Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 10 jul 2019, 20:20

Ora aqui vai o novo email da ERSE que me deixou mesmo :shock:

Vou só por a negrito as partes que mais me impressionam!
Exmo(a) Sr(a).  

Na sequência da sua mais recente comunicação, relativa ao assunto em epígrafe, que mereceu a nossa melhor atenção, vimos informar que a nossa resposta anterior foi expedida por lapso, solicitando que a mesma seja desconsiderada.

No que se refere às questões colocadas no seu e-mail, informamos que o Regulamento da Mobilidade Elétrica tem diversas disposições que não vigoram até que se inicie a fase comercial. Por outro lado, encontra-se por aprovar o Manual de Procedimentos da Atividade da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica que irá detalhar um conjunto de procedimentos, incluindo os relativos à medição, leitura, disponibilização e dados para faturação.
Aproveitamos ainda para esclarecer que diferença entre o valor Mobi.E – entidade gestora - e a que visualiza no posto é matéria que irá integrar o Manual de Procedimentos acima referido, que é expectável que vá para consulta pública em breve. Nos termos da lei, cabe à entidade gestora (Mobi.E, S.A.) a gestão da informação necessária à faturação dos diversos agentes envolvidos em cada transação (art.º 21.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, na sua atual redação).

Para melhor informação sobre os setores elétrico e do gás natural sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do seguinte endereço www.erse.pt/consumidor.

Com os melhores cumprimentos,

Apoio ao Consumidor de Energia

ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Têm alguma coisa a dizer sobre isto?

É só a mim que me parece a republica das bananas! Andamos a pagar coisas que nem regulamentadas e reguladas estão???? :evil:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por brunoa » 11 jul 2019, 13:03

frankesousa,

o que acaba de apresentar é um pouco mais grave do que aparente. Pois estamos a pagar algo que alem de não regulamentada e auditada, se quisesse avançar juridicamente com o processo, não tinha como se defender.

Pela resposta dada o que transparece é que se a Mobi.e indicou esse tempo é porque é verdade, no entanto, a maquina nuca foi testada ou fiscalizada ou mesmo calibrada.

Espero que nunca aconteça, mas se por qualquer motivo um PCR hoje comunicar por exemplo o dobro da energia consumida, o utilizador não tem como se defender. Em todas as outras áreas do comercio, qualquer maquina que trabalhe com medidas tem de ser fiscalizada, verificada a sua calibração e exatidão. creio inclusive que é o Instituto da soldadura e qualidade que faz essas validações e tranca com selo.

republica das bananas é ser simpático.

Aqui no fórum ninguém conhece forma de fazer chegar estas informações a assembleia? ou a algum partido?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 11 jul 2019, 15:04

De facto é uma situação estranha e infelizmente habitual no nosso país onde tudo parece ficar pela metade.

No entanto a situação sobre os erros de faturação vale para os dois lados, ou seja em tribunal quem tem de provar os valores consumidos é o CEME/OPC/EGME. Não havendo regulamentação e certificação das instalações pode ser complicado exigirem o que quer que seja dos consumidores. Pelas palavras da ERSE parece que a fase comercial ainda não está completamente implementada, sendo uma espécie de fase piloto da fase comercial.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 11 jul 2019, 15:07

brunoa Escreveu:
11 jul 2019, 13:03
f
Espero que nunca aconteça, mas se por qualquer motivo um PCR hoje comunicar por exemplo o dobro da energia consumida, o utilizador não tem como se defender. Em todas as outras áreas do comercio, qualquer maquina que trabalhe com medidas tem de ser fiscalizada, verificada a sua calibração e exatidão. creio inclusive que é o Instituto da soldadura e qualidade que faz essas validações e tranca com selo.
Claro que isso acontece, errar no tempo é igual a errar na energia quando estamos a falar de postos pagos ao segundo!
Mas a energia também erram sem que possamos defender-nos. Ora reparem no registo do meu carregamento no novo posto da Circunvalação PRT-00020 PCR da Magnuncap. Já reclamei com o CEME, OPC e MobiE, nenhum respondeu, mas o CEME ainda não enviou a fatura, deve ter ficado admirado:

Foto do Posto:
Imagem

Agora o registo na MobiE, pelo qual vou ser faturado:
Imagem

Até o preço do posto está errado, diferente da lista deles, diferente do que é apresentado no posto.

Nem sei se me devo rir ou chorar, pelo menos têm de me pagar pelos 7kWh que vendi à rede :lol: :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 11 jul 2019, 16:06

mjr Escreveu:
11 jul 2019, 15:04
Pelas palavras da ERSE parece que a fase comercial ainda não está completamente implementada, sendo uma espécie de fase piloto da fase comercial.
Não está completamente implementada mas no entretanto vão faturando... Oh Portugal... :roll:

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 12 jul 2019, 10:54

A burocracia sempre foi demorada por cá.

