fil » 25 fev 2019, 22:11

Deve ser a ERSE e a DGEG.

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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por mjr » 25 fev 2019, 22:18

Rimsilva, tens o link do portal dos contratos públicos relativo a esse contrato?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por BrunoAlves » 25 fev 2019, 23:10

mjr Escreveu:
25 fev 2019, 22:18
Rimsilva, tens o link do portal dos contratos públicos relativo a esse contrato?
@mjr, apareceu numa discussão no FB
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 581471495/
Mais 570.000€ para atualizar postos sem atualizar a potência...
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/458643
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por rimsilva » 25 fev 2019, 23:46

Ontem agradeci ao Joel ter lembrado da base gov, uso essa base de dados com muita frequência por questões profissionais, já tinha pensado em fazer estas pesquisas, mas tem me passado... Nem tinha reparado que o link do Joel era sobre este contrato, salta logo à vista, mas há mais (e de valores superiores), como os famosos 202 postos + 100 postos.

Temos concursos públicos da mobi.e e da CEIIA, por exemplo, mas também há muita coisa dos municípios...Rios de dinheiro :evil:
BrunoAlves Escreveu:
25 fev 2019, 20:40
É a impunidade reinante nestas questões da ME...
A MobiE, que é (infelizmente) a interface com os utilizadores tem zero responsabilização. Porque os outros intervenientes não podem ter na mesma?
Ficam os utilizadores apeados porque algum estagiário não sabe o que é um ambiente de testes? Não acontece nada nem tens onde reclamar.
Postos rápidos pagos pelo Estado instalados e desligados? Não acontece nada.
Postos normais instalados e desligados durante meses ou anos? Não acontece nada, desculpa-se com a distribuição ou com não ter operador para os postos, etc, mas foi esbanjado o dinheiro público para nada.

Este esbanjar de recursos, no privado, dava para muitas cabeças a rolar. Como é público, é o deixa andar :(
Infelizmente parece que é a sina deste pais, mas não tem de ser obrigatoriamente assim, nem nos podemos acomodar e encolher os ombros.

Já o disse noutras ocasiões que é urgente dar visibilidade a esta vergonha nacional, quem puder de alguma forma levar estes temas a algum partido da oposição ou comunicação social, seria o ideal.

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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por brunoa » 26 fev 2019, 15:45

Rimsilva,

Esse é um dos problemas que tenho encontrado desde que comprei o meu EV.

Quem tutela a Mobi.e? Quem regula a Mobi.e?

Na minha área tenho o Banco de Portugal, mas a Mobi.e parece ser uma entidade máxima sem regulação.

Assim não é fácil focar a nossa energia e atenção.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por Nonnus » 26 fev 2019, 18:03

brunoa Escreveu:
26 fev 2019, 15:45

Na minha área tenho o Banco de Portugal, mas a Mobi.e parece ser uma entidade máxima sem regulação.
:lol:

[offtopic]

Que mau exemplo que foste buscar, esses regulam mesmo o quê? olha o BES, BPN, BANIF, BPP etc.

[/offtopic]
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

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Re: Recuperação da rede mobi.e

Mensagem por rimsilva » 26 fev 2019, 20:27

Este é um problema transversal a toda a sociedade, não é exclusivo da ME.

Pena é que algo tão recente já esteja da "minado" como está.

Não posso concordar com a ideia de que a mobi.e é uma entidade máxima sem tutela, a entidade máxima no extremo é o ministério do Ambiente que tutela a ME.

A legislação define claramente as responsabilidades da mobi.e e está claro que tem feito um mau trabalho, no entanto, considero que pior ainda tem sido a atitude do ministro, que quando confrontado com reclamações pelo mau trabalho da mobi.e, manda os utilizadores de VE's carregar em casa.

Ninguém tem dúvidas que é importante carregar em casa, mas também é importante ter uma rede funcional, este tipo de reacções só demonstram falta de profissionalismo.

A atitude correcta seria abrir um inquérito e publicar as conclusões e medidas correctivas.

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