Blackout total de PCRs

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 14 jul 2019, 09:20

Para quem não teve oportunidade de ler volto a mostrar aqui a resposta da entidade de regulação (ERSE) sobre o que faz atualmente a MobiE:
No que se refere às questões colocadas no seu e-mail, informamos que o Regulamento da Mobilidade Elétrica tem diversas disposições que não vigoram até que se inicie a fase comercial. Por outro lado, encontra-se por aprovar o Manual de Procedimentos da Atividade da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica que irá detalhar um conjunto de procedimentos, incluindo os relativos à medição, leitura, disponibilização e dados para faturação.
Aproveitamos ainda para esclarecer que diferença entre o valor Mobi.E – entidade gestora - e a que visualiza no posto é matéria que irá integrar o Manual de Procedimentos acima referido, que é expectável que vá para consulta pública em breve. Nos termos da lei, cabe à entidade gestora (Mobi.E, S.A.) a gestão da informação necessária à faturação dos diversos agentes envolvidos em cada transação (art.º 21.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, na sua atual redação).
Não vale a pena esperar nada de concreto. A MobiE é a entidade gestora da rede que diz se temos ou não carregamentos à sua livre vontade mas Actualmente não tem de cumprir qualquer regra ou regulamento, faz o que apetecer, confirmado pelo regulador.

Por mim só farei mais uma coisa, sempre que tiver problemas fotografar, filmar, para depois ter matéria para fazer uma reclamação ao CEME e OPC, eles que se amanhem a fazer pressão na MobiE.

Já estava na hora da UVE (ou nós) fazermos uma reportagem publica para passar na RTP com o estado da arte da MobiE, em que de 10 em 10 segundos aparecia a cara do presidente da MobiE e do "ministro dos carregamentos em casa" a dizer que a rede estava boa.

E sim:
jfr2006 Escreveu:
14 jul 2019, 09:05
Ainda há quem tente comparar isto com a SIBS :roll: :evil:
A comparação é mais do que válida, o sistema tem todas as vantagens da SIBS e podia muito bem colocar Portugal na frente (de longe) na rede de carregamentos, mas não com uma entidade a gerir que nem regras tem :doh:

Edit: pelo menos agora até o site da MobiE está offline para não deixar duvidas. Uma entidade em que o seu site fica offline a meio do dia... nem é uma entidade, é uma coisa!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoFonseca » 14 jul 2019, 10:51

frankesousa Escreveu:
14 jul 2019, 09:20

Já estava na hora da UVE (ou nós) fazermos uma reportagem publica para passar na RTP com o estado da arte da MobiE, em que de 10 em 10 segundos aparecia a cara do presidente da MobiE e do "ministro dos carregamentos em casa" a dizer que a rede estava boa.
Não me parece que a exposição pública seja a melhor solução. Isso cheira-me a CMTV, algo que abomino, ainda para mais iríamos deixar os ICE lovers com sorriso nos lábios e contribuir negativamente para a imagem da ME.
Note-se que necessitamos de ser muitos para criar impacto mediático.

Não obstante, concordo que é necessário fazer algo. Considero que a UVE como instituição tem mais força do que cada um de nós, mas não devemos incumbir a UVE de fazer o trabalho todo.
A minha sugestão passa por fazer um levantamento de todas as situações para que a UVE possa intervir junto da EGME, mas com compromisso, isto é, necessitamos de respostas claras e medidas que visem mitigar estes problemas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 14 jul 2019, 12:03

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 14 jul 2019, 12:36

Não sei o que podemos fazer mais, isto está a chegar ao meu limite de paciência, e não vou vender o ve, não é por aí a saída que quero.

Qual a vossa opinião sobre o que fazer para ter impacto? Mandar uma carta ao ministro? Não estou a ver solução.

Ou desistir de vez da mobilidade eléctrica em Portugal (expecto Tesla)?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por cfvp » 14 jul 2019, 12:52

Calma. Eu sei que a situação não está nada boa, mas desistir da mobilidade eléctrica não é solução. Não sei ao certo o que possamos fazer. A UVE está a tomar alguma acção a este respeito?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por rimsilva » 14 jul 2019, 13:40

Olhando ao passado, só vi um ou 2 momentos em que se falou mais sobre o assunto, só que da mesma forma que a onda chegou, a onda também se foi, ou porque não houve continuidade da parte dos utilizadores de VE's ou não houve interesse da oposição politica para dar voz a esta questão.

A primeira situação foi a reportagem da RTP em Fevereiro de 2017, que deu origem à famosa frase do secretário de Estado dos 20% de postos avariados e a segunda foi o protesto dos ubers pela falta de PCRs funcionais.

Talvez haja mais um momento de algum relevo que foi o aumento drástico de reclamações no portal das queixas conta a mobi-e.

Acho que esta pode ser uma forma rápida de voltar à carga, mas para isso acho que não chega reclamar por reclamar, seria importante, dar alguns elementos, posto x ou , com o cartão y e apresentar o tipo de erro, por mim seria já, durante o dia de hoje uns milhares de reclamações no portal das queixas!

Ah e já agora desistir nunca! não se pode é deixar perder o que já temos e começar a lutar para isto crescer...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoFonseca » 14 jul 2019, 14:29

Na minha opinião deve fazer-se um levantamento exaustivo das ocorrências e respectivos prejuizos.
Ao nível político deve solicitar-se a responsabilização da EGME com respectiva reparação de custos.
Há CEME, OPC, UVE, DPC que saem lesados pela indisponibilidade da rede. Empresas que têm frotas VE têm que parar. Quem assume os custos?

Sobre o fim ou não da figura EGME embora considere que poderia serum boa solução, acredito que neste momento iria atrasar mais a expansão da rede.

Não podemos entrar em demagogias e temos que ser pragmáticos.

Felizmente nunca fui afectado pelos apagões, mas em situações em que me afasto de casa mais do que a autonomia do meu VE, ja fico preocupado.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por jfr2006 » 14 jul 2019, 16:04

BrunoFonseca Escreveu:
14 jul 2019, 10:51

Não me parece que a exposição pública seja a melhor solução. Isso cheira-me a CMTV, algo que abomino, ainda para mais iríamos deixar os ICE lovers com sorriso nos lábios e contribuir negativamente para a imagem da ME.
Eu estou-me a ca**** para o sorriso dos ICE lovers..eles que continuem a envenenar-se e torrar o dinheiro deles em combustíveis, FAP, turbos e afins... :twisted:

Esta m*** está visto que só vai lá mesmo com uma noticia CM e com letras bem GORDAS a dizer "ESCÂNDALO" ...


Eu cá já começo a fazer contas e pensar se vendo o Leaf para ir para um model 3. Assim acabou-se a dependência dessa pseudo rede da treta... E eu ainda não fiquei nenhuma vez apeado, felizmente!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 14 jul 2019, 16:29

Eu participo em tudo o que for feito no sentido de extinguir a MobiE. Provavelmente iremos de fumarolas, não há mais paciência.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 14 jul 2019, 16:34

mjr Escreveu:
14 jul 2019, 00:23
:shock: Parece haver muito falta de sensibilidade do outro lado da linha.
Nada disso. Todo o meu sarcasmo é dirigido ao(s) cretino(s) que planeiam estas operações.

Quando telefonei eu já sabia qual era o problema (ou não, uma centelha em mim queria acreditar que não era o terceiro fim de semana consecutivo de blackout, talvez uma falha de outra entidade? estou a gozar, claro que sabia). Aliás, assim que saí de Canal Caveira e comecei a ver que não conseguia ver o estado do posto no MobieChecker comecei a ver o filme.

Portanto, quando telefonei, evitei qualquer acidez, apenas perguntei a razão, estimativa de tempo e se o pessoal da estação de serviço poderia fazer alguma coisa por mim. Aliás, sempre tive o melhor atendimento por parte do pessoal que atende o telefone. E convenhamos, eu não gostava de estar na posição deles.
BrunoFonseca Escreveu:
14 jul 2019, 10:51
Não me parece que a exposição pública seja a melhor solução. Isso cheira-me a CMTV, algo que abomino,
Talvez seja mais digno sofrer em silêncio. :evil:
Há uma diferença para a CMTV, é diferente o apelo e a exposição se for com uma questão de relevância social ou não.

Para mim, cheira a primavera árabe, a revolução de jasmim, e vamos a isto.

Eis as minhas fotos. Peço a todos os que se revêm nelas que as partilhem nas redes sociais. Escolham a que tiver o slogan que menos vos fira a susceptibilidade. Tornem-nas virais.
Façam as vossas próprias fotos quando vos calhar. Abusem do sarcasmo.
Só tenho pena de não ter tirado uma foto de grupo com as 10 pessoas que ali estiveram à espera ontem todas a sorrir!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

BrunoAlves, também posso mandar versões sem slogans (só a linha de baixo é obrigatória) para o caso de quereres acrescentar obscenidades que eu não seja capaz de escrever. Em qualquer dos casos, conto contigo para partilhar estas fotos nos grupos apropriados no facebook.
Já sabes, eu não tenho. A minha mulher tem, e vai partilhar, mas ela não participa nos grupos de carros eléctricos.

Sinceramente, quando tirei as fotos a minha ideia era escrever "SHITELECTRIC" por cima de Galpelectric. Sim, todos são responsáveis, gastaram um par de milhões numa campanha publicitária, se os CEME quisessem convenciam o governo a alterar as coisas ou arranjavam maneira disto funcionar.

Só o pessoal da bomba em Aljustrel é tão simpático, esforçam-se tanto. Andaram connosco a ver as tomadas todas, ligaram a electricidade à oficina que está fechada, estive a carregar numa tomada CEE de 16A...
E como estavam em contacto com os seus superiores por email, eu vou realmente querer deixar o nome do OPC fora da jogada.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”