Hyundai Kona/Kauai EV

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 18 jun 2019, 23:35

leogrova Escreveu:
18 jun 2019, 22:47
Vá lá Migle - conta lá um bocadinho como é conduzir o Kauai!
Eu tenho estado à espera de um test drive há mais de 3 meses!
Basicamente, o carro conduz-se melhor que o Ioniq. Como "máquina para conduzir" está mais bem conseguido. Assim que dei aqui a volta à urbanização, a baixa velocidade, senti logo que o carro parecia mais leve nas curvas.
Ao parar, para ir buscar o comando da garagem ao Prius+, aproveitei logo para comparar a suspensão traseira dos dois, e efectivamente, a do Kauai, como não podia deixar de ser, é multi-link.

Isso permitiu-me fazer curvas daquelas para entrar na AE a 80km/h sem sentir qualquer peso. O facto do carro ser curto também é favorável aqui.
O carro parece "barato" basicamente porque dá a sensação de que pesa 800-1000kg no máximo. Parece um carrinho de linhas, um carro de golf, kart, um citadino, o que quiserem.

Os pneus são bons e mais largos. São Nexen e ao contrário dos Michelin, dão um rodado extremamente silencioso ao carro a baixa velocidade. Estou a dizer com as janelas abertas, porque medir se o carro é silencioso com as janelas fechadas... bem insonorizado até um 3.0TDi é silencioso.

A maior velocidade, o motor ou a electrónica é audível, quando o Ioniq é silencioso. Ao acelerar, na Vasco da Gama, é tipo chaleira. Não faz tanto barulho como o i3 mas faz bastante mais que o Ioniq. Não perdi a oportunidade de carregar até ao degrauzinho antes do fim do curso do pedal.

A resposta do acelerador irritou-me um bocadinho. Parece ligeiramente exponencial, ao ponto de no primeiro cm não dar quase nada. Depois, claro. faz o modo Sport do Ioniq parecer quase o Normal deste, e a transição... Gosto mais da resposta do acelerador do Ioniq, que parece linear. Porém, o Kauai parece mais com um CI...

E é isto que há para dizer. Eu acho a bagageira boa, suficiente para mim, e melhor do que a maior parte dos carros que tive. O carro é pequeno por fora e grande por dentro.

Pequenas irritações:
  • Aquele espaço por baixo do telemóvel, é estúpido, mas paciência.
  • Tem dois botões para entrar na navegação, mas nenhum EV... há um botão asterisco que podemos configurar para ir para o painel EV, mas irrita.
  • As configurações EV são melhores, como se sabe, mas os contadores no "instrument cluster" são piores, como também se sabe.
  • O ecrã do AVN parece-me pior posicionado, parece que olho para ele de lado. O i30 também tem o ecrã ali, elevado, mas talvez por ser um carro mais estreito não dê tanto esta sensação.


Bué fácil de manobrar e estacionar. Neste aspecto, mais uma vez, dá a sensação de ser um citadino barato... De certeza que muitos vão preferir um carro mais chato de manobrar para dar o seu dinheiro por bem empregue.
O óptimo Satnav da Hyundai é igualzinho ao do Ioniq e dos outros Hyundais todos,

Infelizmente, custou-me um bocado sentar-me à tarde num carro sem bancos em pele e ventilados... Já não estou habituado e não gostava de voltar atrás. Também já não consigo usar cruise-control que não seja adaptativo até parar...

Também pude perceber o sarilho que é carregar uma bateria daquelas... e os meus pais ainda só têm o EVSE de 12A... é pensar que não tem de ficar todo carregado esta noite, que vai carregando, com o tempo...

Não trocava. A única razão por que trocaria era se houvesse mais espaço no lugar do meio atrás. Se fosse comprar um agora, teria muita coisa em que pensar...
Assim, tipo trocar com os meus pais, não trocava. Continuo em lua de mel com o Ioniq, sorvo cada momento de condução... é verdade que pesa mais, mas ao mesmo tempo, tem mais espaço....

A minha prioridade seria trocar o Prius+ da minha mulher, no entanto, não é fácil encontrar substituto para um 7 lugares, em que os 3 lugares de trás são independentes... O Ioniq estou para continuar com ele bastante mais tempo, provavelmente até aos 5 anos, ou até mais... Há carros a vir que são melhores, mas os outros que hão de vir a seguir vão ser melhores ainda.

EDIT: para o caso de não ter sido claro, eu achei a condução fenomenal. Parecer um citadino com 800kg, é um feito incrível.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por ExistingJellyfish » 19 jun 2019, 01:24

Erbium Escreveu:
18 jun 2019, 17:26
pemifer Escreveu:
18 jun 2019, 11:19
Ontem vi um Kauai elétrico TVDE cheio de riscos no guarda-lama dianteiro...
O meu primeiro pensamento foi "se tivesses um Tesla 3 tinhas apanhado o estúpido".
Tambem já vi Tesla 3 TVDE e táxi.
O apanhar é subjetivo... as imagens ainda não fazem magia de localizar o autor e por ai fora!
se o estúpido entrar para o carro ao lado se calhar consegues apanhar a matricula quando ele arrancar e encaminhar para a seguradora

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por ruramos » 19 jun 2019, 09:46

O bom subsituto para o Prius+ é o Kia E-niro :D e deve ter os problemas que identificaste no Kuai +- resolvidos..

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por leogrova » 19 jun 2019, 12:05

Qual e-niro?
Aquele que a Kia não vai comercializar em Portugal?

Migle, a questão dos bancos, nesta versão em Portugal, para mim é mesmo importante. Os bancos do Ioniq são soberbos.

Quanto à bateria maior, da maneira que vejo as coisas, são só vantagens. Em 7, 8h, mesmo numa ficha comum, carregas sempre kms suficientes para o dia seguinte. E talvez mais. É como disseste - vai carregando.

Confesso q estou um pouco stressado com as viagens q tenho q fazer para o Algarve, tendo em conta o aumento tão expressivo de BEVs.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por ruramos » 19 jun 2019, 12:16

leogrova Escreveu:
19 jun 2019, 12:05
Qual e-niro?
Aquele que a Kia não vai comercializar em Portugal?
A serio? pensava que ate ao final do ano iam comercializar em portugal :? :shock:

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por leogrova » 19 jun 2019, 14:56

A semana passada fui a um stand Kia, para conhecer o E-niro...

Fui informado pelo vendedor, que este ano não vai ser comercializado em Portugal, e que não têm informações sobre o próximo.
Falei de um "amigo" que já tem o E-niro encomendado; disse que só se foi acordo especial, para um concessionário comprar um a Espanha...

Será mesmo assim (Carlos Costa)?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 19 jun 2019, 20:00

ruramos Escreveu:
19 jun 2019, 09:46
O bom subsituto para o Prius+ é o Kia E-niro :D e deve ter os problemas que identificaste no Kuai +- resolvidos..
O Kia Niro não tem 7 lugares, nem sequer 3 bancos independentes na fila de trás. Não vai ser tão fácil.
leogrova Escreveu:
19 jun 2019, 12:05
Migle, a questão dos bancos, nesta versão em Portugal, para mim é mesmo importante. Os bancos do Ioniq são soberbos.
Não sou muito fã da posição de condução no Ioniq. Preferia um pouco mais alto. Só me referia ao facto de não ter bancos ventilados no outro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por rnlcarlov » 19 jun 2019, 20:03

migle Escreveu:
19 jun 2019, 20:00
Não sou muito fã da posição de condução no Ioniq. Preferia um pouco mais alto. Só me referia ao facto de não ter bancos ventilados no outro.
A minha mãe não é fã dos bancos do Ioniq. Fazem-lhe doer as costas. Os do morangwatt é que ela considera mesmo confortáveis.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por leogrova » 25 jun 2019, 22:53

Finalmente tive a oportunidade de fazer um test drive ao famoso Kauai electric!

O que vou escrever a seguir, não tem nada de científico, nem pretensão a " verdade absoluta" - são apenas as minhas sensações, nada mais.

O test drive foi muito curto, aproximadamente 30m, o que é limitativo para formar uma opinião bem fundamentada.

Os bancos... depois de ter um Ioniq com bancos em pele, ventilados/ aquecidos/ motorizados, a verdade é que a fasquia fica muito elevada. Tudo o q seja inferior, sente-se como um down-grade num capítulo que para mim é, talvez o mais importante - o conforto.

O ambiente a bordo , apesar de ser muito parecido com o Ioniq, a verdade é que o senti "menos premium ". Não consigo dizer porquê... é estranho, mas foi o q senti.

No capítulo da condução, as coisas ficaram mais estranhas. O Ioniq não tem suspensão traseira multi-link, e ao contrário do q esperava, é super divertido de conduzir. O Kauai, tem suspensão traseira multi-link, e senti um enorme adornar do carro em curva.

Novamente reforço - são sensações, honestas, sem "agenda", sem qq tipo de racionalização.

Para mim, é assim: o Ioniq é mais divertido de conduzir e mais confortável . No entanto, um Kauai com bancos iguais ao Ioniq - portanto, com conforto similar - com a sua independência da rede, e com a sua estética apelativa, é um carro que fazer-me -ia pensar seriamente em trocar.

Parece que há a possibilidade de encomendar o Kauai com bancos motorizados/ pele/ ventilados/aquecidos...

:D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 25 jun 2019, 23:41

leogrova Escreveu:
25 jun 2019, 22:53
No capítulo da condução, as coisas ficaram mais estranhas. O Ioniq não tem suspensão traseira multi-link, e ao contrário do q esperava, é super divertido de conduzir. O Kauai, tem suspensão traseira multi-link, e senti um enorme adornar do carro em curva.
Pois... eu achei o contrário, logo na primeira curva aqui na urbanização. Espero não ter sido influenciado por factores externos, mas eu nem tinha a certeza em relação à suspensão do Kauai...
Mas não sou especialista em condução, a minha opinião é totalmente leiga...

É possível ter o Kauai com bancos ventilados, smart cruise control, LFA, detecção de veículos no ângulo morto...
Eu fico à espera de melhor oportunidade €€... no futuro, haverão sempre carros melhores, e eu continuo a não me fartar do Ioniq... e se a rede de carregamento melhorar, a sua principal desvantagem desvanece-se...

E vão aparecer mais 100 PCRs ainda este ano! Saravá!!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”