
DIÁRIO DE BORDO - jfreire
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Roubaram-me a antena!
Sou o primeiro Leaf a ficar sem antena?
E alguém sabe se as antenas do Continente têm um encaixe compatível?
Sou o primeiro Leaf a ficar sem antena?
E alguém sabe se as antenas do Continente têm um encaixe compatível?
- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Pensei que esse tempo dos roubos de antena tinham acabado! Deve ser o primeiro caso em PT.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
E eu pensava que a antena do LEAF não era "desatarrachavel". Essa antena é só para rádio ou também é usada para o GPS ou comunicação GSM?
o melhor é começar a ouvir as rádios online via 3G
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Digamos que é uma antena mais apetecível que as outras.
A minha, já está guardada dentro do porta-luvas... a patrôa não costuma ouvir rádio...
sm

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11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Após quase 4 anos, e a pedido de várias famílias, aqui vai um resumo do que aconteceu com o meu Leaf!
Por razões pessoais deixei de ter contacto diário com o meu Leaf desde Novembro de 2012. Coisas da vida...
Comprei o ODB em Maio de 2013 e comecei a fazer leituras sobre a degradação. Em Maio tinha 5.34% de degradação, isto com 1 ano e 7 meses. Estava todo contente porque queria dizer que ia perder a minha primeira barra em 5 anos!
Por essa altura o carro fazia poucos quilómetros por mês, apenas circuitos dentro de Lisboa, e achava na altura que a pouca degradação resultava dos poucos quilómetros e consequentemente ciclos pouco profundos que eram feitos à bateria. Até o final de 2012 o carregamento era feito a 80%, e depois passou para os 100% para facilitar a gestão da bateria à condutora habitual.
Sol de pouca dura, no final de Setembro tinha uma degradação de 15.27%. Não perdi uma barra por pouco. Isto foi antes do P3227, que prometia resolver o problema da degradação rápida.
Em Outubro de 2013 fez a revisão dos 2 anos, e foi aplicado o P3227, e os aHr lá começaram a subir! Seria verdade? Seria apenas um problema de software?
Em Dezembro de 2013 a perda de capacidade tinha descido dos 15.27% até os 8.44%. Fiquei outra vez com esperança que a bateria fosse durar os 5 anos sem perder uma barra. E relaxei.
Foi outra vez Sol de pouca dura. Em Junho de 2014 perdi a primeira barra e antes de acabar o verão perdi a segunda. Nessa altura já estava mais que provado que as temperaturas coziam a bateria, e já desconfiava que a bateria não ia durar.
A garagem que o carro passava todas as noites não estava a ajudar, não deixando o pack arrefecer.
No final de Julho/2015 perdi a 3a barra! Exactamente um ano depois de ter perdido primeira, a meio de Setembro/2015 tinha 29% de degradação. Foi um verão mais ameno, por isso não perdi duas barras como em 2014.
Por essa altura, estava a fazer medições quase semanais. A minha projecção de perda de 4a barra flutuava entre Março de 2016 e Outubro de 2016. Sabia que não ia atingir os 100.000Km, mas o carro fazia 5 anos em Outubro de 2016, e já me estava a imaginar a morrer na praia!
Em Junho/2016 perdeu a 4 barra. E agendei a mudança de bateria para meio de Agosto (sempre lhe poupava uns calores). Entreguei o carro com 37.42% de perda de capacidade! Se andasse com o carro até ao fim do verão era possível que perdesse a 5a barra, tal como em 2014.
A partir de Setembro vou voltar a andar com o carro todos os dias, e é como se tivesse um carro novo! Até lhe arranjei as batidas e tudo!
Daqui a 5 anos, compro o Leaf de 90kWh! (estou a contar que seja apresentada a versão de 40kWh daqui a 2 meses para combater o Bolt, e um aumento de 10kWh cada ano, que isto da mobilidade eléctrica vai explodir! Vai ser como os MHZ dos CPUs na década de 90.
Por razões pessoais deixei de ter contacto diário com o meu Leaf desde Novembro de 2012. Coisas da vida...
Comprei o ODB em Maio de 2013 e comecei a fazer leituras sobre a degradação. Em Maio tinha 5.34% de degradação, isto com 1 ano e 7 meses. Estava todo contente porque queria dizer que ia perder a minha primeira barra em 5 anos!
