Apresentação - Gaspar

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
gasparveloso
Mensagens: 12
Registado: 10 jun 2019, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2019
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por gasparveloso » 11 jun 2019, 23:36

frankesousa Escreveu:
11 jun 2019, 21:55
Não é bem isso "adaptar" cenas.

Um EVSE é igual, esteja preso a um cabo, esteja num caixa presa á parede (wallbox) tenha cabo, tenha uma tomada como os postos públicos, é sempre igual.

Claro que um EVSE de marca aceitável e um chinês de metade do preço não serão iguais, com obvia desvantagens para o chinês claro.

Eu acho que um portátil regulável é o melhor, mas tenho uma wallbox :oops: são sempre um 500€ bem gastos sem dúvida.
Basta 1 dia chegar a casa com poucas horas para carregar e os 10A do carregador de origem já é pouco
Muito obrigado por a explicação.


Já agora, quais são as marcas das wallbox mais recomendaveis, ou melhor preço/qualidade?


Entretanto o vendedor disse-me que o ideal se adquirir uma wallbox era adquirir uma sem cabo, apenas com a tomada, visto que assim de futuro se trocar de carro e a ficha não for a mesma, estou sempre servido, concordam? Ou mais vale adquirir agora uma com cabo, se um dia vender o carro incluo a wallbox no negocio....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por BrunoAlves » 12 jun 2019, 00:05

Eu não concordo. A maioria dos carros agora são Type2, e devem ser durante muito tempo.
Para mim, a beleza do VE é chegar à garagem, ligar a ficha e ir embora. Para isso tens de a ter ali à mão. Mas também deves sempre trazer o cabo no carro porque podes ter de carregar fora por qualquer motivo.

Para mim em casa ter essas wallbox só com as tomadas não faz sentido
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por mafgod » 12 jun 2019, 08:51

gasparveloso Escreveu:
11 jun 2019, 23:36
Já agora, quais são as marcas das wallbox mais recomendaveis, ou melhor preço/qualidade?
Quando precisares de uma BOX a bom preço fala comigo :-)

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por vgomes » 12 jun 2019, 17:32

gasparveloso Escreveu:
11 jun 2019, 23:36

Entretanto o vendedor disse-me que o ideal se adquirir uma wallbox era adquirir uma sem cabo, apenas com a tomada, visto que assim de futuro se trocar de carro e a ficha não for a mesma, estou sempre servido, concordam? Ou mais vale adquirir agora uma com cabo, se um dia vender o carro incluo a wallbox no negocio....
Eu acho que só mesmo quem não tem um VE pode dizer isso.
O que ele disse não está errado... mas compensa muito mais trocar de cabo quando (se alguma vez sequer) a norma trocar do que ir à bagageira todos os dias buscar o cabo. Eu sei... era o que fazia antes de ter um EVSE em casa já com o cabo sempre pronto.

Como já foi dito aqui o type 2 é a ficha a ser usada na Europa a curto/médio prazo.
O meu Leaf MK1 ainda tem a outra ficha mas mesmo assim prefiro ter uma wallbox portatil mas sempre em casa (posso levar nas férias) que uma sem cabo.

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por ExistingJellyfish » 13 jun 2019, 04:03

vgomes Escreveu:
12 jun 2019, 17:32
gasparveloso Escreveu:
11 jun 2019, 23:36

Entretanto o vendedor disse-me que o ideal se adquirir uma wallbox era adquirir uma sem cabo, apenas com a tomada, visto que assim de futuro se trocar de carro e a ficha não for a mesma, estou sempre servido, concordam? Ou mais vale adquirir agora uma com cabo, se um dia vender o carro incluo a wallbox no negocio....
(...) Eu acho que só mesmo quem não tem um VE pode dizer isso.
O que ele disse não está errado... mas compensa muito mais trocar de cabo quando (se alguma vez sequer) a norma trocar do que ir à bagageira todos os dias buscar o cabo. Eu sei... era o que fazia antes de ter um EVSE em casa já com o cabo sempre pronto. (...)
Eu acho que a ideia do vendedor é uma não questão. Se o tipo de ficha do carro for diferente, o tipo de tomada na wallbox tambem não vai mudar!? :think: (há type 1 para type 2 como no caso do leaf, mesmo assim vai sempre haver uma conversão para a tomada antiga, como o leaf têm, ou é preciso trocar tudo)

Tambem ainda não tenho carro electrico :oops: e por acaso a minha primeira ideia seria ter uma wallbox só com tomada, não porque a ficha pode mudar mas por uma questão de simples modularidade, mas rapidamente ia comprar um cabo para estar sempre na wallbox de forma a não ter de o ir sempre buscar ao carro.

