Apresentação - Help!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 17 mai 2019, 15:37

bpedrosa Escreveu:
17 mai 2019, 14:37
Nem Semi-novo, nem novo, nem usado.
Antes de decidir pelo Leaf, tentei encomendar um Kauai, mas depressa desisti...
Mesmo se fosse importado, o problema persistia?

Há pouco lá falei com o vendedor por causa do test-drive e ele disse-me que nesta altura o tempo de espera está em cerca de 4 meses, salvo erro. Também me falou na opção Ioniq e eu transmiti-lhe as minhas reservas, sobretudo no que concerne à autonomia e ao facto de esta, já não muito elevada neste modelo, ainda decrescer mais quando o percurso é efetuado em autoestrada.

Para já não fecho a porta a nenhuma opção, embora se tenham tratado de dois test-drives curtos (porque efetuados durante o evento do fim de semana passado em Torres Vedras), gostei por exemplo da condução tanto do I3 como do Leaf.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 17 mai 2019, 15:42

BrunoAlves Escreveu:
17 mai 2019, 14:39
A questão importante é: precisas da autonomia do Kauai?
Para mim essa é a questão fundamental desde que "peguei" neste mundo dos eléctricos... Precisas de 400km num dia quantos dias por ano? Ou é a ida ao Algarve 1x por ano que delimita a utilização de um eléctrico?
Se calhar não preciso e estou a ser demasiado conservador. Basicamente durante a semana a necessidade resume-se a cerca de 10 kms diários (a não ser que, para aproveitar o facto de não se pagar parquímetro em Lisboa, começasse a vir de carro por vezes). Só ao fim de semana é que por vezes poderei ter necessidade de fazer mais kms. No sábado passado por exemplo, entre ir de Loures para o evento da UVE e depois daqui para a praia das maçãs, e de seguida a regressar a Loures ao fim da noite, acabei o dia a fazer cerca de 180 kms. O que, fazendo a tal condução de autoestrada a 120/130 já iria fazer com que a carga provavelmente não me chegasse.

A ida ao algarve (ou seja lá onde for) uma ou duas vezes por ano não deve realmente ser tema para esta conversa, percebo isso, essas idas depois começam a ser planeadas de outra forma já a contar com a paragem a meio do caminho. Embora aí haja a tal questão do sobreaquecimento de algumas baterias, nomeadamente do Leaf, que podem fazer esta alternativa passar para segundo plano...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2019, 15:49

180km no ioniq são "peaners" :mrgreen:
Claro, podias ter de levantar um pouco o pé, mas isso ia custar-te quê, 10 minutos? Já para não dizer que no ENVE terias carregado ;) Da mesma forma, a ida para percursos fora do range teórico do carro é precedida de pequeno planeamento. E faz-se :)

Catano se eu for a Lisboa em breve não metemos o ioniq na garagem do demo :mrgreen: :lol:

Não quero com isto dizer que devas apostar num carro já, esperar ou não esperar. É contigo. Mas para 10km/dia, raismaparta se percebo a necessidade de um Kauai :mrgreen:
Claro, se pensares em ir a Zagrebe poderás ter alguma dificuldade :whistle:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 17 mai 2019, 15:56

BrunoAlves Escreveu:
17 mai 2019, 15:49
180km no ioniq são "peaners" :mrgreen:
Claro, podias ter de levantar um pouco o pé, mas isso ia custar-te quê, 10 minutos? Já para não dizer que no ENVE terias carregado ;) Da mesma forma, a ida para percursos fora do range teórico do carro é precedida de pequeno planeamento. E faz-se :)

Catano se eu for a Lisboa em breve não metemos o ioniq na garagem do demo :mrgreen: :lol:

Não quero com isto dizer que devas apostar num carro já, esperar ou não esperar. É contigo. Mas para 10km/dia, raismaparta se percebo a necessidade de um Kauai :mrgreen:
Claro, se pensares em ir a Zagrebe poderás ter alguma dificuldade :whistle:
Caneco, vou mandar mensagem ao vendedor e dizer que além do Kauai, que ainda por cima não tem disponível neste momento para o test-drive, também pretendo experimentar o Ioniq.

