Estou a iniciar o primeiro teste da tomada ao meu Model 3 LR.
Como sabem o processo consiste em descarregar a bateria completamente, até abrir o contactor, e depois carregar até 100%, medindo a energia que entra no pack com um medidor de energia externo. Eu tenho dois medidores em série, o do quadro elétrico e o do EVSE usado para o processo (EcoWatt 32A).
A descarga da bateria foi um pouco mais difícil que o antecipado. Quando o carro indicava 0% de SOC continuava a andar, com uma limitação de potência significativa mas ainda assim gerando uma aceleração equivalente ao Leaf 40. Decidi não arriscar muito e coloquei o carro na garagem com o aquecimento no máximo. Esteve nisso mais de meia hora e teimava em não abrir o contactor. Quando finalmente abriu o contactor, o gráfico de energia em viagem indicava um SOC de quase -5%!!
Para aproveitar a energia solar ao máximo e ter alguma folga para a potência contratada (20A, na verdade consigo tirar 23A da rede) decidi carregar a 16A, o que vai durar perto de 24 horas...
Só mais uma pequena curiosidade. No caso do Leaf, depois de abrir o contactor ele só volta a fechar depois de carregar um bocado. No caso do TM3 após 1 minuto de contactor aberto e a indicação para carregar a bateria imediatamente ele voltou a fechar o contactor e permitiu andar com o carro (alguns centímetros na garagem só para testar). 2 minutos nisto com a climatização ligada e voltou a abrir o contactor. Não voltei a insistir e deixei ele repousar uns 30m até iniciar a carga, que está agora a decorrer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt