
Blackout total de PCRs
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: Blackout total de PCRs
Offline outra vez há duas horas...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Blackout total de PCRs
Mas para quê cartões? App, zero cartões. Isto já para não falar do multibanco, mas enfim, mesmo lá fora o normal parecem ser cartões e apps, ainda que não haja nenhuma rede MB como a nossa. Qual é mesmo a utilidade da MobiE?
Mesmo sendo verdade, não é suficiente. Nem toda a gente pode (ou quer) ir ao ENVE. Depois, não é o melhor local para expor ideias, sobretudo reclamações fundamentadas (plateia, pouco tempo, sem hipótese de organizar as ideias) depois saem coisas pouco articuladas. Eu vi o vídeo da tertúlia (não estive lá porque o trabalho me entalou), eles não responderam a nada. Rigorosamente nada. É a legislação, é o regulador, é o brevemente (a app). Valeu a intervenção musculada do Sérgio, mas não veio qualquer resposta definitiva às questões que ele colocou.
Depois, o ENVE calhou numa altura em que estava tudo a arder com o início dos pagamentos nos PCN e as facturas absurdas tinham acabado de cair. O foco estava nesse tema, ao qual eles airosamente chutaram para canto com a legislação e o mercado. A fiabilidade da rede e dos próprios sistemas da MobiE/CEIIA não foi sequer assunto. Conveniente

Do ENVE para cá já foram pelo menos 3 ou 4 apagões. A quem é que se reclama desses? Num dos últimos foram até capazes de dizer (com o eco da UVE) que foram alvo de um ataque informático e que os casos que as pessoas falavam não podiam acontecer porque os postos têm uma whitelist e tal. A tal whitelist que agora sabemos todos como funciona. Resta saber se eles sabem... Ataque? Conveniente. Será a mesma desculpa para os mais recentes?
Não, não me faz sentido. Não faz sentido que um sistema que é crítico para tanta gente seja tratado com tamanho desrespeito por quem de direito. Não há comunicação, não há a quem reclamar, não há garantias de serviço, não há nada.
Não é uma questão de paciência ou de ser ou não pioneiro. Já passámos essa fase. Já não são 5 PCR no país todo e uns PCN que vão ou não funcionando. Agora são muitos milhares de pessoas a depender de uma entidade que, na minha opinião, não tem "arcaboiço" para a importância que tem. E que a legislação impede que tenha concorrência. Lindo.
Edit: eu, até agora acérrimo defensor da ME, vou passear e levo família comigo, no meu carro ou em carros que vão em caravana. Chegar a um posto e ele não funcionar é algo que regra geral conseguimos defender-nos, basta ser proactivo a procurar estados ao longo do percurso e tentar ter (quando possível) um plano B. Chegar a um posto e ele estar ocupado, shit happens e já sabemos ao que vamos. Não gosto, mas faz parte infelizmente, falta a redundância.
Agora estes apagões? A actualização do estado dos postos indisponível todos os dias? Estamos muito pior do que estávamos antes dos pagamentos a este respeito! É só falta de competência e/ou recursos. Como ninguém fala connosco, só podemos adivinhar e eu adivinho a primeira

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Blackout total de PCRs
Sinceramente isso é só para inglês ver e uma vez ao ano. Pensava que alguém tinha acesso aos técnicos. Numa estrutura dependente do Estado faz mais um técnico bem intencionado do que o Presidente. Isto só muda se os colaboradores da Mobi.e dependesse da rede que gerem~. Assim tinha a certeza que ninguém se lembrava de fazer testes aos fins de semana.mjr Escreveu: ↑01 jul 2019, 13:53O presidente da Mobi.e esteve no ENVE de Torres Vedras na tertúlia. Na verdade tem estado em todos os ENVEs desde que estes são organizados oficialmente pela UVE (ENVE Coimbra 2016).beme83 Escreveu: ↑01 jul 2019, 11:17Bem os gostava de conhecer para expor algumas ideias, inquietações e reclamações. É que além de cada dia que passa parece que a estrutura serve para menos nem se digam a responder a emails. Sinceramente, assistir a situações de empresas que param os VE pois têm medo que os seus colaboradores fiquem parados na AE é muito triste num país que se diz na vanguarda da ME
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Blackout total de PCRs
A Mobi.e não tem técnicos, todos os serviços são sub-contratados. E, opinião pessoal, muito sub-financiado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Blackout total de PCRs
A Mobi.e não tem técnicos, todos os serviços são sub-contratados. E, opinião pessoal, muito sub-financiado.
Continuam sem (saber) dar uma explicação...
Continuam sem (saber) dar uma explicação...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Blackout total de PCRs
O problema parece que foi resolvido e estão empenhados em colocar o modo WhiteList a funcionar corretamente.
Em jeito de especulação, existem alguns receios de que o facto da interface que indica o estado dos postos ser pública (ainda que não documentada) abrir uma vulnerabilidade para o serviço. A meu ver esta interface deveria (não sei como realmente está) estar numa máquina e rede separada do serviço realmente importante que é a comunicação com os postos. Mas os especialistas em segurança informática que se pronunciem.
Em jeito de especulação, existem alguns receios de que o facto da interface que indica o estado dos postos ser pública (ainda que não documentada) abrir uma vulnerabilidade para o serviço. A meu ver esta interface deveria (não sei como realmente está) estar numa máquina e rede separada do serviço realmente importante que é a comunicação com os postos. Mas os especialistas em segurança informática que se pronunciem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Blackout total de PCRs
Não acredito que a interface que fornece essa informação e a máquina que faz a gestão e comunicação com o posto estejam na mesma máquina
Isso é um grande caminho para asneira da grossa...
Podem estar na mesma máquina física, mas em máquinas virtuais diferentes, senão existe a possibilidade de acesso directo à máquina que faz a gestão/comunicação com os postos.


Isso é um grande caminho para asneira da grossa...

Podem estar na mesma máquina física, mas em máquinas virtuais diferentes, senão existe a possibilidade de acesso directo à máquina que faz a gestão/comunicação com os postos.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Blackout total de PCRs
Ficava bem alguma comunicação. Mas também ficava bem das outras vezes.
Sobretudo um pedido de desculpas às pessoas afectadas pelo "problema" e uma explicação cabal para ele.
Sobretudo um pedido de desculpas às pessoas afectadas pelo "problema" e uma explicação cabal para ele.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Blackout total de PCRs
Para mim, o problema técnico é apenas uma faceta do problema.
O verdadeiro problema é o regulamento, que me parece que muitas pessoas não leram. Sem obrigações, sem pressão de qualquer tipo (concorrência), de uma forma ou de outra, isto volta a acontecer.
O verdadeiro problema é o regulamento, que me parece que muitas pessoas não leram. Sem obrigações, sem pressão de qualquer tipo (concorrência), de uma forma ou de outra, isto volta a acontecer.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Blackout total de PCRs
Não é preciso concorrência para uma entidade gestora criada pelo governo basicamente, só tem é que funcionar bem, já que todos (todos., não só quem tem VE) paga para aquilo funcionar.
Talvez o dinheiro não chegue, isso só mostra o tom de brincadeira que as entidades levam a ME.
Agora gerir uma rede destas, meia dúzia de pessoas com vontade faziam isso com muito mais qualidade.
Talvez eles não sejam meia dúzia,
Talvez eles não tenham vontade!
Continuo a dizer que o modelo está bem, é simples de usar (depois de entender) e é fácil de fazer com que as pessoas entendam. Só falta vontade de todos.
A MobiE/ CEIIA não têm livro de reclamações? Precisava de escrever umas coisas lá!!!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)