DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Faz hoje 1 ano que sou condutor de VE, e em jeito de comemoração resolvi criar este diário de bordo.
O Leaf tem sido a primeira escolha para todas as deslocações da família. O outro carro da casa, um fumarento, que inicialmente estava previsto como sendo a solução para viagens longas, durante este primeiro ano apenas fez uma viagem longa, e isto porque tinha o tempo à justa e um horário a cumprir e não quis arriscar.
Tal como esperava, zero problemas a relatar. Fiz o contrato de manutenção de 5 anos da Nissan, tendo já feito a revisão dos 30.000Km, onde, para além do normal, foi feito o reaperto da transmissão para eliminar os estalidos metálicos típicos neste modelo e a actualização do firmware do BMS.
A viagem diária (commute) é de 100km. Por norma carrego em casa com o EVSE original da Nissan até aos 80%. Para poder carregar mais rápido em casa quando for necessário e ter uma solução para me desenrascar fora de casa, comprei um EVSE regulável de 32A da Ecowatt, e fiz adaptadores para vários tipos de fichas.
Quanto a números são estes:
1 ano | 32.500km | 91,88% SOH | 115,87 Hx | 106,066 AHr | 571 L1/L2 | 15 QC | 441€ em energia eléctrica
O número de cargas L1/L2 está inflacionado pois uso o temporizador de carga em casa. O número real deve rondar as 330 cargas.
Curiosamente, o Hx, que inicialmente estava a subir, desde janeiro começou a baixar.
Infelizmente, no fim-de-semana do ENVE 2019 em Torres Vedras, no parque de estacionamento do hotel onde fiquei hospedado, alguém a fazer uma manobra amassou-me o guarda-lamas e pára-choques dianteiro do lado direito e foi-se embora sem assumir o que fez. Está neste momento a realizar a desempanagem e pintura.
A ida ao ENVE 2019 trouxe-me outro problema , a minha esposa, que inicialmente era opositora à ideia de um VE lá em casa, ficou embeiçada pelo Model 3...
O Leaf tem sido a primeira escolha para todas as deslocações da família. O outro carro da casa, um fumarento, que inicialmente estava previsto como sendo a solução para viagens longas, durante este primeiro ano apenas fez uma viagem longa, e isto porque tinha o tempo à justa e um horário a cumprir e não quis arriscar.
Tal como esperava, zero problemas a relatar. Fiz o contrato de manutenção de 5 anos da Nissan, tendo já feito a revisão dos 30.000Km, onde, para além do normal, foi feito o reaperto da transmissão para eliminar os estalidos metálicos típicos neste modelo e a actualização do firmware do BMS.
A viagem diária (commute) é de 100km. Por norma carrego em casa com o EVSE original da Nissan até aos 80%. Para poder carregar mais rápido em casa quando for necessário e ter uma solução para me desenrascar fora de casa, comprei um EVSE regulável de 32A da Ecowatt, e fiz adaptadores para vários tipos de fichas.
Quanto a números são estes:
1 ano | 32.500km | 91,88% SOH | 115,87 Hx | 106,066 AHr | 571 L1/L2 | 15 QC | 441€ em energia eléctrica
O número de cargas L1/L2 está inflacionado pois uso o temporizador de carga em casa. O número real deve rondar as 330 cargas.
Curiosamente, o Hx, que inicialmente estava a subir, desde janeiro começou a baixar.
Infelizmente, no fim-de-semana do ENVE 2019 em Torres Vedras, no parque de estacionamento do hotel onde fiquei hospedado, alguém a fazer uma manobra amassou-me o guarda-lamas e pára-choques dianteiro do lado direito e foi-se embora sem assumir o que fez. Está neste momento a realizar a desempanagem e pintura.
A ida ao ENVE 2019 trouxe-me outro problema , a minha esposa, que inicialmente era opositora à ideia de um VE lá em casa, ficou embeiçada pelo Model 3...
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 152.622 km em 31-5-2023.
-
- Mensagens: 564
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Isso é que foi andar.. assim dá gosto.
Esse SOH não está muito baixo? é a 1º vez que vejo um SOH desses num leaf de 40kWh. Tens notado diminuição de autonomia real no dia a dia?
Esse SOH não está muito baixo? é a 1º vez que vejo um SOH desses num leaf de 40kWh. Tens notado diminuição de autonomia real no dia a dia?
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Também acho o SOH um pouco baixo. Quanto à autonomia não tenho notado diminuição, mas suspeito que no próximo inverno talvez já note qualquer coisa.
Os 3 degraus na curva do SOH também são curiosos.
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 152.622 km em 31-5-2023.
-
- Mensagens: 12
- Registado: 23 set 2018, 18:44
- Data de fabrico: 10 set 2018
- Capacidade bateria: 56,3 Ah
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Também achei excessivamente baixo, ainda para mais tendo o padrão de carregamento até aos 80%. Certamente descendo dos 90 irá estabilizar, mas não deixa de ser algo preocupante.
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
3 anos | 90.006 km | 86,91% SOH | 104,81 Hx | 100,329 AHr | 1599 L1/L2 | 24 QC
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Parece-me bem. Nota alguma redução na autonomia?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
O meu já anda nos 87% de SOH à um ano e cerca de 30 000 kms (durante esse ano), não acredito nesse numero, pois com cerca de 83000kms continua a ter a mesma autonomia, se tem degradação de certeza que não é 13%, isso notava-se bem.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Devido à pandemia não faço viagens longas há cerca de um ano, mas da minha utilização diária de cerca de 100 Km a sensação que tenho é que se existe redução esta é muito baixa.
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 152.622 km em 31-5-2023.
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
100.000 Km eléctricos
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 152.622 km em 31-5-2023.
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
100k km e Hx ainda acima dos 100% grande máquina