A faturação na mobilidade elétrica ainda que parcial veio trazer equilíbrio à mobilidade elétrica entre todos os intervenientes e disponibilizar postos a quem realmente precisa como utilizador e incentivar os operadores a apostar e a escolher os locais estratégicos onde pretendem posicionar PCN ou PCR.

Se tudo estivesse dependente da velocidade de processamento a que segue a burocracia neste momento os pontos de carregamento público poderiam não estar disponíveis.

Como sabemos os nossos vizinhos Espanhois dizem maravilhas dos Portugueses por terem criado uma infraestrutura centralizada e simultaneamente concorrente entre OPC e CEME distribuída por todo o país.

Em Espanha tudo pode mudar de região para região sem garantias de postos em funcionamento.

A liberdade total também é um problema.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 12 jul 2019, 11:49

Essa afirmação de que os espanhóis anseiam por uma rede igual à nossa é conversa para encher chouriços, parece a conversa dos postos funcionais e avariados, temos sucata por todo o pais só para as estaticistas do numero de postos e andamos a gastar dinheiro publico em reparações que não servem de nada.

Como se costuma dizer, com o mal dos outros podemos nós, pouco me interessa se os outros são todos uns burros e nós é que somos bons, mas no final a rede em Portugal é o que se vê.

Não me serve de consolo pensar que os outros ainda estão piores do que nós, prefiro pensar que podíamos e devíamos estar muito melhor!

Se tivéssemos apenas um cartão/aplicação/contratos/etc e carregamentos fossem direitinhos para os OPC, sem interferências de CEME's a cobrar balúrdios pela energia (levando a maior fatia nos lucros), certamente que seria muito mais simples e claro para os utilizadores e motivador para os OPC's investirem mais na rede em Portugal, isto para não falar na atractividade para termos operadores internacionais em Portugal...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 jul 2019, 12:07

galt Escreveu:
12 jul 2019, 10:54
Como sabemos os nossos vizinhos Espanhois dizem maravilhas dos Portugueses por terem criado uma infraestrutura centralizada
Sim, sobretudo a facilidade com que eles vêm cá e carregam nessa rede maravilhosa :lol:

Como é que ainda se defende esta aberração ultrapassa-me.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por brunoa » 12 jul 2019, 12:13

rimsilva Escreveu:
12 jul 2019, 11:49
Se tivéssemos apenas um cartão/aplicação/contratos/etc e carregamentos fossem direitinhos para os OPC, sem interferências de CEME's a cobrar balúrdios pela energia (levando a maior fatia nos lucros), certamente que seria muito mais simples e claro para os utilizadores e motivador para os OPC's investirem mais na rede em Portugal, isto para não falar na atractividade para termos operadores internacionais em Portugal...
Já somos 2 a pensar no mesmo sentido.

Ora vejamos a rede SIBS como exemplo: eu levanto dinheiro em qualquer maquina ATM em Portugal, independentemente se é de uma instituição bancária ou se é de um privado que paga ao banco para a ter e independentemente do meu banco.
Melhor, se for ao estrangeiro desde que a rede de comunicação implementada na maquina seja Visa Elétron (passo a publicidade) o meu cartão MB também funciona.

Caso de sucesso em Portugal, com tecnologia a ser vendida por este mundo fora devido ao extra que a rede comporta (pagamentos de serviços, consulta de saldos, transferências, etc)

Ora, quando iniciei a minha "viagem" pela mobilidade elétrica e me indicaram que existia uma entidade gestora de toda a rede, o meu 1º pensamento foi: "impecável, uma SIBS para a mobilidade elétrica" mas na realidade soubemos (leia-se que tem poderes para tal) ligar o Complicómetro e estragar algo que parecia simples.

A Mobi.e gere a rede, cobra o serviço, por KWh ou tempo ou outros critérios, e trata de manutenções, contratos de fornecimento de eletricidade, colocação de postos em locais públicos e aluguer de espaços privados para colocação dos postos.

Não será assim tão simples!! O que me está a falhar? Burocracia pesada? Regulamentos (que pelos vistos não existem)? Ou interesses económicos ocultos?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 12 jul 2019, 14:48

BrunoAlves Escreveu:
12 jul 2019, 12:07
galt Escreveu:
12 jul 2019, 10:54
Como sabemos os nossos vizinhos Espanhois dizem maravilhas dos Portugueses por terem criado uma infraestrutura centralizada
Sim, sobretudo a facilidade com que eles vêm cá e carregam nessa rede maravilhosa :lol:

Como é que ainda se defende esta aberração ultrapassa-me.
O cartão que os espanhóis sá possuem para os carregadores EDP em Espanha funciona em Portugal e vice-versa.

Portugueses com um sistema centralizado podem realizar todas as expetativas referidas anteriormente, e ainda ligar a rede a nível europeu tal como a União Europeia deseja.

Parece-me que a maior reivindicação são os atrasos na implementação com muitas pedras na engrenagem (muitas empresas envolvidas) e ainda a falta de estabilidade do servidor da mobi.e
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Carregamento”