Carregador de VE em casa

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 01 jul 2019, 09:59

pemifer Escreveu:
28 jun 2019, 15:46
Parabéns pela aquisição!
O cabo que o seu carro tem, o EVSE, é tudo o que precisa.
O EVSE Renault, como o da Nissan, carrega a 10A (mais ou menos 2200w) para os quais qualquer tomada caseira serve.

Tenha em atenção que o Zoe é EXTREMENTE sensível em relação à terra, se a terra da sua instalação não for de elevada qualidade não conseguirá carregar o seu ZOE.

Para carregar mais rapidamente terá de comprar um EVSE regulável ou uma wallbox.
Pode optar por um EVSE regulável, o que eu aconselho, será melhor instalar uma tomada CE 16A. É tão fiável como a green up e custa 10 vezes menos.
Pode optar por uma wallbox, o que não aconselho.

EVSE da Renault:
Imagem

Um dos EVSE reguláveis disponíveis no mercado:
Imagem
http://store.ecowatt.pt/prime-evse-t1-16a-c-ofertas/
Utilizando a tomada industrial CE 16A que mencionou, será que resolve o meu problema da impedância no circuito? (já estou por tudo, mas como é problema do circuito não deve fazer diferença.)

Ao instalar a mesma depois precisava de utilizar um adaptador para ligar o EVSE da renault.
Por agora ainda não estou com muito capital para poder investir numa wallbox, ou evse's mais caritos.

Tenho também uma questão em relação aos cartões Mobi.e, já tentei pedir um cartão directamente do site deles, mas recarrega a página e não parece enviar nada. Pela EDP, eu preencho com os dados e dizem que vão confirmar por email ou telefone mas nada. Reparei também que EDP mobilidade eléctrica é através da EDP Comercial, enquanto que as facturas em casa indica, EDP Serviço Universal.

Tenho que refazer o meu plano de energia para poder pedir o cartão através da EDP?

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por bpedrosa » 01 jul 2019, 10:15

markids Escreveu:
01 jul 2019, 09:59
Utilizando a tomada industrial CE 16A que mencionou, será que resolve o meu problema da impedância no circuito? (já estou por tudo, mas como é problema do circuito não deve fazer diferença.)
A simples mudança da tomada não irá resolver o problema.
markids Escreveu:
01 jul 2019, 09:59

Ao instalar a mesma depois precisava de utilizar um adaptador para ligar o EVSE da renault.
Por agora ainda não estou com muito capital para poder investir numa wallbox, ou evse's mais caritos.
Sim, mas esse adaptador custa na ordem doa 10€
markids Escreveu:
01 jul 2019, 09:59

Tenho também uma questão em relação aos cartões Mobi.e, já tentei pedir um cartão directamente do site deles, mas recarrega a página e não parece enviar nada. Pela EDP, eu preencho com os dados e dizem que vão confirmar por email ou telefone mas nada. Reparei também que EDP mobilidade eléctrica é através da EDP Comercial, enquanto que as facturas em casa indica, EDP Serviço Universal.

Tenho que refazer o meu plano de energia para poder pedir o cartão através da EDP?
Não tenho a certeza que a Mobi.e ainda esteja a dar cartões, tenho ouvido relatos que não
Quanto à EDP Universal não tem oferta de mobilidade elétrica, apenas a EDP Comercial.
Não tem de mudar, mas juntando as duas coisas tem uma plano com desconto.

Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 01 jul 2019, 11:09

markids Escreveu:
01 jul 2019, 09:59
Não tenho a certeza que a Mobi.e ainda esteja a dar cartões, tenho ouvido relatos que não
Quanto à EDP Universal não tem oferta de mobilidade elétrica, apenas a EDP Comercial.
Não tem de mudar, mas juntando as duas coisas tem uma plano com desconto.
Para carregar nos postos públicos apenas dá com esses cartões certo?

Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 01 jul 2019, 12:27

RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 18:10
markids Escreveu:
30 jun 2019, 17:00
RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 16:07
Tem que dizer por onde mora porque há membros neste fórum que percebem de electricidade e se disponibilizam a dar um salto pelo bem da causa e pela curiosidade de ver casos reais. Eu sou um deles.
Moro no Porto, Ermesinde.
Já me fica muito fora de mão. Moro em Aveiro.
Mas se ninguém resolver em tempo aceitável ou quiser 600€ a 1000€ como de costume podemos combinar uma deslocação com um valor razoável.
Não poder carregar em casa é muito chato.
Eu tenho um quadro eléctrico dentro do apartamento, desse quadro/disjuntor sai para o disjuntor na garagem privada a 10 metros de distancia horizontal, o prédio tem 2 andares, moro no 2º.

