Ora como já tinha dito por aí fiz uma reclamação à minha CEME (EDP) através do livro de reclamações online devido a 2 erros que detectei nas faturas:
- O posto informa 1 tempo e a MobiE regista mais uns segundos (13 ou 14)
- Alguns carregamentos estão arredondados ao minuto e outros ao segundo
Enviei um texto expolicativo destes problemas e um documento com os carregamentos com erros.
Se tiverem interesse em ver o documento que enviei para a reclamação com as minhas contas aqui vai neste link do meu onedrive:
https://1drv.ms/b/s!Ahnlp_PgN-l6ht866_bV8CaiePTPdQ
A resposta que recebi hoje, até está bem estruturada e responde bastante bem às questões. Aqui vai a resposta:
Caro cliente
Agradecemos o seu contacto em que nos demonstra o descontentamento sobre o tarifário aplicado ao serviço de operação dos postos de carregamento rápido nos municípios que nos identificou.
O custo de utilização dos postos de carregamento é comunicado pela Mobi.e
Analisado o assunto exposto, começamos por esclarecer que os valores que estão na base do custo de utilização dos postos de carregamento, designadamente os valores faturados pelo posto, os kWh consumidos, bem como, o tempo decorrido nos carregamentos, são comunicados à nossa empresa pela Mobi.e, sendo certo que em sede de faturação fazemos refletir essa informação.
O cálculo da duração do carregamento é feito tendo por base os timestamps de inicio e fim de sessão
Ainda assim e compreendendo a sua exposição, questionámos a Mobi.e sobre este assunto, tendo obtido dessa entidade a confirmação de que cálculo para efeitos de duração do carregamento compreende o timestamps de inicio e fim de sessão enviados pelo respetivo posto de carregamento.
Nessa medida, apenas o fabricante poderá assegurar que a informação facultada no mostrador do posto de carregamento corresponde à mesma que é enviada à Mobi.e.
Importa referir que este tema já tinha sido oportunamente encaminhado ao fabricante por parte da Mobi.e, todavia, até ao momento não foi obtida qualquer resposta.
Informação apresentada no CEME de Mobilidade Elétrica
De acordo com os elementos que têm sido recolhidos, a informação que prevalece respeita à comunicação feita pelo cartão ao utilizador, tendo existido uma discrepância de alguns segundos, uma vez que o mostrador do posto não contempla o tempo de sessão mas sim o de carregamento.
Salientamos que em novembro de 2018, ano a que se reportam os carregamentos que nos apresenta, o tarifário foi definido ao minuto, não considerando qualquer arredondamento ao segundo, situação que entretanto foi alterada já no decorrer deste ano.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Através da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), em edp.pt ou nas nossas lojas. Caso pretenda, informamos que pode apresentar esta reclamação à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Com os nossos cumprimentos,
O que vos parece?