Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1165
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Erbium » 30 mai 2019, 08:53

BrunoFonseca Escreveu:
29 mai 2019, 15:35
Clio iii 1.2 a gasolina de 2006. Nos ultimos anos já estava a dar problemas que ninguem queria resolver e que faziam os consumos disparar.
Por acaso numas férias andei com um desses mas o TCe e o carro consumia muito pouco, fiquei bastante agradado...
Mas comparar consumos e gastos com carros avariados também não é muito justo...
BrunoAlves Escreveu:
29 mai 2019, 20:40
BrunoFonseca Escreveu:
29 mai 2019, 12:16
Note-se que o declive também influência o consumo dos ICE.
Tem de influenciar, a física é a mesma para ambos :mrgreen:

A diferença é que teres um ICE que a subir a serra dos Candeeiros passa de consumir 6 para 10l/100km não faz espécie em particular. Já um VE passar de 16 para 25kWh/100km deixa-nos aterrados :mrgreen:
E como a eficácia nos elétricos é maior o impacto por subidas, vento, etc... "nota-se" mais.
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 1002
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Nonnus » 30 mai 2019, 09:44

Erbium Escreveu:
30 mai 2019, 08:53
BrunoFonseca Escreveu:
29 mai 2019, 15:35
Clio iii 1.2 a gasolina de 2006. Nos ultimos anos já estava a dar problemas que ninguem queria resolver e que faziam os consumos disparar.
Por acaso numas férias andei com um desses mas o TCe e o carro consumia muito pouco, fiquei bastante agradado...
Mas comparar consumos e gastos com carros avariados também não é muito justo...
Comparar um TCe com um Clio 1.2 de 2006 também não é nada justo. Um tem um motor 1.2 atmosférico e o outro tem um motor 0.9 turbo (motores recentes). Um Clio 1.2 de 2006 mesmo em bom estado a velocidades de AE 7l/100 era um feito assinalável :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1165
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Erbium » 30 mai 2019, 12:03

Nonnus Escreveu:
30 mai 2019, 09:44
Erbium Escreveu:
30 mai 2019, 08:53
BrunoFonseca Escreveu:
29 mai 2019, 15:35
Clio iii 1.2 a gasolina de 2006. Nos ultimos anos já estava a dar problemas que ninguem queria resolver e que faziam os consumos disparar.
Por acaso numas férias andei com um desses mas o TCe e o carro consumia muito pouco, fiquei bastante agradado...
Mas comparar consumos e gastos com carros avariados também não é muito justo...
Comparar um TCe com um Clio 1.2 de 2006 também não é nada justo. Um tem um motor 1.2 atmosférico e o outro tem um motor 0.9 turbo (motores recentes). Um Clio 1.2 de 2006 mesmo em bom estado a velocidades de AE 7l/100 era um feito assinalável :think:
O TCe da altura tb era 1.2... eu tive um polo de 95 1.0 que consumia muito, fazia 7.5... estes anos todos depois um 1.2 a 90/100km/h na AE não consegue consumir menos de 6?! :roll: Bem então o meu Prius deve ser mesmo algo brutal... a semana passada fui e vim ao Algarve, a 127km/h, família toda e malas, AC e fez 5.1L/100km.
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 775
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mai 2019, 12:08

Erbium Escreveu:
30 mai 2019, 12:03
Nonnus Escreveu:
30 mai 2019, 09:44
Erbium Escreveu:
30 mai 2019, 08:53

Por acaso numas férias andei com um desses mas o TCe e o carro consumia muito pouco, fiquei bastante agradado...
Mas comparar consumos e gastos com carros avariados também não é muito justo...
Comparar um TCe com um Clio 1.2 de 2006 também não é nada justo. Um tem um motor 1.2 atmosférico e o outro tem um motor 0.9 turbo (motores recentes). Um Clio 1.2 de 2006 mesmo em bom estado a velocidades de AE 7l/100 era um feito assinalável :think:
O TCe da altura tb era 1.2... eu tive um polo de 95 1.0 que consumia muito, fazia 7.5... estes anos todos depois um 1.2 a 90/100km/h na AE não consegue consumir menos de 6?! :roll: Bem então o meu Prius deve ser mesmo algo brutal... a semana passada fui e vim ao Algarve, a 127km/h, família toda e malas, AC e fez 5.1L/100km.
Bom bom é o Zoe que consumiu 0l/100km
5.1L/100km significa 8,2€/100km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1165
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Erbium » 30 mai 2019, 12:15