É possível no disjuntor da garagem fazer uma melhor ligação terra para resolver o problema? (Ainda nao tendo a certeza que o problema é da impermanência ou ma ligação à terra)

Consegue me dizer uma estimativa quanto é que me ficaria, passar um cabo independente para ligar a uma tomada industrial de 32A na garagem, contando com também resolver o problema actual de existir impedância suficiente no circuito para o zoe carregar.

É só mesmo para ter uma ideia de quanto pode ficar.
Obrigado.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por RJSC » 01 jul 2019, 13:14

3 fios de 6mm2 com 10m, se couber na tubagem existente são 30€ ao preço do leroy merlin com corte ao metro. Num armazem de material elétrico sai a metade.
Uma tomada CEE 32A serão mais uns 10€ e um disjuntor de 32A para o quadro do apartamento mais uns 3€.

A garagem está assente em terra?
Se estiver dá para fazer um furo no chão para colocar uma estaca de terra em condições.
As varetas de terra costumam custar entre 7 a 10€.

Isto é o que gasta no faça você mesmo, senão há que acrescentar mão de obra.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por bpedrosa » 01 jul 2019, 13:26

markids Escreveu:
01 jul 2019, 11:09
markids Escreveu:
01 jul 2019, 09:59
Não tenho a certeza que a Mobi.e ainda esteja a dar cartões, tenho ouvido relatos que não
Quanto à EDP Universal não tem oferta de mobilidade elétrica, apenas a EDP Comercial.
Não tem de mudar, mas juntando as duas coisas tem uma plano com desconto.
Para carregar nos postos públicos apenas dá com esses cartões certo?
Não, ao contrário, o da Mobi.e apenas funciona nos postos piloto, que ainda não são pagos. Os outros funcionam em qualquer posto.

Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 01 jul 2019, 13:41

RJSC Escreveu:
01 jul 2019, 13:14
3 fios de 6mm2 com 10m, se couber na tubagem existente são 30€ ao preço do leroy merlin com corte ao metro. Num armazem de material elétrico sai a metade.
Uma tomada CEE 32A serão mais uns 10€ e um disjuntor de 32A para o quadro do apartamento mais uns 3€.

A garagem está assente em terra?
Se estiver dá para fazer um furo no chão para colocar uma estaca de terra em condições.
As varetas de terra costumam custar entre 7 a 10€.

Isto é o que gasta no faça você mesmo, senão há que acrescentar mão de obra.
Muito obrigado pelas informações, parece se calhar ser mesmo o melhor fazer a instalação para a garagem.

Por debaixo do cimento da garagem é o mais certo ser terra.
Fazendo o furo, e colocando a estaca é possível fazer uma ligação terra na garagem independente da casa?
Porque assim é capaz de me solucionar o problema de nem tão pouco conseguir carregar na garagem, e depois futuramente fazia a instalação para 32A.

Avatar do Utilizador
markids
Mensagens: 34
Registado: 24 jun 2019, 18:59
Data de fabrico: 22 dez 2014
Capacidade bateria: Zoe Q210

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por markids » 01 jul 2019, 13:56

bpedrosa Escreveu:
01 jul 2019, 13:26
markids Escreveu:
01 jul 2019, 11:09
markids Escreveu:
01 jul 2019, 09:59
Não tenho a certeza que a Mobi.e ainda esteja a dar cartões, tenho ouvido relatos que não
Quanto à EDP Universal não tem oferta de mobilidade elétrica, apenas a EDP Comercial.
Não tem de mudar, mas juntando as duas coisas tem uma plano com desconto.
Para carregar nos postos públicos apenas dá com esses cartões certo?
Não, ao contrário, o da Mobi.e apenas funciona nos postos piloto, que ainda não são pagos. Os outros funcionam em qualquer posto.
Estava a referir me a qualquer cartão, para carregar em postos públicos, é sempre necessário um cartão?
Última edição por markids em 01 jul 2019, 15:04, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por RJSC » 01 jul 2019, 13:58

Não é garantido que só a estaca de terra resolva, se o posto de transformação estiver longe ou com má ligação à terra e houver muita diferença de tensão entre o neutro e a terra.
Nesse caso tem também que se unir o neutro à nova estaca de terra no quadro do apartamento num ponto antes de qualquer disjuntor diferencial.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregador de VE em casa

Mensagem por pemifer » 01 jul 2019, 15:11

As contas são simples:
ficha CE 16A (5€) + adaptador CE 16A -> shucko (13€) = 18€
tomada shucko Green Up 70€

Existem vários CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).
Se quer um serviço decente peça o cartão à EVAZ (https://www.evaz.energy/comercializacao ... a-eletrica). São os mais competentes.
Pode pedir o cartão à EDP, GALP e PRIO mas, como já constatou com a EDP, é um processo moroso e doloroso em qualquer um dos três.
No entanto existe um CEME novo, sobre o qual não posso comentar, é o Charge2go. https://www.domoregogreen.com/

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”