Sempre vou aproveitando para tirar algumas dúvidas. Optaste pelo Ioniq em detrimento de outras opções porquê? O Leaf também estava em cima da mesa? E o I3?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2019, 16:39

O ioniq estava escolhido desde que foi lançado: autonomia suficiente, tecnologia a bordo, mais eficiente a andar e a carregar. Era uma questão de tempo até lá chegar ;)
Já tive algumas discussões com vendedores VW acerca da tecnologia a bordo. Segundo eles o e-Golf tem mais tecnologia, tira finos e tal, é melhor que o ioniq. Aceito, eventualmente têm um melhor computador sobre rodas (ou não, não conheço nenhum). O ioniq tem eficiência bestial, carrega sempre no prego (o e-Golf não passava dos 40kW), tem LKAS que ajuda bestialmente, tem AC driver only para climatização eficiente das 95% das vezes que andas sozinho, etc. Para mim é uma não questão.

Antes do ioniq tive um Leaf de 24kWh. Fiz 26kkm nele num ano, corri o país de lés a lés, aprendi muito bem a viver com as limitações de autonomia, numa altura que a rede de carregamento era ainda mais limitada que actualmente. Daí que me faça alguma confusão (e aproveito para pedir desculpa se às vezes pareço um pouco "bruto" no texto) tanta preocupação com autonomia e a necessidade de não andar abaixo de 130 num país cujo limite é 120 ;)

Quando comprei não havia Leaf2. Para o valor do ioniq, ainda agora seria difícil comprar um e assim já "papei" 50kkm nele ;)
Entre o ioniq e as alternativas que existiam na altura, não havia grande segredo: o i3 não vale o que custa (ups) e só tem 4 lugares (viajo muitas vezes com o carro cheio), o Leaf 30kWh não se compara com o ioniq na minha opinião. Faz falta a app do Leaf que o ioniq não tem? Faz, muita falta. Se é impeditivo de ter o melhor VE da gama de preços? Na minha opinião não, em tudo o resto o ioniq é muitas vezes superior.

Claro, eu não considero nunca comprar carros novos, eléctricos ou não. Acho um investimento idiota comprar um bem que, por levar chapa de matrícula, perde 10% do valor. Ainda bem que há quem compre, assim posso eu comprar carros praticamente novos (6kkm) por valores mais agradáveis :mrgreen:
Novo, o ioniq é um assalto. Já era quando comprei o meu, agora muito pior. Mas comprei lá fora, com todo o apoio e informação do Jasmim durante o processo e, desde que o carro cá está, sou tratado muitíssimo bem no concessionário de Coimbra, epa perfeito ;)

Se fosse hoje, que carro comprava? Dependia do preço, entre o Leaf2 e o ioniq. Se esperava até sei-lá-quando pelas promessas de 2020? Nem pensar nisso ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por pemifer » 17 mai 2019, 16:48

Ainda recentemente fiz uma viagem Lisboa - Porto num Leaf de 40 em 4 horas (desde que arranquei em Lisboa até que parei no Porto, incluindo carregamento de 30 minutos em Pombal). Para o Algarve vou fazer em Julho, deduzo que demorarei mais ou menos o mesmo tempo.
Em relação a temperaturas da bateria nunca liguei.
Até consegui por o Leaf 24 a limitar potência do motor e potência de carregamento por excesso de calor.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por pemifer » 17 mai 2019, 17:00

Cá está o relato: viewtopic.php?f=56&t=5332&start=220#p111441
Levei a temperatura ao máximo!

