-
Erbium
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1465
- Registado: 06 ago 2016, 17:16
- Localização: Margem sul
Mensagem
por Erbium » 08 mar 2019, 10:39
mjr Escreveu: ↑07 mar 2019, 22:30
Infelizmente ao ligar a ficha CCS a carga não era iniciada, ficava sempre a luz azul na porta de carga. Estive mais de meia hora ao telefone com a assistência em viagem e não conseguiram resolver nem perceber porque é que não funcionava.
Tenho ideia de ter lido um relato semelhante e o mudar de posto resolveu o problema, não tentaste?
Boa sorte com a máquina.
-
rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem
por rimsilva » 08 mar 2019, 11:16
Nonnus Escreveu: ↑08 mar 2019, 10:35
mjr Escreveu: ↑07 mar 2019, 22:30
A nível de carga tem um carregador interno semelhante ao do i3, carrega a 32A mono ou 16A trifásico.
Antes demais parabéns pela aquisição
Eu uma vez abordei este assunto com o BrunoAlves de como é que o carro consegue carregar em mono e trifásico e na altura ainda não havia Teslas com CCS. Na altura não conseguimos chegar a nenhuma conclusão em concreto de como o carro faz.
A minha pergunta é se o carro em trifásico consegue carregar 3x 16A e na mesma ficha também consegue carregar monofásico 32A? Na mesma ficha também consegue carregar AC e DC?
O carro alterna sozinho o tipo de carregamento, detectando ele mesmo o tipo de carga (AC/DC, mono/tri) que estas a usar?
Não sei se me estou a fazer entender! Se ele suporta todos os tipos de carregamento, e se é o carro que detecta sozinho o tipo de corrente que se esta a ligar ao carro?
Vais trazer o carro a AG da UVE?
Sendo igual ao i3, a tomada CCS funciona como mennekes (parte superior) e DC (a tomada toda).
A questão do trifásico e monofásico só se aplica a AC, o CCS é DC, sendo que neste caso (AC) o i3 carrega a 32A monfásico (7,4 kW) e 16A trifásico (11 kW) dependendo da capacidade do posto.
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 08 mar 2019, 15:04
Erbium Escreveu: ↑08 mar 2019, 10:39
mjr Escreveu: ↑07 mar 2019, 22:30
Infelizmente ao ligar a ficha CCS a carga não era iniciada, ficava sempre a luz azul na porta de carga. Estive mais de meia hora ao telefone com a assistência em viagem e não conseguiram resolver nem perceber porque é que não funcionava.
Tenho ideia de ter lido um relato semelhante e o mudar de posto resolveu o problema, não tentaste?
Boa sorte com a máquina.
Sim, tentei os 4 postos que tinham CCS no SuC mas o resultado foi sempre o mesmo. Basicamente o SuC não iniciou o processo, acontece o mesmo quando ligo a um posto CCS antes carregar no botão do posto para iniciar a carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 08 mar 2019, 15:18
Nonnus Escreveu: ↑08 mar 2019, 10:35
mjr Escreveu: ↑07 mar 2019, 22:30
A nível de carga tem um carregador interno semelhante ao do i3, carrega a 32A mono ou 16A trifásico.
Vais trazer o carro a AG da UVE?
O rimsilva já respondeu à questão do trifásico vs monofásico. Acrescento que quando não ligo nenhum cabo ao carro ele indica como corrente máxima de carga 48A, pelo que é possível que carregue a mais de 32A em monofásico.
Sobre levar o carro à AG da UVE, sim vou com o TM3 para Lisboa, mas como vou com a família no dia anterior provavelmente durante a AG a minha mulher andará com o carro... Seja como for, haverá vários TM3 na AG.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 08 mar 2019, 21:22
O carro tem um defeito: a 16A monofásico demora que se farta a carregar! A noite toda a carregar e nem 40% carregou.
Fora de brincadeiras cheguei hoje a casa com 61% de SOC e uma autonomia projetada de 380km (310km de autonomia EPA). Impressionante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Mensagem
por Nonnus » 09 mar 2019, 11:34
mjr Escreveu: ↑08 mar 2019, 21:22
O carro tem um defeito: a 16A monofásico demora que se farta a carregar! A noite toda a carregar e nem 40% carregou.
Fora de brincadeiras cheguei hoje a casa com 61% de SOC e uma autonomia projetada de 380km (310km de autonomia EPA). Impressionante.
mjr tens de ter cuidado com o que escreves!

Para os VE´s haters que não percebem nada do assunto vão aproveitar o teu comentário e torna-lo em algo muito depreciativo, pois eles não percebem que 40% nesse carro é o equivalente a ~100% num Leaf de 30.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
FiwiPITO
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Mensagem
por FiwiPITO » 09 mar 2019, 11:42

Isso é brincar com quem tem um Leaf de 24kw
Sem duvida outro nível

.

Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 13 mar 2019, 18:11
Autonomia com a bateria a 100%:
Consumo na mesma viagem que fazia com o Leaf e a conduzir à Leaf:
Com o Leaf conseguia um consumo ligeiramente abaixo de 12kW.h/100km (O record foi de 9,9kW.h/100km no Verão).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
nbairro
- Mensagens: 132
- Registado: 09 set 2016, 09:14
- Data de fabrico: 01 mar 2012
Mensagem
por nbairro » 13 mar 2019, 18:57
mjr Escreveu: ↑13 mar 2019, 18:11
Autonomia com a bateria a 100%:
Consumo na mesma viagem que fazia com o Leaf e a conduzir à Leaf:
Com o Leaf conseguia um consumo ligeiramente abaixo de 12kW.h/100km (O record foi de 9,9kW.h/100km no Verão).
acho que está no acordo de compra dos Teslas, tem lá a alinha 23a que diz "You may not drive this car has a leaf...please!"
Tesla consegue ser eficiente a baixas velocidades e altas velocidades...é o benchmark para as outras marcas.
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 13 mar 2019, 19:45
Na verdade este trajeto pela N14 Porto-Trofa não permite grandes aventuras. Nos primeiros dias em que a qualquer oportunidade carregava a fundo no acelerador fiz 15kW.h/100km no mesmo trajeto. O carro parece ser bastante eficiente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt