Carregador de VE em casa

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 28 jun 2019, 13:44

Bom dia, adquiri o meu primeiro VE (Renault Zoe usado), mas agora gostaria de obter mais informações em relação aos carregadores para casa. Eu sei que a renault oferecia um na compra de um novo, mas visto que este é usado não se aplica a mim.
Gostaria de saber quais são as melhores opções visto que possuo garagem privada.

Já vi a opção da Legrand com os Green'Up Access, com a tomada de 3kw mas mesmo assim carrega mais rápido que a normal, mas não percebi muito bem como funciona.

Vi também as ofertas da EDP mas é extremamente caro para mim colocar um carregador deles 13€ mês primeiros 24meses depois , 16€.

Mais alguém tem outras opções?
Para obter um cartão para utilizar a rede Mobi.E tenho mesmo que usar um dos serviços fornecidos por alguma das marcas?

Obrigado

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por pemifer » 28 jun 2019, 15:46

Parabéns pela aquisição!
O cabo que o seu carro tem, o EVSE, é tudo o que precisa.
O EVSE Renault, como o da Nissan, carrega a 10A (mais ou menos 2200w) para os quais qualquer tomada caseira serve.

Tenha em atenção que o Zoe é EXTREMENTE sensível em relação à terra, se a terra da sua instalação não for de elevada qualidade não conseguirá carregar o seu ZOE.

Para carregar mais rapidamente terá de comprar um EVSE regulável ou uma wallbox.
Pode optar por um EVSE regulável, o que eu aconselho, será melhor instalar uma tomada CE 16A. É tão fiável como a green up e custa 10 vezes menos.
Pode optar por uma wallbox, o que não aconselho.

EVSE da Renault:
Imagem

Um dos EVSE reguláveis disponíveis no mercado:
Imagem
http://store.ecowatt.pt/prime-evse-t1-16a-c-ofertas/

Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 30 jun 2019, 00:01

Muito obrigado pela informação.
Nenhuma das tomadas em casa funciona para carregar o meu zoe, será que é da tal ligação à terra ? O edifício já é antigo.
Nas tomadas da garagem do meu irmão o carro carrega logo sei que o problema está nas tomadas.

Como devo proceder?

Obrigado

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por migle » 30 jun 2019, 12:49

Chamar um electricista ou esperar um bocadinho para ver se algum dos membros do fórum que percebe de electricidade consegue dar algumas instruções DIY.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por ExistingJellyfish » 30 jun 2019, 13:19

markids Escreveu:
30 jun 2019, 00:01
Muito obrigado pela informação.
Nenhuma das tomadas em casa funciona para carregar o meu zoe, será que é da tal ligação à terra ? O edifício já é antigo.
Nas tomadas da garagem do meu irmão o carro carrega logo sei que o problema está nas tomadas.

Como devo proceder?

Obrigado
Se o edificio é antigo, a terra pode nem estar ligada. Um teste "simples" é medir a tensão entre fase e terra com um multimetro. Se não tiveres lá mais ou menos 230VAC é porque a terra não está ligada (podes tambem medir neutro e terra, verás entre 1 ou 2 VAC, se for 0 é porque tens a instalação mal feita). Em ambos os casos convem chamar um electricista para rever isso.

Se o problema for a qualidade da ligação a terra, não vejo muito a fazer (principalmente que não vá custar bastante dinheiro). Possivelmente a solução terá que passar por arranjar um EVSE que engane o carro e emule a ligação a terra.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por RJSC » 30 jun 2019, 16:07

Tem que dizer por onde mora porque há membros neste fórum que percebem de electricidade e se disponibilizam a dar um salto pelo bem da causa e pela curiosidade de ver casos reais. Eu sou um deles.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por RJSC » 30 jun 2019, 16:14

ExistingJellyfish Escreveu:
30 jun 2019, 13:19

Se o edificio é antigo, a terra pode nem estar ligada. Um teste "simples" é medir a tensão entre fase e terra com um multimetro. Se não tiveres lá mais ou menos 230VAC é porque a terra não está ligada (podes tambem medir neutro e terra, verás entre 1 ou 2 VAC, se for 0 é porque tens a instalação mal feita). Em ambos os casos convem chamar um electricista para rever isso.
Com 2V entre a terra e o neutro o ZOE já não carrega.
No ENVE do Porto um ZOE com 1,3V entre o neutro e a terra não carregava.
Na altura tive que ligar o neutro no quadro à terra local.
No posto de transformação o neutro é ligado à terra com uma estaca e para quem está longe do PT é muito provável que a tensão do neutro e da terra no local tenham alguma diferença.

Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 30 jun 2019, 17:00

RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 16:07
Tem que dizer por onde mora porque há membros neste fórum que percebem de electricidade e se disponibilizam a dar um salto pelo bem da causa e pela curiosidade de ver casos reais. Eu sou um deles.
Moro no Porto, Ermesinde.

Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 30 jun 2019, 17:05

ExistingJellyfish Escreveu:
30 jun 2019, 13:19
markids Escreveu:
30 jun 2019, 00:01
Muito obrigado pela informação.
Nenhuma das tomadas em casa funciona para carregar o meu zoe, será que é da tal ligação à terra ? O edifício já é antigo.
Nas tomadas da garagem do meu irmão o carro carrega logo sei que o problema está nas tomadas.

Como devo proceder?

Obrigado
Se o edificio é antigo, a terra pode nem estar ligada. Um teste "simples" é medir a tensão entre fase e terra com um multimetro. Se não tiveres lá mais ou menos 230VAC é porque a terra não está ligada (podes tambem medir neutro e terra, verás entre 1 ou 2 VAC, se for 0 é porque tens a instalação mal feita). Em ambos os casos convem chamar um electricista para rever isso.

Se o problema for a qualidade da ligação a terra, não vejo muito a fazer (principalmente que não vá custar bastante dinheiro). Possivelmente a solução terá que passar por arranjar um EVSE que engane o carro e emule a ligação a terra.
A electricidade sai do meu apartamento para a garagem privativa que também tem um disjuntor.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por RJSC » 30 jun 2019, 18:10

markids Escreveu:
30 jun 2019, 17:00
RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 16:07
Tem que dizer por onde mora porque há membros neste fórum que percebem de electricidade e se disponibilizam a dar um salto pelo bem da causa e pela curiosidade de ver casos reais. Eu sou um deles.
Moro no Porto, Ermesinde.
Já me fica muito fora de mão. Moro em Aveiro.
Mas se ninguém resolver em tempo aceitável ou quiser 600€ a 1000€ como de costume podemos combinar uma deslocação com um valor razoável.
Não poder carregar em casa é muito chato.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”