
DB Filipeoliv Leaf 24Kw
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
A J1772? Então ou a ficha é muito má qualidade, ou os fios do cabo até essa ficha são muito finos...
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Se aquece algo não esta bem. Eu carrego sempre a 28A e nunca notei qualquer aquecimento na ficha. Talvez devesses pedir a alguém para ver isso.filipeoliv Escreveu: ↑07 jun 2019, 08:13O que aquece é ficha que liga ao carro, o resto não aquece, até que a ligação ao quadro está com CEE de 32A
Deve ser o cabo que cravei ao francês, não é grande coisa.
Bem, então vou começar a carregar a 10A.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Considero normal, o máximo do cabo é 16A.
Se carregas a 28 é porque o teu cabo dá para 32A
Se deixo aquilo 3 ou 4h a carregar a 16A estar quente acho que seja normal.
Se carregas a 28 é porque o teu cabo dá para 32A
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Ora só para registo.
Está tudo bem com o Leaf, o SOH subiu um pouco em relação ao final do mês passado, mas parece sol de pouca dura, está a caminhar rapidamente para onde estava.
Este mês mais 1400 km feitos
Ainda bem que quem compra um carro eletrico é para fazer poucos km´s
Aqui fica o material que a malta gosta de ver.



Está tudo bem com o Leaf, o SOH subiu um pouco em relação ao final do mês passado, mas parece sol de pouca dura, está a caminhar rapidamente para onde estava.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Viva!mjr Escreveu: ↑06 jun 2019, 14:30Com as baterias de Lítio não é de todo assim. Como já foi explicado muitas vezes a capacidade ESTIMADA pelo carro baixa quando se faz cargas a baixa corrente e não se usa toda a gama de SOC, carregando numa janela pequena, tipo 80%-40%. Isto porque é difícil estimar a capacidade real de uma bateria quando só nos deixam ver uma parte dessa capacidade. Na verdade a capacidade REAL sofre menos degradação nessas condições. Quando se faz uma CR e usa a gama de SOC na totalidade (tipo 100% a 10%) o carro vai conseguir ESTIMAR melhor a capacidade da bateria, e por isso a capacidade ESTIMADA aumenta.beme83 Escreveu: ↑06 jun 2019, 13:35Quanto mais lenta é a carga menos aquecimento mas a bateria gosta de uma carga mais rápida para espevitar. Imagine estar sempre parado ou a caminhar lentamente os musculos acomodam se mas se andar rápido sempre, podem deteriorar. Mas se ocasionalmente der umas corridas e uns sprints mantem a forma fisica. Com a bateria é o mesmo.filipeoliv Escreveu: ↑06 jun 2019, 12:55Bem, já não percebo nada.
Sempre li que quanto mais lenta fosse a carga, menos aquecimento provocava e logo melhor para a saúde da bateria.
Já não sei o que fazer...![]()
![]()
Tenho uma questão que gostava ver esclarecida. Já li por cá no fórum que o carro não deve estar muitas horas parado com a voltagem das células acima dos 4.0 mv o que equivale de grosso modo aos 80% de bateria. Acontece porém, que o meu leaf 1 mk2 de 10/2015 com SOH de 87% quando está com 72% de bateria no leafspy a voltagem das células ronda os 4.048 mv. O que pergunto é se é desaconselhável para a longevidade da bateria, no meu caso, deixar longas horas o carro parado com 77% de bateria quando chego de manhã ao trabalho pois tenho voltagens superiores a 4mv.
Obrigado e cumprimentos.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
A variação da degradação com a tensão é exponencial, ou seja de 4,1V para 4,05V a diferença de degradação é muito superior a 4,05V para 4,00V. Eu não me preocuparia muito com isso.
No entanto, suponho que ele carregue a 100% todos os dias, o que significa que de manhã ao sair de casa não terá a regeneração disponível, tornando a condução menos agradável e menos eficiente. Chegando ao trabalho com 77% deve significar que chega a casa ao fim do dia acima de 50% da bateria. Neste caso, porque não carregar a 80% durante a noite para ter a regeneração disponível logo ao sair de casa e ter o bónus de degradar um pouco menos a bateria?
No entanto, suponho que ele carregue a 100% todos os dias, o que significa que de manhã ao sair de casa não terá a regeneração disponível, tornando a condução menos agradável e menos eficiente. Chegando ao trabalho com 77% deve significar que chega a casa ao fim do dia acima de 50% da bateria. Neste caso, porque não carregar a 80% durante a noite para ter a regeneração disponível logo ao sair de casa e ter o bónus de degradar um pouco menos a bateria?
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Obrigado mjr pela resposta.
A sugestão vem muito a propósito e é algo que já tinha ponderado. No entanto, por vezes ao chegar do trabalho ao fim da tarde com cerca de 45-50% de bateria tenho um ou outro compromisso daí "jogar" com esse conforto extra de bateria.
Quanto à ausência de regeneração devido ao facto de sair com 100% de bateria é quase uma não questão em virtude de residir na Ilha da Madeira e logo aos 12 kms após a saída já tenho 89% de bateria devido às subidas do percurso.
Vou todavia, ter atenção a essa relação exponencial entre a tensão das células e a degradação da bateria evitando deixar o carro parado muito tempo com voltagens superiores a 4mv.
Abraço e muitos kms elétricos.


A sugestão vem muito a propósito e é algo que já tinha ponderado. No entanto, por vezes ao chegar do trabalho ao fim da tarde com cerca de 45-50% de bateria tenho um ou outro compromisso daí "jogar" com esse conforto extra de bateria.
Quanto à ausência de regeneração devido ao facto de sair com 100% de bateria é quase uma não questão em virtude de residir na Ilha da Madeira e logo aos 12 kms após a saída já tenho 89% de bateria devido às subidas do percurso.
Vou todavia, ter atenção a essa relação exponencial entre a tensão das células e a degradação da bateria evitando deixar o carro parado muito tempo com voltagens superiores a 4mv.
Abraço e muitos kms elétricos.



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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Boas.corrisi Escreveu: ↑06 jul 2019, 19:45Viva!
Tenho uma questão que gostava ver esclarecida. Já li por cá no fórum que o carro não deve estar muitas horas parado com a voltagem das células acima dos 4.0 mv o que equivale de grosso modo aos 80% de bateria. Acontece porém, que o meu leaf 1 mk2 de 10/2015 com SOH de 87% quando está com 72% de bateria no leafspy a voltagem das células ronda os 4.048 mv. O que pergunto é se é desaconselhável para a longevidade da bateria, no meu caso, deixar longas horas o carro parado com 77% de bateria quando chego de manhã ao trabalho pois tenho voltagens superiores a 4mv.
Obrigado e cumprimentos.
Também já pensei nisso, mas já deixei de ligar e não sei responder.
Por ex. antes de ontem cheguei a casa com a bateria com pouco mais de 20%
Meti o programador para 80% e de manhã estava carregado e assim ficou parado pois ontem tive de fazer 150Km em menos de 2.30h e de elétrico era impensável.
Vamos ver se o Bruno Alves ou alguém intendido na matéria passa para poder responder.
- BrunoAlves
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw
Na minha opinião, essa é a atitude correcta. Os 80% são um valor de referência, como se vê num carro pode ser um pouco a mais ou um pouco menos. Tentar minimizar o efeito sim, mas não passar o tempo com isso na cabeça é a minha opinião.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw


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