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 17 mai 2019, 17:27

BrunoAlves Escreveu:
17 mai 2019, 16:39
O ioniq estava escolhido desde que foi lançado: autonomia suficiente, tecnologia a bordo, mais eficiente a andar e a carregar. Era uma questão de tempo até lá chegar ;)
Já tive algumas discussões com vendedores VW acerca da tecnologia a bordo. Segundo eles o e-Golf tem mais tecnologia, tira finos e tal, é melhor que o ioniq. Aceito, eventualmente têm um melhor computador sobre rodas (ou não, não conheço nenhum). O ioniq tem eficiência bestial, carrega sempre no prego (o e-Golf não passava dos 40kW), tem LKAS que ajuda bestialmente, tem AC driver only para climatização eficiente das 95% das vezes que andas sozinho, etc. Para mim é uma não questão.
Carregas em casa? Diretamente numa tomada ou tens algum adaptador ou wallbox ou assim? Basicamente garantes que nunca deixas chegar abaixo de 20% de modo a que andes sempre naquela percentagem que dizem ser a melhor para a longevidade das baterias (entre 20 e 80)?
BrunoAlves Escreveu:
17 mai 2019, 16:39
Antes do ioniq tive um Leaf de 24kWh. Fiz 26kkm nele num ano, corri o país de lés a lés, aprendi muito bem a viver com as limitações de autonomia, numa altura que a rede de carregamento era ainda mais limitada que actualmente. Daí que me faça alguma confusão (e aproveito para pedir desculpa se às vezes pareço um pouco "bruto" no texto) tanta preocupação com autonomia e a necessidade de não andar abaixo de 130 num país cujo limite é 120 ;)
Epa o limite de 120 é nitidamente subdimensionado para a qualidade das autoestradas e não é por se andar a 130 ou 140 que se está a incorrer num risco superior ou de apanhar multas mas isso levar-nos-ia a outras discussões.

Em viagens maiores costumo colocar a velocidade do cruise control ali nos 140/145, embora já saiba que isto não é velocidade real, por isso até deve ser mais 130 do que 140. Já disse aqui antes que o mais certo é que com a mudança do carro eu altere este paradigma e dê por mim depois a andar a 120 ou 110, sei lá eu bem...e aí logo me aperceberei do ridículo destas minhas preocupações atuais. Só fico nervoso é de pensar que posso ter de estar em determinado local a uma determinada hora e ver que corro o risco de não chegar lá a tempo se optar por conduzir a estas velocidades.

Já sei, já sei, é questão de sair mais cedo de casa... :lol:
BrunoAlves Escreveu:
17 mai 2019, 16:39
Quando comprei não havia Leaf2. Para o valor do ioniq, ainda agora seria difícil comprar um e assim já "papei" 50kkm nele ;)
Entre o ioniq e as alternativas que existiam na altura, não havia grande segredo: o i3 não vale o que custa (ups) e só tem 4 lugares (viajo muitas vezes com o carro cheio), o Leaf 30kWh não se compara com o ioniq na minha opinião. Faz falta a app do Leaf que o ioniq não tem? Faz, muita falta. Se é impeditivo de ter o melhor VE da gama de preços? Na minha opinião não, em tudo o resto o ioniq é muitas vezes superior.

Claro, eu não considero nunca comprar carros novos, eléctricos ou não. Acho um investimento idiota comprar um bem que, por levar chapa de matrícula, perde 10% do valor. Ainda bem que há quem compre, assim posso eu comprar carros praticamente novos (6kkm) por valores mais agradáveis :mrgreen:
Novo, o ioniq é um assalto. Já era quando comprei o meu, agora muito pior. Mas comprei lá fora, com todo o apoio e informação do Jasmim durante o processo e, desde que o carro cá está, sou tratado muitíssimo bem no concessionário de Coimbra, epa perfeito ;)

Se fosse hoje, que carro comprava? Dependia do preço, entre o Leaf2 e o ioniq. Se esperava até sei-lá-quando pelas promessas de 2020? Nem pensar nisso ;)
Vou testar o Ioniq na segunda-feira, já combinei com o vendedor. Quanto à aquisição, estou contigo, aliás nunca comprei um carro novo. Por isso depois, quando tiver escolhido, logo vejo quais as melhores opções que andam aí num destes nossos colegas que andam aqui pelo fórum e que se mexem bem no mercado :)

