Espanhol acho que não se safa mas há chineses a vir da América e até cartões da mobi.e têm à espera deles...BrunoAlves Escreveu: ↑25 abr 2019, 14:39Mas mesmo assim, consegues ir lá e carregar imediatamente, onde existem postos. E um espanhol aqui?
Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Segundo me informaram, cartão de crédito associado à conta Tesla do proprietário.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Qual é o preçario de um SuC para um TM3 ?
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Nice. Havia de ser tudo assim, era tão mais simples.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Os preços estão aqui:
https://www.tesla.com/pt_PT/support/sup ... edirect=no
Em Espanha é de 0,29€/kW.h. Como tenho 6 meses de free SuC não me custou nada. Nicles. Zero.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Estou a iniciar o primeiro teste da tomada ao meu Model 3 LR.
Como sabem o processo consiste em descarregar a bateria completamente, até abrir o contactor, e depois carregar até 100%, medindo a energia que entra no pack com um medidor de energia externo. Eu tenho dois medidores em série, o do quadro elétrico e o do EVSE usado para o processo (EcoWatt 32A).
A descarga da bateria foi um pouco mais difícil que o antecipado. Quando o carro indicava 0% de SOC continuava a andar, com uma limitação de potência significativa mas ainda assim gerando uma aceleração equivalente ao Leaf 40. Decidi não arriscar muito e coloquei o carro na garagem com o aquecimento no máximo. Esteve nisso mais de meia hora e teimava em não abrir o contactor. Quando finalmente abriu o contactor, o gráfico de energia em viagem indicava um SOC de quase -5%!!
Para aproveitar a energia solar ao máximo e ter alguma folga para a potência contratada (20A, na verdade consigo tirar 23A da rede) decidi carregar a 16A, o que vai durar perto de 24 horas...
Só mais uma pequena curiosidade. No caso do Leaf, depois de abrir o contactor ele só volta a fechar depois de carregar um bocado. No caso do TM3 após 1 minuto de contactor aberto e a indicação para carregar a bateria imediatamente ele voltou a fechar o contactor e permitiu andar com o carro (alguns centímetros na garagem só para testar). 2 minutos nisto com a climatização ligada e voltou a abrir o contactor. Não voltei a insistir e deixei ele repousar uns 30m até iniciar a carga, que está agora a decorrer.
Como sabem o processo consiste em descarregar a bateria completamente, até abrir o contactor, e depois carregar até 100%, medindo a energia que entra no pack com um medidor de energia externo. Eu tenho dois medidores em série, o do quadro elétrico e o do EVSE usado para o processo (EcoWatt 32A).
A descarga da bateria foi um pouco mais difícil que o antecipado. Quando o carro indicava 0% de SOC continuava a andar, com uma limitação de potência significativa mas ainda assim gerando uma aceleração equivalente ao Leaf 40. Decidi não arriscar muito e coloquei o carro na garagem com o aquecimento no máximo. Esteve nisso mais de meia hora e teimava em não abrir o contactor. Quando finalmente abriu o contactor, o gráfico de energia em viagem indicava um SOC de quase -5%!!
Para aproveitar a energia solar ao máximo e ter alguma folga para a potência contratada (20A, na verdade consigo tirar 23A da rede) decidi carregar a 16A, o que vai durar perto de 24 horas...
Só mais uma pequena curiosidade. No caso do Leaf, depois de abrir o contactor ele só volta a fechar depois de carregar um bocado. No caso do TM3 após 1 minuto de contactor aberto e a indicação para carregar a bateria imediatamente ele voltou a fechar o contactor e permitiu andar com o carro (alguns centímetros na garagem só para testar). 2 minutos nisto com a climatização ligada e voltou a abrir o contactor. Não voltei a insistir e deixei ele repousar uns 30m até iniciar a carga, que está agora a decorrer.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Cuidado que as baterias da tesla não são as da Nissan. Pelos relatos deixá a descarregar completamente pode originar não carregaram mausmjr Escreveu: ↑14 jun 2019, 21:23Estou a iniciar o primeiro teste da tomada ao meu Model 3 LR.