Por essa altura o carro fazia poucos quilómetros por mês, apenas circuitos dentro de Lisboa, e achava na altura que a pouca degradação resultava dos poucos quilómetros e consequentemente ciclos pouco profundos que eram feitos à bateria. Até o final de 2012 o carregamento era feito a 80%, e depois passou para os 100% para facilitar a gestão da bateria à condutora habitual.
Sol de pouca dura, no final de Setembro tinha uma degradação de 15.27%. Não perdi uma barra por pouco. Isto foi antes do P3227, que prometia resolver o problema da degradação rápida.
Em Outubro de 2013 fez a revisão dos 2 anos, e foi aplicado o P3227, e os aHr lá começaram a subir! Seria verdade? Seria apenas um problema de software?
Em Dezembro de 2013 a perda de capacidade tinha descido dos 15.27% até os 8.44%. Fiquei outra vez com esperança que a bateria fosse durar os 5 anos sem perder uma barra. E relaxei.
Foi outra vez Sol de pouca dura. Em Junho de 2014 perdi a primeira barra e antes de acabar o verão perdi a segunda. Nessa altura já estava mais que provado que as temperaturas coziam a bateria, e já desconfiava que a bateria não ia durar.
A garagem que o carro passava todas as noites não estava a ajudar, não deixando o pack arrefecer.
No final de Julho/2015 perdi a 3a barra! Exactamente um ano depois de ter perdido primeira, a meio de Setembro/2015 tinha 29% de degradação. Foi um verão mais ameno, por isso não perdi duas barras como em 2014.
Por essa altura, estava a fazer medições quase semanais. A minha projecção de perda de 4a barra flutuava entre Março de 2016 e Outubro de 2016. Sabia que não ia atingir os 100.000Km, mas o carro fazia 5 anos em Outubro de 2016, e já me estava a imaginar a morrer na praia!
Em Junho/2016 perdeu a 4 barra. E agendei a mudança de bateria para meio de Agosto (sempre lhe poupava uns calores). Entreguei o carro com 37.42% de perda de capacidade! Se andasse com o carro até ao fim do verão era possível que perdesse a 5a barra, tal como em 2014.
A partir de Setembro vou voltar a andar com o carro todos os dias, e é como se tivesse um carro novo! Até lhe arranjei as batidas e tudo!
Daqui a 5 anos, compro o Leaf de 90kWh! (estou a contar que seja apresentada a versão de 40kWh daqui a 2 meses para combater o Bolt, e um aumento de 10kWh cada ano, que isto da mobilidade eléctrica vai explodir! Vai ser como os MHZ dos CPUs na década de 90.
- galt
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Obrigado jfreire,
Este resumo retrata a realidade dos Leafs de primeira geração.
O meu está numa situação idêntica ao teu, mas ainda não caiu a 4ª barra.
Com a nova bateria tens carro para mais 5 anos. Esperamos que a fiabilidade seja a mesma.
A bateria que colocaram acredito que seja de 2ª geração logo a degradação deve ser bastante inferior.

Este resumo retrata a realidade dos Leafs de primeira geração.
O meu está numa situação idêntica ao teu, mas ainda não caiu a 4ª barra.
Com a nova bateria tens carro para mais 5 anos. Esperamos que a fiabilidade seja a mesma.
A bateria que colocaram acredito que seja de 2ª geração logo a degradação deve ser bastante inferior.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Um conjunto de circunstâncias que ajudaram, mas na maioria não vai acontecer.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Fui ontem levantar meu Nissan Leaf 2018 Two-Tone Tekna Propilot Park! Formalizei a encomenda a 26 de Dezembro e a matricula foi recebida a 27/Abril. Foram 4 meses de espera, não me posso queixar!
Foram 6.5 anos e 115 000 km de Leaf Mk1, e agora vão ser outros tantos com o Leaf 2!
O Homecharger da Efacec que tenho desde 2011 funciona perfeitamente com o adaptador Type 1 para Type 2. Estava com um bocado de receio que não funcionasse porque testei o carregador do Leaf 2011 (16A) com o adaptador Type 1 para Type 2 num mini plugin e o carregador ficava em "Fault". Aparentemente o carregador do Leaf 2011 apenas funciona com o Leaf!
O Propilot, quer em modo "Follow car ahead" quer em auto-estrada é espectacular. No entanto na A8 algumas curvas mais apertadas e com velocidade configurada a 120Km/h, o ângulo de curva é demasiado para o sistema. A A8 não é a auto-estrada mais amiga do Leaf com as suas curvas apertadas e com as grandes subidas.