O Leaf2 talvez volte para cima da mesa, assim continue a ler mensagens como a do pemifer por exemplo que continua a demonstrar-se satisfeito com o carro. Aliás, eu estava lá em Torres onde ele foi uma das duas pessoas responsáveis pela sessão de esclarecimentos da Nissan (a outra pessoa também anda por cá?)
pemifer Escreveu:
17 mai 2019, 16:48
Ainda recentemente fiz uma viagem Lisboa - Porto num Leaf de 40 em 4 horas (desde que arranquei em Lisboa até que parei no Porto, incluindo carregamento de 30 minutos em Pombal). Para o Algarve vou fazer em Julho, deduzo que demorarei mais ou menos o mesmo tempo.
Em relação a temperaturas da bateria nunca liguei.
Até consegui por o Leaf 24 a limitar potência do motor e potência de carregamento por excesso de calor.
Não tens sentido então problemas naquela questão do sobreaquecimento da bateria? Ligas o ar condicionado quando tens de ligar, fazes carregamentos rápidos quando tens de os fazer, etc?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por BrunoAlves » 17 mai 2019, 17:47

supermantorras Escreveu:
17 mai 2019, 17:27
Carregas em casa? Diretamente numa tomada ou tens algum adaptador ou wallbox ou assim? Basicamente garantes que nunca deixas chegar abaixo de 20% de modo a que andes sempre naquela percentagem que dizem ser a melhor para a longevidade das baterias (entre 20 e 80)?
Carreguei numa tomada normal até ter um EVSE que permitisse carregar mais rápido caso necessite. Foi assim no Leaf (comprei uma wallbox a bom preço via ebay), foi assim no ioniq até fazer o meu EVSE portátil/fixo
viewtopic.php?f=78&t=7204
No geral, a tomada normal serve. Mas aqui e ali dá jeito poder enfardar os 30A todos no carro, mas isso exige instalação eléctrica adequada ;)
Em relação ao SOC, eu ando o que é preciso. Já cheguei com 2% quase a desligar-se, já cheguei com o que cheguei. Ando o que tenho de andar, o carro deve servir-me e não o contrário. O único cuidado que tenho é tentar não deixar a bateria a 100% muito tempo. Mas como o ioniq não tem forma de limitar a carga, carrego a 100% a cada 3 dias ou menos. A ideia é sair tão rapidamente quanto possível (acaba perto das 7h, sai de casa logo depois das 9h).
supermantorras Escreveu:
17 mai 2019, 17:27
Epa o limite de 120 é nitidamente subdimensionado para a qualidade das autoestradas
Isso é uma falácia, lamento. O nosso tempo de reacção não melhora com a qualidade das estradas, mas efectivamente isto é outra conversa ;)
Dito isto, isso não muda o facto de a diferença em termos de tempo ser irrisória. Mesmo que sim, pudesses andar sem limites como na Alemanha, a velocidade média no final de uma viagem normal é estupidamente mais baixa do que a velocidade máxima que atinges.
Sim, em viagens pontuais (tipo vir do Algarve às 2 da manhã a 200 durante 500km) podes atingir uma velocidade média muito alta. Mas em viagens normais raramente é relevante.

Ainda bem que te consegui confundir mais :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por pemifer » 17 mai 2019, 18:02

supermantorras Escreveu:
17 mai 2019, 17:27
Não tens sentido então problemas naquela questão do sobreaquecimento da bateria? Ligas o ar condicionado quando tens de ligar, fazes carregamentos rápidos quando tens de os fazer, etc?
Ela aquece mas eu não ligo. Se fosse para ligar a isso não podia utilizar o carro.
Ela aquece no fim de semana, quando chego ao carro na segunda de manhã já arrefeceu.
Aliás levei o outro à temperatura máxima inocentemente.
Não conclui nada desse episódio.
Faço os carregamentos rápidos que tenho de fazer.
Claro que noto que a potência de carregamento vai diminuindo consoante a temperatura da bateria aumenta, mas vou fazer o upgrade de software para diminuir isso.

Responder

Voltar para “Apresentações”