Como sabem o processo consiste em descarregar a bateria completamente, até abrir o contactor, e depois carregar até 100%, medindo a energia que entra no pack com um medidor de energia externo. Eu tenho dois medidores em série, o do quadro elétrico e o do EVSE usado para o processo (EcoWatt 32A).
A descarga da bateria foi um pouco mais difícil que o antecipado. Quando o carro indicava 0% de SOC continuava a andar, com uma limitação de potência significativa mas ainda assim gerando uma aceleração equivalente ao Leaf 40. Decidi não arriscar muito e coloquei o carro na garagem com o aquecimento no máximo. Esteve nisso mais de meia hora e teimava em não abrir o contactor. Quando finalmente abriu o contactor, o gráfico de energia em viagem indicava um SOC de quase -5%!!
Para aproveitar a energia solar ao máximo e ter alguma folga para a potência contratada (20A, na verdade consigo tirar 23A da rede) decidi carregar a 16A, o que vai durar perto de 24 horas...
Só mais uma pequena curiosidade. No caso do Leaf, depois de abrir o contactor ele só volta a fechar depois de carregar um bocado. No caso do TM3 após 1 minuto de contactor aberto e a indicação para carregar a bateria imediatamente ele voltou a fechar o contactor e permitiu andar com o carro (alguns centímetros na garagem só para testar). 2 minutos nisto com a climatização ligada e voltou a abrir o contactor. Não voltei a insistir e deixei ele repousar uns 30m até iniciar a carga, que está agora a decorrer.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Isso seria uma falha crítica e com centenas de milhar de carros na rua de certeza que várias centenas já ficaram sem carga. Do que investiguei não conheci nenhum caso de problemas em deixar ir até abrir o contactor num TM3. Sim, se a bateria de 12V entretanto descarregasse poderíamos ter um problema, que obrigaria a uma ligação externa, mas tive o cuidado de iniciar a carga pouco depois de o contactor abrir. Na verdade, nos 30 minutos de repouso o mais provável é o contactor ter fechado novamente pelo facto do tensão da células mais fraca ter subido acima do valor minimo.
Entretanto já entraram mais de 10kW.h na bateria, não houve qualquer problema em inicar a carga. O comportamento foi o normal como se a bateria tivesse com carga.
Posso acrescentar que a maneira como a potência disponível vai baixando conforme o SOC baixa é sempre progressiva, sem patamares. Ou seja não há surpresas de entrar na tartaruga de repente, o que permite algum controlo no processo. O ideal seria ter a instrumentação tipo Leaf Spy, mas acho que conseguiria, caso precissasse, gerir o SOC quando este está "abaixo" de 0%.
Entretanto já entraram mais de 10kW.h na bateria, não houve qualquer problema em inicar a carga. O comportamento foi o normal como se a bateria tivesse com carga.
Posso acrescentar que a maneira como a potência disponível vai baixando conforme o SOC baixa é sempre progressiva, sem patamares. Ou seja não há surpresas de entrar na tartaruga de repente, o que permite algum controlo no processo. O ideal seria ter a instrumentação tipo Leaf Spy, mas acho que conseguiria, caso precissasse, gerir o SOC quando este está "abaixo" de 0%.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Nos TMS e TMX, é relativamente fácil e previsível de saber se está próximo de parar, porque aparece o nivel de limitação de potência no ecrã, pena que nos TM3 isso tenha desaparecido. Talvez no futuro venham a colocar.
Teste de tomada em carros com refrigeração/aquecimento da bateria activa é sempre mais complicado, porque não se sabe ao certo o valor gasto nisso mesmo.
Teste de tomada em carros com refrigeração/aquecimento da bateria activa é sempre mais complicado, porque não se sabe ao certo o valor gasto nisso mesmo.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Que espetáculo, deste db já se viram médias negativas e agora SOC negativos
É pena não dar para encurtar o teste carregando ao máximo que o carro permite, por esta hora já estaria terminado e o efeito que o fil refere da gestão da climatização era menor.
É pena não dar para encurtar o teste carregando ao máximo que o carro permite, por esta hora já estaria terminado e o efeito que o fil refere da gestão da climatização era menor.