DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 28 fev 2019, 12:14

migle Escreveu:
28 fev 2019, 11:23
E iupi!!!
O carro está pronto. Telefonaram-me aí pelas 9h30...
No dia previsto, mas na realidade o carro estava pronto ontem ao final do dia, o funcionário da recepção é que teve de sair mais cedo ou lá o que foi e não me telefonaram... :(

Significa que o actuador, o mais próximo que estava em Espanha, foi pedido na segunda-feira e chegou na quarta-feira. Que boa logística da Hyundai Motor Europe!...
Vários +1s...:
  • A peça chegou muito rapidamente... (haveria uma esquecida nalgum canto?)
Não fiques assim tão admirado, posso-te dizer que a peça existindo num armazém em Espanha podia ter chegado a Portugal no dia a seguir a ter sido pedida pelo método urgente. É pedido até ás 16 horas de um dia e no dia seguinte ás 9h esta a ser entregue no local.

As oficinas evitam ao máximo os pedidos urgentes porque são penalizadas pelas marcas e a margem de lucro cai cerca de 10/15% dependendo do valor da peça.

O tempo de entrega de peças mais ou menos funciona assim:

Espanha: 1 a 2 dias

França: 2 a 3 dias

Itália: 3 a 4 dias

Alemanha: 4 a 5 dias

Inglaterra: 4 a 5 dias

De outros continentes 2 a 3 semanas
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 fev 2019, 17:59

Tudo isso faz muito sentido... mas às vezes as coisas não funcionam.
Eu estava com algum receio....

Mas pronto!
Bolas, sentar-me num carro de 37500€, depois de ter andado com um de 15...
Sinto-me como o dono de um Tesla.

O Skoda Fabia tem plásticos à VW, mas os bancos são tão desconfortáveis...
Eu sempre andei com carros baratos e não me lembro de serem assim, nenhuns deles.

E tem um defeito de desenho incrível... Tem um descanso para os braços entre os passageiros da frente, mas que dificulta bastante o acesso à alavanca das mudanças e mesmo impede o acesso ao travão de mão. É preciso levantar o descanso para o braço.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por pemifer » 28 fev 2019, 19:16

Compreendo que fiques frustrado de visitas inesperadas à oficina mas foste muito injusto em relação aos elétricos.
Queixas-te que quando ligas uma ficha não sabes a qualidade do material.
E quando pões combustível?
Sabes se os tanques da bomba de combustível onde estás a meter estão limpos? Se têm água?
Se o combustível que estás a por tem os aditivos certos?
O ultimo carro que tive tinha um tanque de 60 litros, uma vez meti 72 litros de gasóleo.
Apesar de ter reclamado recebi como resposta que a bomba tinha sido vistoriada à pouco tempo.
Uma vez puseram o oleo de motor errado no carro e fui para o Algarve assim... pensei que ia ficar sem carro... aquecia brutalmente... na viagem de volta já tinha o oleo abaixo do mínimo, tive que meter oleo numa AS... felizmente depois de por o oleo correto o carro voltou ao normal.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 fev 2019, 22:49

pemifer Escreveu:
28 fev 2019, 19:16
mas foste muito injusto em relação aos elétricos.
pemifer, a minha mudança para eléctrico não tem volta. Não é uma paixão passageira, é amor verdadeiro.
Só não mudámos o Prius+ para eléctrico porque está muito difícil de arranjar um 7 lugares. O próprio Prius+ subiu muito de preço.

O que eu disse teve a ver com ver agora uma dificuldade que ainda não tinha visto. Um desafio...
E começo a ter algum receio em ligar o carro por aí em qualquer posto...

A gasolina... É para queimar. Mais ou menos volátil, relação com o ar... Não me parece que ponha a mesma dificuldade, ou talvez eu não perceba nada do assunto. Dá-me ideia de que pode afectar mais as emissões do que o carro.

Água, impurezas, etc, todos os dias milhares de pessoas abastecem e não lhes acontece nada.
Connosco não é bem assim, infelizmente, somos poucos e os problemas são muitos.