Da única vez que concluí um estacionamento com o Propilot park (porque das outras vezes acagacei-me) fiquei a 3cm do carro de trás. O carro de trás estava mal estacionado e tinha entrado um pouco dentro do meu lugar. O sistema detectou-o mas foi demasiado depressa e demasiado perto para o meu gosto. As manobras também se aproximam demasiado dos outros carros/pilares, e apanham-se valentes sustos. Claramente algo que nos vamos habituar, mas por enquanto vou usar em sítios tranquilos e vou aumentado gradualmente a complexidade do estacionamento.
A aplicação mobile está toda marada. Já registei o novo Leaf no site da Nissan, mas ainda não me aparece na aplicação mobile. Deixei de conseguir fazer login aparecendo-me o erro de password invalida. Seguindo a dica de vários utilizadores e mudei o país para o Japão e já consigo entrar, mas apenas me aparece o Leaf antigo que apenas o vou retirar na próxima semana.
Já meti a funcionar o Android Auto e parece-me bastante fixe! Mas só vou testar hoje.
Hoje vou fazer um percurso de 160Km, ~95% em auto-estrada, 90km vão ser A8 e 60km vão ser A5. O novo simulador de percursos do site da Nissan parece-me bastante rigoroso, e diz-me que devo chegar a casa com 17% de bateria. Como vou com o carro cheio... acho que hoje vou a 100km/h!
Foram 6.5 anos e 115 000 km de Leaf Mk1, e agora vão ser outros tantos com o Leaf 2!
O Homecharger da Efacec que tenho desde 2011 funciona perfeitamente com o adaptador Type 1 para Type 2. Estava com um bocado de receio que não funcionasse porque testei o carregador do Leaf 2011 (16A) com o adaptador Type 1 para Type 2 num mini plugin e o carregador ficava em "Fault". Aparentemente o carregador do Leaf 2011 apenas funciona com o Leaf!
O Propilot, quer em modo "Follow car ahead" quer em auto-estrada é espectacular. No entanto na A8 algumas curvas mais apertadas e com velocidade configurada a 120Km/h, o ângulo de curva é demasiado para o sistema. A A8 não é a auto-estrada mais amiga do Leaf com as suas curvas apertadas e com as grandes subidas.
Da única vez que concluí um estacionamento com o Propilot park (porque das outras vezes acagacei-me) fiquei a 3cm do carro de trás. O carro de trás estava mal estacionado e tinha entrado um pouco dentro do meu lugar. O sistema detectou-o mas foi demasiado depressa e demasiado perto para o meu gosto. As manobras também se aproximam demasiado dos outros carros/pilares, e apanham-se valentes sustos. Claramente algo que nos vamos habituar, mas por enquanto vou usar em sítios tranquilos e vou aumentado gradualmente a complexidade do estacionamento.
A aplicação mobile está toda marada. Já registei o novo Leaf no site da Nissan, mas ainda não me aparece na aplicação mobile. Deixei de conseguir fazer login aparecendo-me o erro de password invalida. Seguindo a dica de vários utilizadores e mudei o país para o Japão e já consigo entrar, mas apenas me aparece o Leaf antigo que apenas o vou retirar na próxima semana.
Já meti a funcionar o Android Auto e parece-me bastante fixe! Mas só vou testar hoje.
Hoje vou fazer um percurso de 160Km, ~95% em auto-estrada, 90km vão ser A8 e 60km vão ser A5. O novo simulador de percursos do site da Nissan parece-me bastante rigoroso, e diz-me que devo chegar a casa com 17% de bateria. Como vou com o carro cheio... acho que hoje vou a 100km/h!

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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Parabéns, muitos km com essa maquina... a previsão do, meu esta em 6 meses e meio, vê lá...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - jfreire
Para a malta que gosta de ver screenshots do LeafSpy:
[img]https://www.dropbox.com/s/3ulsgg12n6nca ... .jpg?raw=1[/img]
A carga rápida não fui eu que a fiz, imagino que tenha sido feita na fabrica.
[img]https://www.dropbox.com/s/3ulsgg12n6nca ... .jpg?raw=1[/img]
A carga rápida não fui eu que a fiz, imagino que tenha sido feita na fabrica.