Mais um a querer libertar-se dos ICE

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
jferreira013
Mensagens: 4
Registado: 20 fev 2019, 16:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por jferreira013 » 14 mai 2019, 21:01

Olá a todos,

Já me decidi a comprar um VE mas não está fácil.

Moro em Lisboa, num prédio em que a eletricidade da garagem está ligada ao quadro do condomínio e embora já tenha havido vários avanços e recuos, incluindo a administração do condomínio se propor a fazer a ligação dos apartamentos ao piso das garagens, não tenho abertura deles para efetuar uma ligação de lá ao meu lugar de garagem. Eles até chamaram um empreiteiro para preparar as zonas comuns com ligações dos vários apartamentos à garagem mas assustaram-se com os valores que ele lhes avançou. Entretanto, como viram que seria possível efetuar ligação do meu apartamento à garagem, dizem-me que tenho de ir por aí e não me dão hipótese de fazer a ligação ao quadro do prédio.

Agora, antes de poder efetuar um negócio tenho de recolher orçamentos para essa ligação, até porque o apartamento é alugado e tenho de fazer contas ao custo da instalação face às poupanças em combustível no período que aqui penso ficar.

Entretanto, já me deram o contacto de 2 eletricistas (Obrigado pemifer :) ) mas continua a não estar fácil, um deles não atende desde 6f passada e o outro já me devia ter ligado para agendar a visita mas está a esquecer-se.

Se tiverem sugestões de eletricistas na zona de Lisboa que façam este tipo de trabalhos, aceito de bom gosto. Como o carro deve demorar uns meses depois de encomendado, não tenho urgência na instalação mas preciso de saber custos reais antes de tomar a decisão.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por bpedrosa » 15 mai 2019, 08:42

Bem vindo, e boa sorte com a situação do condomínio.
Não é fácil encontrar um em que haja consenso...

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por Spin » 15 mai 2019, 08:50

Bem-vindo e parabéns pela opção da ME.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por brunoa » 15 mai 2019, 12:17

Jferreira013,

Apenas para deixar link com alguma literatura sobre o tema:

https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

jferreira013
Mensagens: 4
Registado: 20 fev 2019, 16:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por jferreira013 » 15 mai 2019, 19:44

Bruno,
Comecei esta aventura ajustando a minuta que está nessa página e enviei para o condomínio a pedir para me ligar ao quadro deles.
Logo no início analisei a legislação para ver o que eles eram ou não obrigados a fazer e constatei que não os posso obrigar a equipar o prédio ou a deixarem-me ligar ao quadro do condomínio, tudo dependia da boa vontade dos condóminos.
Infelizmente, depois de 3 meses de avanços e recuos, por eles terem tido conhecimento de que tecnicamente era viável a ligação ao quadro do apartamento, nem sequer me querem permitir ligar ao quadro do prédio.

Agora já estou na fase de me borrifar para eles e, por os custos serem um factor importante, querer fazer uma ligação segura mas sem grandes preocupações estéticas.

Em principio já consegui 2 eletricistas para me darem orçamento e validarem a viabilidade da ligação mas se conhecerem algum de confiança cá de Lisboa que não queira inflacionar o valor por se tratar de uma ligação para VE, aceito sugestões ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por migle » 15 mai 2019, 20:06

jferreira013 Escreveu:
15 mai 2019, 19:44
...e constatei que não os posso obrigar a equipar o prédio ou a deixarem-me ligar ao quadro do condomínio, tudo dependia da boa vontade dos condóminos.
Olha, não sou advogado, nem nada que se pareça, mas não é assim que eu leio a lei. Parece-me que o condomínio só pode recusar fundamentando a sua decisão numa daquelas razões dadas na lei. Caso contrário, a decisão é ilegal e pode ser impugnada.

Mas se calhar não vale a pena incomodares-te mais. Ficas melhor com uma ligação à tua casa. Se não, é um incómodo todos os meses, ver o contador, pagar, etc.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jferreira013
Mensagens: 4
Registado: 20 fev 2019, 16:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por jferreira013 » 15 mai 2019, 22:34

Migle,
A lei no artigo 29 diz que "é admitida a instalação, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos ou de tomadas elétricas" e que "a administração do condomínio e, quando aplicável, o proprietário só podem opor-se à instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica" nos caso previstos no n.º3.

Não há nada que diga que esse posto ou tomada tenha de ser ligado ao quadro do condomínio, daí depender da vontade deles...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por pemifer » 15 mai 2019, 23:05

Parabéns pela decisão.
Eu sei que custa o investimento inicial mas depois é sempre a poupar!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por Orlando » 17 mai 2019, 19:03

Bem vindo,

fazendo as coisas a bem é sempre melhor.
Boa sorte.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Mais um a querer libertar-se dos ICE

Mensagem por jasmim » 18 mai 2019, 22:49

Bem-vindo. Qual o carro do seu coração? :)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Apresentações”