Home Charger... Vale a pena?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Orlando » 09 nov 2012, 15:47

carregar só até 80% e descarga só até 20%...é o ideal....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 09 nov 2012, 16:34

Há quem faça 60%-30%, mas os ganhos começam a ser diminutos embora pudesse considerar esse regime se o meu padrão típico de trajeto o permitisse. No meu caso faço 80%-30% tipicamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Orlando » 09 nov 2012, 18:16

mjr Escreveu:Há quem faça 60%-30%, mas os ganhos começam a ser diminutos embora pudesse considerar esse regime se o meu padrão típico de trajeto o permitisse. No meu caso faço 80%-30% tipicamente.
Em termos práticos isso significa o quê? Como sabem que está nos 80 ou nos 30? Atv do computador de bordo?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 09 nov 2012, 18:27

O carro tem um indicador de estado de carga com 12 barras. Basicamente os 80% são 10 barras e os 30% são 2-3 barras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3096
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Filipe » 09 nov 2012, 19:36

Como diz mjr, ( e muito bem ) tenho feito exatamente isso, 80% a 30% normalmente, com cargas a 80%, ( há dias que não chego a carregar ) desde maio de 2011 fiz 25.000Km, tendo
passado hoje na Nissan e feito a análise no computador, deu-me 5 Estrelas em tudo, excepto nas cargas rápidas, que me deu 4, que correspondem a poucas cargas efetuadas, ( no meu
fraco entender devia-me ter dado 6 Estrelas, devido ás recomendações da própria Nissan ).
As oficinas ficam a 12 Km da minha casa, tendo a 12ª barra desaparecido só ao fim de 8 Km, apesar de o trajeto ter um declive médio a subir ( S.Pedro do Estoril - Sintra ).
Tenho tambem um episódio único, ( penso que sou o 1º Leaf a ter, pelo menos pela converssa do técnico ) que aconteceu com a trovoada, a semana passada, a quando uma descarga eléctrica
perto da minha casa, a estação de carga da Efacec deixou de carregar, e até hoje não se descobriu a causa, continuarei a dar pormenores da ocorrência.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 09 nov 2012, 19:39

Deixou de carregar essa vez ou está avariada?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Orlando » 09 nov 2012, 19:42

mjr Escreveu:O carro tem um indicador de estado de carga com 12 barras. Basicamente os 80% são 10 barras e os 30% são 2-3 barras.
Pois mas não deviam fazer assim. Devia ser através da capacidade/tensão....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 09 nov 2012, 19:59

Porquê? Como é que numa bateria de iões de lítio se sabe o estado de carga, com precisão, pela tensão? Esse método funciona razoavelmente bem para baterias de chumbo, mas não é aplicável a baterias de lítio que possuem uma curva de descarga muito mais plana.

É muito difícil de saber com precisão estados de carga de uma bateria de lítio fora dos estados "cheia" e "vazia", pois a tensão varia bastante entre químicas diferentes e teríamos de ter uma tabela disponível para a nossa química. Para LiFePO4 ainda é mais difícil pois a curva de descarga é extremamente plana, o que inviabiliza por completo a utilização da tensão para saber o estado de carga fora dos estados vazio e cheio. O método utilizado pelo carro para estimar a carga disponível é um misto entre tensão em aberto (impossível de medir com o carro ligado) e contagem de carga que entra e sai da bateria (Coulomb counting). Para a contagem da carga é utilizado um sensor de corrente, que infelizmente é ruidoso para níveis de corrente baixos e além disso parece ter uma resposta dependente da temperatura. Assim, o carro pode apresentar erros máximos de estimativa do estado de carga até 10%.

Apesar de o carro não disponibilizar para o utilizador a percentagem de estado de carga, esse valor está disponível no barramento CAN do carro, e quem tiver um aparelho que escute o barramento pode vizualizar esses valores. Eu construí um equipamento desses e a indicação que dei das 10 barras de carga para 80% e 2-3 barras de carga para 30% foi obtida precisamente dos dados lidos do barramento CAN do carro, e que corroboram perfeitamente com a energia gasta pelo carro para carregar de um determinado estado até 80% ou 100% (na realidade os 100% que temos disponíveis são apenas 95% de estado de carga conforme indicado pelo CAN, de modo a proteger a bateria de estados de carga elevados).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3096
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Filipe » 09 nov 2012, 20:45

O problema não é da estação de carga, pois fui a casa do ruimegas, e tambem na estação de carga efacec da oficina na Nissan, e o Leaf não envia o sinal para
ligar o relé da estação.( se calhar, com o raio ficou PEDRADO, e agora quando se liga na efacec só quer ALTA TENSÃO )
Não apresenta problemas em todas as estações de carga normal e rápidas na via pública, ou tomadas normais com quaquer dos cabos ( 10 ou 16 Amp. ) :?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3096
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Filipe » 09 nov 2012, 21:18

Estou admirado como ninguém neste forum se pronunciou a um tópico colocado há dois dias pelo ruimegas sobre a Keshefoundation.com.
Eu já teria comprado o gerador anunciado ( ver link abaixo ) o ano passado se os governos não tivessem bloqueado o transporte através das suas fronteiras,
de qualquer modo com o crescente aceitamento pelas nações mais atentas aos acontecimentos ( já aceitaram o acordo com a Keshefoundation as
seguintes Nações : Japão, India, Itália, Sudão, Serra Leoa ( onde será construida a primeira base espacial para naves que irão utilizar este tipo de
propulsão, que permite chegar a Marte em 5 Dias, ou ligar os Continentes Americano e Africano em apenas 5 Minutos ), Tailandia, Arménia e Irão claro,
visto ser o país de origem do cientista nuclear Keshe, formado em UK, actualmente vivendo na Bélgica, onde está sediada a Keshefoundation.
Espero que estas notícias sejam reais, pois iriam provocar a maior revolução no planeta Terra desde a sua existência.
Tomem conhecimento da Keshefoundation.com divulguem, e tenha esperanças num Mundo Melhor.

http://www.keshefoundation.org/phpbb/vi ... f=10&t=296

Vejam tambem este video de uma conferência sobre novas formas de energia em Times Square em NYC, em 12 de Outubro de 2012.

http://www.youtube.com/watch?v=OM4talPKvtU
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”