Essa história do óleo não devia ser possível acontecer...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Erbium » 01 mar 2019, 10:38

Num elétrico se houver problemas no posto notas imediatamente com combustível podes andar anos sem dar conta, depois a conta chega em injectores, maf's, egr's, fap's, etc...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 01 mar 2019, 20:53

Talvez...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Apr » 01 mar 2019, 22:39

Epa que azar que tiveste! Li bem que já é a segunda vez que te trocam esse atuador? conseguiste perceber o que é e onde está?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por pemifer » 01 mar 2019, 23:24

migle Escreveu:
28 fev 2019, 22:49
A gasolina... É para queimar. Mais ou menos volátil, relação com o ar... Não me parece que ponha a mesma dificuldade, ou talvez eu não perceba nada do assunto. Dá-me ideia de que pode afectar mais as emissões do que o carro.

Água, impurezas, etc, todos os dias milhares de pessoas abastecem e não lhes acontece nada.
Connosco não é bem assim, infelizmente, somos poucos e os problemas são muitos.

Essa história do óleo não devia ser possível acontecer...
Desculpa insistir mas não é bem assim, a gasolina e o gasóleo não é só queimar... à 30 anos atrás, sim, agora não...
E gasolinas e gasóleos impróprios há muito...
Por exemplo, água no combustível causa a paragem do veiculo, eventualmente a substituição de injetores e bombas injetoras.
Impurezas a mesma coisa, embora, normalmente haja filtro.

https://portaldaqueixa.com/comercio-loj ... o-com-agua

Lembro-me, quando era criança, era usual haver cheias no Tejo.
O meu pai trabalhava numa empresa que tinha um depósito de gasóleo no qual entrou água.
O meu pai andou alguns anos a queimar o gasóleo com água num Mercedes de 1960. De vez em quando lá ficávamos parados... a água, para alem de parar o motor, desferrava o circuito do gasóleo... e o meu pai passava uns bons minutos a ferrar o circuito manualmente... por vezes o carro simplesmente falhava mas voltava a trabalhar... vantagens das bombas injetoras mecanicas...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 02 mar 2019, 21:27

Apr Escreveu:
01 mar 2019, 22:39
Epa que azar que tiveste! Li bem que já é a segunda vez que te trocam esse atuador? conseguiste perceber o que é e onde está?
Da primeira vez, o actuador estava bom. Foi um recall internacional, todos os carros vendidos na Europa de 2016/17 tiveram-no trocado.

Este actuador é uma peça que está relacionada com o trinco electromecânico da ficha Mennekes.
Efectivamente, eu ouvia trancar a ficha do lado do posto mas não do lado do carro.

Por causa do recall, é uma peça cuja montagem não veio de fábrica. Uma falha aí não é impossível.

Mas sinceramente não estou a achar que seja qualquer coisa de mais. Estou mais chateado por a Toyota manifestar incapacidade de dar uma solução definitiva ao barulho de travões do Prius+ (apesar de ser benigno).
pemifer Escreveu:
01 mar 2019, 23:24
E gasolinas e gasóleos impróprios há muito...
Achas? Não sei. Pelo menos está muito testada, montes de pessoas a abastecer.

Num caso ou noutro, uma andorinha não faz a primavera. Não vamos generalizar por conhecermos um caso. E na realidade, este meu segundo episódio se calhar não teve nada a ver com o PCR da Prio... Pode ter sido problema na montagem do actuador.

O primeiro teve, mas os carregadores em Badajoz foram montados ad-hoc para o EIVE e depois retirados.

Rectificando: são duas estadias não planeadas na oficina. Da vez da bateria de 12V acabei por comprar um booster e só me desloquei à oficina para a revisão normal, algum tempo depois.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por LuisG » 15 mar 2019, 23:19

Adoro o ioniq e cá por casa era a escolha, contudo esta imprevisivilidade de possíveis avarias ou recall de modelo novo (normal de acontecer) foi um dos motivos que pesou contra. Estava tão escaldado com o CI sempre a caminho da oficina, não queria sequela desse filme. O facto do Leaf andar por aí desde 2011, trazia alguma paz de espírito. Torna-se ainda mais premente quando é “o” carro da casa.
Tens um carro fantástico e felizmente a Hyundai até tem respondido positivamente, isso é muito bom!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Hyundai”