Em Espanha os preços andam entre os 0.38€/kWh e os 0.50€/kWh, talvez venham os espanhóis a Portugal!
Os SuC da tesla são a 0.29€/kWh em Espanha, que também não é o mais barato do mundo!
Em Espanha os preços andam entre os 0.38€/kWh e os 0.50€/kWh, talvez venham os espanhóis a Portugal!
Por acaso já estava assim com esses preços no mês anterior (Junho) mas ainda considero um preço aceitável (eu aceito pagar isso na boa) se tiver certezas que estão a funcionar, se tiver alguém que vai lá resolver o problema em 20 ou 30 minutos no caso de não funcionar e se tiver postos suficientes para a procura.BrunoFonseca Escreveu: ↑02 jul 2019, 12:57Já sairam os tarifários de julho.
A galp (OPC) ja está a cobrar os PCN dos shoppings a 0,10€/kWh
Quick math... 0,10 do opc + 0,16 ceme da 0,26*1,23 (iva) da algo como 0,32€/kWh. Para um consumo medio de 15kWh/100km isto fica por 4,80€/100km
Considerando a potência, tecnologia e disponibilidade, eu até acho estupidamente barato!frankesousa Escreveu: ↑02 jul 2019, 14:58Os SuC da tesla são a 0.29€/kWh em Espanha, que também não é o mais barato do mundo!
Nao fiz juizos sobre se são caros ou baratos. Simplesmente fiz a constatação de um facto. Pensei mesmo que os galp dos shopping apenas cobravam o ceme e so este mes é que comecaram a cobrar os opc. Talvez tenha sido desatenção minha.frankesousa Escreveu: ↑02 jul 2019, 15:01Por acaso já estava assim com esses preços no mês anterior (Junho) mas ainda considero um preço aceitável (eu aceito pagar isso na boa) se tiver certezas que estão a funcionar, se tiver alguém que vai lá resolver o problema em 20 ou 30 minutos no caso de não funcionar e se tiver postos suficientes para a procura.BrunoFonseca Escreveu: ↑02 jul 2019, 12:57Já sairam os tarifários de julho.
A galp (OPC) ja está a cobrar os PCN dos shoppings a 0,10€/kWh
Quick math... 0,10 do opc + 0,16 ceme da 0,26*1,23 (iva) da algo como 0,32€/kWh. Para um consumo medio de 15kWh/100km isto fica por 4,80€/100km
Como nenhuma das minhas "exigências" estão satisfeitas, esses preços são muito elevados Actualmente!
0.36€/kWh num PCR espanhol para 0.32€/kWh num PCN tuga, vivam nuestros hermanos. Claro que estou a falar especificamente das redes Easycharger e Iberdrola. IBIL e Endesa fujam.frankesousa Escreveu: ↑02 jul 2019, 14:58Em Espanha os preços andam entre os 0.38€/kWh e os 0.50€/kWh, talvez venham os espanhóis a Portugal!
Em anexo vinha um comunicado da EDP, em resposta à própria ERSE que aparentemente questionou a EDP sobre a minha reclamação.Exmo(a) Sr(a).
Recebemos reclamação apresentada por V. Exa. no Livro de Reclamações Eletrónico, contra a EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A., sob o n.º ROR00000000000288416, que mereceu a nossa melhor atenção, sendo também do nosso conhecimento a resposta que lhe foi endereçada diretamente pela mesma.
Depois de analisada a referida documentação, solicitámos esclarecimentos adicionais junto da entidade reclamada, tendo-nos sido enviada a resposta que juntamos, para conhecimento.
A ERSE é uma entidade administrativa orgânica e funcionalmente independente, que regula os setores de eletricidade, do gás natural e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica. Os poderes da ERSE de regulação, supervisão, fiscalização e sancionatórios estão tipificados na lei.
Esclarecemos que, nas questões comerciais e contratuais concretas que envolvam as empresas e os consumidores de energia, a intervenção da ERSE está limitada à informação ou, se já existir um conflito, à recomendação da sua resolução, ainda que não possa impor uma solução. Ainda assim, todas as comunicações são avaliadas numa perspetiva de contínua melhoria dos setores regulados pela ERSE.
Para melhor informação sobre os setores elétrico e do gás natural sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do seguinte endereço www.erse.pt/consumidor.
Com os melhores cumprimentos,
Apoio ao Consumidor de Energia
ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Depois de ler isto, fiquei obviamente esclarecido com a resposta à 1ª parte da minha reclamação (que era sobre a facturação ao minuto ou ao segundo).Ex.mos Senhores,
Reportamo-nos à comunicação acima identificada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Considerando o pedido de esclarecimento endereçado por essa Entidade Regulador e tal como
indicado na nossa anterior comunicação, os carregamentos objeto de reclamação correspondem ao
mês de novembro do ano transato, período durante o qual foi o tarifário definido ao minuto, sendo
o arredondamento efetuado à unidade e por excesso. Esta situação foi entretanto alterada no
decorrer do presente ano, passando o dito arredondamento a ser realizado ao segundo.
Assim, informamos que caso essa Entidade considere pertinente, poderá solicitar os devidos
esclarecimentos acerca do acima descrito junto da Mobi.e na medida que a faturação é processada
tendo por base os dados por ela transmitidos.
Com os melhores cumprimentos,
Pela EDP Comercial – Comercialização de Energia, S.A.
Ontem recebi resposta da ERSE à esta minha nova investida dizendo isto:Boa tarde,
Antes de mais obrigado pela resposta e pelo esforço demonstrado na tentativa de resolução e/ou esclarecimento da minha reclamação.
Verifico que a resposta a EDP, directamente para mim como o anexo que me remetem, respondem claramente à parte da reclamação referente aos arredondamentos ao minuto.
Fiquei completamente esclarecido sobre esse assunto e considero o assunto resolvido.
No entanto a minha reclamação tinha uma outra parte também não mais importante, em que provavelmente a entidade "responsável" pelo erro não será a EDP mas sim a MobiE ou o Operador do Posto de carregamento.
Sendo que a ERSE é a entidade responsável por fiscalizar também estas 2 entidades, e infelizmente nem o OPC nem a MobiE estão cadastradas no livro de reclamações online, não me é possível criar uma reclamação especifica.
Também é com o CEME que eu tenho um contrato e é ele que me fatura, assim, é a ele que eu tenho de reclamar, sendo este que deve fazer o possível para que as quantidades facturadas sejam as que o utilizador efectivamente "consumiu".
Posto isto, gostava que a ERSE esclarecesse junto das entidades mencionadas na minha reclamação o porque do valor de minutos:segundos registado no sistema da MobiE e posteriormente facturados pelo CEME não correspondem ao tempo efectivamente utilizado, comprovado na minha reclamação pelas fotografias do resumo apresentado no final da secção de carga no posto em causa.
Fico a aguardar resposta a este segundo ponto da reclamação que tem mais importância já que hoje em dia continua a acontecer com todos os utilizadores, 13 segundos facturados a mais em casa carga não é desprezável.
Obrigado,
Nuno Franclim Sousa
Com esta resposta, que é claramente passar a bola para outro lado e sacudir a água do capote, já nem me dignei a fazer mais nada, assumi que era um caso perdido.Exmo(a) Sr(a).
Acusamos a receção da sua comunicação, relativa ao assunto em epígrafe, que mereceu a nossa melhor atenção.
Considerando o exposto, e sem prejuízo da informação que anteriormente lhe prestámos, informamos que caso a situação persista, poderá contactar a Direção Geral de Energia e Geologia, uma vez que, como o próprio comercializador indica, o funcionamento do pontos de carregamento em causa está dependente da referida entidade.
Para melhor informação sobre os setores elétrico e do gás natural sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do seguinte endereço www.erse.pt/consumidor.
Com os melhores cumprimentos,
Apoio ao Consumidor de Energia
ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos