EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 17 mar 2019, 10:50

Quanto à questão do EVSE saber, ou fingir que sabe o SoC do carro. Temos sempre chegado à conclusão que dá para fazer várias manhas, envolvendo OBD, telemóvel, etc, etc, para comunicar o SoC, que funcionariam, sim, mas resultavam numa solução complicada, que parece um hack, é difícil de instalar e pode falhar por vários lados, e implica não sei quantas baterias.

Fica como comentário, que a única solução limpa seria se o EVSE comunicasse com o carro. Isto significa na control pilot, em vez de estar o sinal PWM, ou não me lembro bem, multiplexado com este na frequência, haver comunicação digital. Em termos de complexidade, é um salto brutal. Claramente, implicaria haver um chip que o fizesse a substituir o controlador OpenEVSE.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 19 mar 2019, 21:08

tenho usado esta ultima forma e estou contente, ha dias onde coloco a % inicial assim que saio do carro e no dia a seguir a carga termina a hora certa com a % que se pediu. noutros dias nao ponho nada por esquecimento e o carro carrega a % por omissao, se for um valor razoavel ate se pode dar o caso de nem chegar aos 100% de manhã.

vou tentar libertar o firmware para update OTA brevemente.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por frankesousa » 19 mar 2019, 21:40

Apr, o meu sistema de domótica sabe o soc do carro através do carwings e tem estado a funcionar bastante estável.
Ir buscar esses dados ao servidor e alimentar o evse com isso parece possível?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 19 mar 2019, 22:11

o meu algoritmo é mais preciso que as barras do carwings, logo será uma complexidade desnecessaria.

Para alem disso o carwings é especifico de determinados modelos da Nissan e nao se sabe se um dia deixa de ser possivel o acesso de "terceiros".

nao tem lugar no EVSE mas pode ser usado com um add-on de algo maior que o EVSE, haja imaginação

Docas09
Mensagens: 2
Registado: 17 abr 2019, 22:10
Data de fabrico: 04 abr 2017
Capacidade bateria: 33kw

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Docas09 » 27 abr 2019, 01:32

Boas Apr,

Parabéns pelo excelente trabalho.

Eu gistava de saber os preços desta maravilhosa obra de arte.

Com os meus melhores cumprimentos

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 27 abr 2019, 10:32

Olá Docas09, obrigado!

Vou-te mandar uma PM com alguns detalhes do EVSE.


Entretanto já tenho condiçoes em casa para desenvolver a partilha de carga entre VE's. No outro dia fiz um primeiro teste e o que ja está implementado funciona e usa praticamente toda a potencia disponivel. O algoritmo implementado é de prioridade ao primeiro que se liga, a qualquer potencia que ele deseje. O segundo leva com o resto. Este sistema tem apenas um medidor de energia e 2 EVSE, todos interligados na mesma rede wifi.

Imagem

Como curiosidade quando se pede 17A ao Leaf mk2 ele puxa 16.1A No Model3 pede-se 8A e ele puxa 8.0A.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: EVSE inteligente

Mensagem por migle » 27 abr 2019, 20:51

Fixe!
Veremos o que o futuro me reserva, se consigo ter hipótese de passar a 2 VEs... ainda gastamos 150€/mês em gasolina...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 13 set 2019, 11:35

Ainda não é desta que tenho o cenário de partilha de carga pronto. Tenho estado muito focado na componente de HW. Os EVSE novos estão consolidados numa PCB única, que reduz muito o tempo de assemblagem:

Imagem

Assim o EVSE consiste apenas no contactor e na PCB do EVSE (onde o medidor de energia encaixa diretamente nesta PCB), ambos assentes em calha din. Os EVSE mais antigos tem um numero grande de componentes separados, interligados por fios/conetores, são mais modulares e mais fáceis de reparar em caso de alguma falha, mas são dificeis de montar e tem mais pontos de falha.


Em relação às funcionalidades, como agora há um TM3 em casa não fui capaz de ficar indiferente às metricas de consumo e também adotei algumas para este:
Imagem

colocando o consumo EPA do tm3 nas configurações (150wh/km) a velocidade de carregamento coincide com a que o tm3 reporta



Também procurei dar uso ao botão da caixa, aqui serve para destrancar a ficha do tm3 sem ter que ir à app.



https://youtu.be/0s-VG-tqJmw




Estas e mais funcionalidades vão estar disponiveis este fim de semana em update OTA que vai ser despoletado autmaticamente em alguns EVSE, noutros tem que ser feito manualmente e nos que não der entrem em contacto comigo. Isto do OTA tem muito que se lhe diga!! Espero ter tambem essa parte mais bem controlada daqui para a frente.

Godinho
Mensagens: 8
Registado: 02 set 2019, 12:09
Data de fabrico: 01 fev 2017
Capacidade bateria: 30Kw

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Godinho » 01 out 2019, 14:40

Boa tarde,

Ainda não tenho posts suficientes para enviar PM's...
Para um LEAF qual é o custo total?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 07 dez 2019, 12:35

Trago algumas novidades no desenvolvimento do EVSE inteligente, desde há uns tempos para cá parece que se multiplicam projeto baseados em ESP32, um chip que tenho acompanhado desde que foi anunciado. Desde que o ESP32 foi lançado fiz 3 tentativas de integrar o chip no EVSE,com boards diferente, sem sucesso. O problema era sempre o mesmo, aquecimento excessivo apenas com codigo de demonstração e sem nenhum periférico ligado.

Até que li algures no reddit para deixar de brincar com cópias fake, e para experimentar sempre o devkit oficial. Algo estava errado, a minha experiencia não batia certo com a quantidade de projetos que tem aparecido e lá resolvi mandar vir uns kits oficiais para experimentar.


Imagem

Portei o codigo todo para o ESP32 e aparentemente funciona muito bem. já é possivel enviar comunicações cifradas em HTTPS, falta o MQTTS que só consegui testar usando a framework oficial, ESP-IDF.

Entretanto na semana passada lembei-me que tinha umas placas ESP-CAM na gaveta e o pinout bate certo com o EVSE, consegui saltar logo uma serie de passos e já tenho EVSEs a funcionar com ESP32 apesar de estas boards fake sofrerem de alcance muito reduzido, mesmo com antena externa.

Imagem

A ideia é desenvolver um upgrade compativel com os EVSE iteligentes antigos, e que traga comunicações cifradas para a internet, que aumente a estabildiade geral do sistema, já que todos os periféricos são implementados por HW no ESP32 ( UART, RMT e encriptação).
Adicionalmente descobri que o cicuito PP é inutil ligado ao OpenEVSE, desviei-o para o ESP32 (fio amarelo na foto de cima) e já o consigo usar como deve de ser. Acho que vai ser inevitável um dia tirar o OpenEVSE do caminho e ficar o EVSE nativo no ESP32, baixando consideravelmente o numero de componentes usados.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”