O criterio final provavelmente vai acabar no preço, e com cabo vai ficar mais barato do que com tomada mais o cabo extra que eventualmente vais comprar por comodidade

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por mafgod » 13 jun 2019, 08:04

ExistingJellyfish Escreveu:
13 jun 2019, 04:03
Tambem ainda não tenho carro electrico :oops: e por acaso a minha primeira ideia seria ter uma wallbox só com tomada, não porque a ficha pode mudar mas por uma questão de simples modularidade, mas rapidamente ia comprar um cabo para estar sempre na wallbox de forma a não ter de o ir sempre buscar ao carro.

O criterio final provavelmente vai acabar no preço, e com cabo vai ficar mais barato do que com tomada mais o cabo extra que eventualmente vais comprar por comodidade
Também sou dessa opinião, box com tomada e um cabo sempre ligado para comodidade.
No fundo, é como ter um posto de carga em casa que dá para qualquer carro.

Regra geral, uma BOX já com cabo embutido sai mais barato do que uma BOX com tomada mais um cabo, contudo, é procurar por boas oportunidades ou falar com quem sabe :mrgreen:

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por noway » 13 jun 2019, 09:58

Dificilmente a ficha type 2 (a Mennekes.... ou "manecas" como aqui alguns deste fórum a referem) será substituída por outra coisa qualquer. Penso que até o novo CCS 2 já é compatível com essa ficha (não é mais do que uma Mennekes ou Type 2 combinada com DC fast charge... daí o nome Combined Charging System - CCS 2). Tudo indica que no futuro todos os VEs irão utilizar a CCS 2 na Europa... ou seja é quase garantido que o carregamento em AC (o que usamos em casa) seja feito com uma ficha Mennekes. Mas posso estar enganado...

A utilidade de ter um socket na Wallbox resume-se a, por exemplo, haver um EVSE comum no condomínio em que vários utilizadores o utilizam ou teres 2 VEs com fichas diferentes na tua garagem... nos VEs mais antigos ou importados podes encontrar outro tipos de fichas ... aí torna-se quase obrigatório. Outro cenário qualquer... mais vale ter um cabo próprio.

https://renew.org.au/renew-magazine/ele ... ur-ev-use/
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por migle » 14 jun 2019, 20:36

Já pensei muitas vezes nisso. Se vier um amigo cá a casa que tenha um Leaf, não lhe posso dar carga! Ficava bastante chateado!

Ah, que se lixe! Qualquer bom proprietário de Leaf 24/30 anda sempre com um EVSE portátil às costas!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

gasparveloso
Mensagens: 12
Registado: 10 jun 2019, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2019
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por gasparveloso » 16 jun 2019, 20:44

migle Escreveu:
14 jun 2019, 20:36
Já pensei muitas vezes nisso. Se vier um amigo cá a casa que tenha um Leaf, não lhe posso dar carga! Ficava bastante chateado!

Ah, que se lixe! Qualquer bom proprietário de Leaf 24/30 anda sempre com um EVSE portátil às costas!
:D :D :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação - Gaspar

Mensagem por pemifer » 18 jun 2019, 10:24

Ainda não percebi muito bem esta paranóia das wallboxes... deve ser por eu não ter uma e por isso ainda não "vi a luz"!
Eu tenho uma tomada! É o que é preciso!
Tenho 2 EVSE, um regulável, outro fixo (o da Nissan).
Antigamente o fixo ficava sempre em casa, agora, quando saio, levo os 2... (o regulável teve problemas no ano passado ia ficando sem carregar) viewtopic.php?f=56&t=5332&p=106343#p106343

Uma wallbox não passa de um EVSE que está "agarrado" a uma parede.
Normalmente as wallboxes são muito mais caras do que EVSEs com as mesmas funcionalidades (deve haver para aí um post meu em que faço a comparação). viewtopic.php?f=63&t=7589&p=118719&hili ... es#p118719

A minha wallbox é esta:

Responder

Voltar para “Apresentações”