Blackout total de PCRs

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 01 jul 2019, 09:43

mjr Escreveu:
30 jun 2019, 20:08
Isso está a ser feito.
:) já calculava que sim, mas ainda sou um associado recente e não percebi bem os canais de comunicação e acesso à informação da associação.

Normalmente a UVE consegue resposta ou a MobiE/ CEIIA / ERSE comporta-se como quando um utilizador normal pergunta? ou seja, responde quando quiser e só se quiser?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Gameiro101
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Mensagem por Gameiro101 » 01 jul 2019, 10:21

jpgoncalves2 Escreveu:
30 jun 2019, 20:22
RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 15:54
A whitelist está ativa pelo menos nos postos efacec, porque já carreguei várias vezes em postos com o símbolo off-line.
No meu caso foram postos que eu já tinha utilizado anteriormente quando a rede estava funcional.
Falta a mobi-e esclarecer definitivamente se a whitelist é apenas dos cartões que foram anteriormente utilizados no posto ou se é enviada uma lista global pela rede.
Se assim fosse, que a dita whitelist dos postos Efacec fosse composta pelos cartões que já lá carregaram, não teria que ter ficado pendurado numa tomada que gentilmente os funcionários da Galp de Aveiras me cederam, na madrugada de 29 de Junho. Utilizei já muitas vezes qualquer um dos PCR e até recentemente! Mas devo dizer que não é esse o critério de composição da whitelist que acho melhor e mais justo. Entendo que deva ser o de aceitar e memorizar localmente qualquer cartão, para mais tarde enviar a informação quando a comunicação estiver restabelecida.
A própria MOBIE insistia comigo que ambos os PCR estavam operacionais que o problema seria dos mus dois cartões de diferentes operadores! Depois de lhes ter dito que tinha carregado com eles em Pombal e Santarém apenas umas horas antes, na mesma viagem, convidei-os a testarem eles próprios as comunicações, pelas quais são os responsáveis, fazendo o reboot de qualquer um deles, a ver se resolvia o problema. Acederam de imediato e, passados 15 min e me terem dito ao fim de 10 min, as ordens de reboolt podiam chegar a levar horas a ser executadas, tive mesmo que os convidar a sairem das suas posições defensivas e inoperantes e reconhecerem a sua incapacidade e engano e o engano a que sujeitam o utilizador que se fia na informação em tempo real que eles disponibilizam para os utentes. Quanto a reclamação, perguntei se tinham livro de reclamações (o eletónico é agora obrigatório para todos)... a resposta foi, escreva um email. Quantos emails escrevi eu no passado, e ainda hoje espero resposta.... E assim estamos..
Um exclarecimento em relação ao livro de reclamações electrónico, apesar de ser obrigatório, esta a entrar faseadamente, o sistema não aguenta muitos acessos, ainda a semana passada tentei fazer um registo e não consegui por falhas no site. Podem ver aqui as entidades reguladores que já estão no sistema: https://www.livroreclamacoes.pt/pt/web/guest/registar

Em relação aos Blackouts, todos pedíamos a cobrança dos PCR, para começar a rede a crescer, mas afinal o resultado foi uma muito menor qualidade do serviço, enquanto não acabarem com a MOBI-E e não permitirem a criação de redes independentes, como a Tesla, duvido que as coisas melhorem, pode ser que a chegada da Ionity, com grandes investimentos da Alemanha, "obrigue" a alterar a lei.

Aqui no trabalho temos um Leaf, adoramos o carro, mas basicamente deixou de fazer viagens que obriguem ao uso dos PCR, vai ser trocado em breve por um Tesla, vai ser o segundo carro que menos tempo ficou ao serviço.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 01 jul 2019, 11:06

frankesousa Escreveu:
01 jul 2019, 09:43
mjr Escreveu:
30 jun 2019, 20:08
Isso está a ser feito.
:) já calculava que sim, mas ainda sou um associado recente e não percebi bem os canais de comunicação e acesso à informação da associação.

Normalmente a UVE consegue resposta ou a MobiE/ CEIIA / ERSE comporta-se como quando um utilizador normal pergunta? ou seja, responde quando quiser e só se quiser?
Digamos que existem canais mais diretos para a gestão de topo da Mobi.e.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 01 jul 2019, 11:17

mjr Escreveu:
01 jul 2019, 11:06

Bem os gostava de conhecer para expor algumas ideias, inquietações e reclamações. É que além de cada dia que passa parece que a estrutura serve para menos nem se digam a responder a emails. Sinceramente, assistir a situações de empresas que param os VE pois têm medo que os seus colaboradores fiquem parados na AE é muito triste num país que se diz na vanguarda da ME

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 01 jul 2019, 11:32

Então se fizeres o favor, sugere-lhes que pelo menos se tentem inteirar dos problemas recorrentes da rede (como este tópico ou o grupo do FB) em vez de se isolarem na sua bolha. Já que não têm a competência e/ou os recursos para garantir uma rede funcional, pelo menos que "andem em cima" dos relatos de quem anda de VE.

Devem saber que o que vêm por trás do computador nem sempre é o que o utilizador tem à frente. O caso recente do João em Aveiras é por demais óbvio. Quando eu, há já uns meses, tentei carregar em Aveiras também e o operador me dizia que pouco tempo antes alguém tinha lá carregado em CCS. Como, se o PCR estava avariado há já alguns dias?

Devem ter o cuidado de pelo menos responder aos contactos dos utilizadores, nem que seja uma mísera confirmação de recepção. Entre muitos outros casos, reportei detalhadamente o comportamento ridículo do PCR de Leiria (potência diferente com o ecrã bloqueado ou não), nada, nenhuma resposta. Não sei se já foi resolvido, se pura e simplesmente se borrifaram para mim. Ou quando o ioniq desligava o PCR de Coimbra, reportei e ofereci-me para eventuais despistes, zero feedback.

Edit: já não falando na actualização do estado dos postos no site e app, que está TODOS OS DIAS em baixo. Agora mesmo, novamente sem informação :(
Última edição por BrunoAlves em 01 jul 2019, 12:15, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024

Mensagem por fernandinand » 01 jul 2019, 11:46

O melhor que podiam fazer pela ME era acabar já amanhã com a Mobi.e e liberalizar de vez o mercado...assim temos este monopólio gerido por incompetentes que apenas parece servir para 'sorver' fundos comunitários e apoios estatais e encher os bolsos a alguns... :violin:

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 01 jul 2019, 12:19

fernandinand Escreveu:
01 jul 2019, 11:46
O melhor que podiam fazer pela ME era acabar já amanhã com a Mobi.e e liberalizar de vez o mercado...
Poucas coisas relacionadas com a ME me fariam mais feliz que a extinção da MobiE. Mas infelizmente isso não é viável num futuro próximo, em primeiro lugar pela legislação que tão depressa não se vai modificar, em segundo pela alteração imensa que teria de se implementar na rede: os operadores teriam de instalar e gerir backoffices próprios, os postos teriam de ser todos reconfigurados (provavelmente no local), mais uma montanha de coisas que nem fazemos ideia.

É um pau nascido torto que muito dificilmente se vai endireitar :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024

Mensagem por fernandinand » 01 jul 2019, 13:10

O meu comentário foi um pouco sarcástico Bruno...bem sei dos entraves existentes. No entanto discordo em parte de ti, porque apenas vejo um entrave...a legislação...o resto iria mudar de modo muito rápido, pois tempo é dinheiro.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 01 jul 2019, 13:33

Eu gosto da existência da mobi-e. Ando só com um cartão de um CEME e sempre me serviu. Não percebo quem anda com a carteira cheia com todos os cartões possíveis e depois se queixa que afinal não ficaram com um cartão único. Bem escolhido é extremamente raro que me compensasse outro CEME.
O problema não é o modelo, é a preocupação em relação aos automobilistas eléctricos: a GALP tem 2 PCRs desligados há mais de um ano (Lagos e Torres Vedras) por falta de uma certificação qualquer e não estão interessados em resolver.
Mesmo sem a mobi-e, em que é que esta situação mudava se o operador do posto também não quer saber?
A falta de atenção e respeito pelos utilizadores de VE é patente nos painéis informativos eletrónicos nas autoestradas: se uma bomba de combustível fóssil está avariada são logo mostrados avisos antes da última bomba funcional, se o PCR estiver avariado, não há aviso nenhum.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 01 jul 2019, 13:53

beme83 Escreveu:
01 jul 2019, 11:17
mjr Escreveu:
01 jul 2019, 11:06

Bem os gostava de conhecer para expor algumas ideias, inquietações e reclamações. É que além de cada dia que passa parece que a estrutura serve para menos nem se digam a responder a emails. Sinceramente, assistir a situações de empresas que param os VE pois têm medo que os seus colaboradores fiquem parados na AE é muito triste num país que se diz na vanguarda da ME
O presidente da Mobi.e esteve no ENVE de Torres Vedras na tertúlia. Na verdade tem estado em todos os ENVEs desde que estes são organizados oficialmente pela UVE (ENVE Coimbra 2016).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”