BrunoFonseca Escreveu:
30 mai 2019, 12:08
Bom bom é o Zoe que consumiu 0l/100km
Claro, só estava a tentar explicar que 7l/100 parece-me alto para comparação, ainda mais quando o Zoe circulou a 100km/h...
BrunoFonseca Escreveu:
30 mai 2019, 12:08
5.1L/100km significa 8,2€/100km
De grosso modo sim...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 775
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mai 2019, 13:00

Em carregamentos gastei cerca de 3,48€/100km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1165
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Erbium » 30 mai 2019, 15:49

BrunoFonseca Escreveu:
30 mai 2019, 13:00
Em carregamentos gastei cerca de 3,48€/100km
Eu para ir ao Algarve gastei 1.72€/100km no Prius :lol: mas são outros "esquemas"... :lol: :lol:
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 775
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jun 2019, 23:53

Hoje, 18/06, faz exactamente 1 ano que possuo o ZOE 40 R90 com bateria de aluguer, e nada melhor que esta data para colocar aqui alguns números e apreciações:
Km percorridos: 19.826
kWh carregados: 2.747
Consumo médio ~13,74 kWh/100 Km
Tempo total em carga: 310h12m (~6h/semana)
Total gasto em carregamentos: 80,95€
Total não gasto em gasolina (assumindo 7l/100km ao preço real da Gasolina 95 simples): 2.189€
Valor a pagar de Km adicionais (bateria): 470€
Aluguer da bateria: 982€ (que considero como preço de aquisição do veículo e não como consumo)

Comparação ZOE (2018) vs CLIO 1.2 gasolina (2006):
IUC: 0€ vs ~35€/ano
Estacionamento Lisboa 12€/ano vs estacionar longe e mal arriscando multa ou 35€ avença mensal (420€/ano)
Consumo: 80,95€/ano vs 2.189€/ano
Seguro: 360€/ano vs 120€/ano
Inspecção: 0€ vs 35€/ano
Revisão: 80€ vs 250€/ano
Aluguer da bateria (só porque sim, para evitar refutações) 982€ vs 0€/ano
Km adicionais 470€ vs 0€/ano

Total: 1.985€ vs 3.049€ / ano

Quem disser que VE não compensa, não faz ideia do que fala.


Quanto à experiência de condução:
Cidade os consumos rondam os 12,5 kWh/100 Km (13 no inverno) que faz com que a autonomia ronde os 320 Km reais no verão e 307 no inverno
Auto-estrada modo eco (~95km/h), consumo dispara para 16,5kWh/100 Km, que permite 242 Km reais de autonomia
Recentemente fiz Sintra-Pavia-Sintra (com excepção Pt Vasco da Gama, IC19 e 2ºCircular, o percurso foi efectuado por EN) que dista 144 Km para cada lado, foi possível chegar a Pavia (Mora) com 53% SoC, o que indicava ser possível efectuar a viagem de regresso sem carregamento adicional. Por questões logísticas, no regresso parei no Freeport para jantar onde carreguei um pouco, mas se não houvesse possibilidade para tal, era possível chegar ao destino final.

Nota: o SoH com quase 20k Km está nos 98%

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 775
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 jun 2019, 00:17

Nota adicional: se comparar a compra do Zoe vs o Clio TCe90 (GT Line por ser o que mais se aproxima em equipamento) a diferença do preço seria entre 21970€-2250€ do Zoe vs 19.500€ do Clio, logo o Zoe ficou 220€ mais caro do que o Clio, e poupo ~1000€/ano.
Talvez esta comparação mostre que os eléctricos não são assim tão mais caros do que os ICE.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 654
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por vgomes » 19 jun 2019, 00:29

BrunoFonseca Escreveu:
18 jun 2019, 23:53
Hoje, 18/06, faz exactamente 1 ano que possuo o ZOE 40 R90 com bateria de aluguer, e nada melhor que esta data para colocar aqui alguns números e apreciações:
.....
Total: 1.985€ vs 3.049€ / ano

Quem disser que VE não compensa, não faz ideia do que fala.

Relato muito completo e com números inquestionáveis.
Dá vontade de ter sempre à mão para mostrar a quem fala sem saber.

Muitos e bons Kms e grande abraço Bruno.

Vgomes

Responder

Voltar para “Renault Zoe”