Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

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corrisi
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 12 ago 2019, 12:31

Filipe Escreveu:
12 ago 2019, 10:39
Mas os experts poderão elucidar melhor.
mjr chamado à recepção. 8-)
VETL Escreveu:
12 ago 2019, 09:53
Sendo assim, estando equilibradas a 100%, penso que não haverá muito a fazer. Mas os experts poderão elucidar melhor.
Obrigado a ambos pelas respostas. Vou aguardar por mais opiniões, incluindo a do nosso expert mjr.
Por aquilo que tenho observado no leafspy e agora com 40% de bateria é claro que a célula 68 e 76 continuam a manter as voltagens mais baixas. Isto não deve augurar nada de bom! 😮😥🤐
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 12 ago 2019, 22:31

MRider Escreveu:
12 ago 2019, 22:20
corrisi Escreveu:
11 ago 2019, 23:21
Boa noite.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente a duas "weak cells"que o leafspy indicou por duas vezes este mês quando fiz descargas mais profundas, por sinal as células 68 e 76.
A primeira vez ocorreu a 2 de Agosto como podem ver aqui:

https://photos.app.goo.gl/1NptzKrojSZt2vvT8

A segunda vez foi ontem, indicando novamente as mesmas células como "weak cells":

https://photos.app.goo.gl/dtR1F8RWMidVX5ub8

Assim que cheguei a casa coloquei o carro à carga por 2 horas, pernoitando o carro com 31% de SOC e apenas hoje ao fim da manhã fiz carregamento a 100 % com balanceamento de células.
Após o passeio dominical cheguei a casa com 33.4% de SOC no leafspy e verifico que neste estado as células 68 e 76 por coincidência ou talvez não, são aquelas que apresentam as voltagens mais baixas como podem observar na imagem:

https://photos.app.goo.gl/Y97dxrWRTwGHHqvz9

Qual a vossa opinião? É caso para preocupação? Posso fazer alguma coisa para retirar as células referidas do estado "weak cells", além de evitar obviamente as descargas profundas que são desaconselhadas, mas que por motivos imperiosos destas vezes não consegui de todo "fugir" !?

Cumprimentos
Porque pernoitou só com 30 %?
Pela razão que se encontra em anexo.
Anexos
Screenshot_20190811-130138.png
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 13 ago 2019, 05:15

MRider Escreveu:
12 ago 2019, 23:54
Não percebi..
A minha experiência diz me que não devo deixar o carro com " fome " durante a noite.
Já com 60 mil km no leaf não me tenho dado mal.
Não considero que tenha deixado o carro com "fome" durante a noite quando o leafspy indicava 38.7% de bateria disponível e o LBC 31%.
E se fosse durante o dia, é considerado deixar o carro à "fome" enquanto trabalho com 38,7% de bateria no leafspy, quando a média da voltagem das células se cifra nos 3.79V e o diferencial entre a célula com voltagem mais alta e a mais baixa é de 16mV??? Sinceramente não me parece de todo!
Além do que, conforme explicado pelo mjr, e considerando as temperaturas que se encontravam quer na bateria como na garagem, continuar o carregamento pela noite dentro após aquela descarga profunda seria no meu entender um erro.
Anexos
PicsArt_08-13-04.56.23.jpg
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 13 ago 2019, 09:13

MRider Escreveu:
13 ago 2019, 07:29
Bom cada um faz como achar melhor.
Eu sinceramente não ligo muito ao leaf spy, prefiro usar o carro normalmente é apenas de vez em quando ligo para espreitar.
Mas entendo que isto sendo novidade para ti que tenhas curiosidade.

Só uma pequena correção. O valor do leaf spy é o mesmo do BMS. O que aparece no painel de instrumentos é sempre mais conservador num soc mais baixo.
Julgo que estamos a entrar um pouco em offtopic se começarmos a opinar sobre se se deve utilizar muito ou pouco o leafspy, exatamente por que entramos no domínio da subjetividade.
Introduzi objectivamente screenshots do leafspy no meu DB para mostrar à comunidade a questão das weak cells, indagando a mesma sobre as minhas dúvidas. Agradeço aos membros que, de forma concisa, responderam às questões por mim colocadas.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por mjr » 16 ago 2019, 10:26

Só agora vi o tópico.

De facto não parece haver nada a fazer. Eu apenas faria uma nova descarga profunda para verificar se após a carga a 100% e balanceamento a coisa mudou, mas sinto que não pois a capacidade de balanceamento é muito limitada (leia-se lenta, demorando vários dias a balancear um desequilíbrio médio). Na verdade estas células estão a limitar o pack em pouca capacidade até porque as células mais fracas seguintes não estão muito longe.

Sobre a “fome” das baterias, isso não acontece de todo. O estado natural das mesmas é descarregado, quando estão carregadas estamos a aumentar o stress interno, com a degradação do eletrólito. É preciso abusar muito uma célula de litio para a danificar por carga baixa, o que é impossível de fazer no Leaf pois o LBC abre o contactor, isolando o pack, com a tensão na célula mais fraca muito acima do valor em que esta se danificaria.

Deixo um exemplo. Tenho uma bateria de uma Canon 500D que passou cerca de 1 ano a 0% (não ligava a máquina sequer). Depois de a carregar a 100% já tirei mais de 100 fotos com a máquina. E esta bateria tem 9 anos...
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por Nonnus » 16 ago 2019, 10:45

mjr Escreveu:
16 ago 2019, 10:26
Deixo um exemplo. Tenho uma bateria de uma Canon 500D que passou cerca de 1 ano a 0% (não ligava a máquina sequer). Depois de a carregar a 100% já tirei mais de 100 fotos com a máquina. E esta bateria tem 9 anos...
Tenho dois exemplos parecidos. A bateria da minha PSP-Slim (PSP-2000) passa mais tempo descarregada do que com carga. Devido a dar pouca importância a consola só a carrego quando o meu filho mais velho me pede para jogar, passando semanas sem carga, o que é certo é que ainda aguenta muita carga após este anos todos (12 anos).

O outro exemplo é a bateria da minha maquina de filmar, uma Samsung que devido a cada vez termos telemóveis com cameras melhores passa mais tempo sem carga. À duas semanas peguei nela, pus a carga e ficou pronta a usar, recebeu a carga fiz duas filmagens e esta parada outra vez.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por mjr » 16 ago 2019, 10:51

Já com os portáteis e smartphones acontece o inverso. Passam muito tempo a 100% quando ligados à corrente e sofrem por isso degradações aceleradas. E até era simples de resolver por software, programando uma hora de fim de carga como nos carros.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 16 ago 2019, 11:19

mjr Escreveu:
16 ago 2019, 10:26
Só agora vi o tópico.

De facto não parece haver nada a fazer. Eu apenas faria uma nova descarga profunda para verificar se após a carga a 100% e balanceamento a coisa mudou, mas sinto que não pois a capacidade de balanceamento é muito limitada (leia-se lenta, demorando vários dias a balancear um desequilíbrio médio). Na verdade estas células estão a limitar o pack em pouca capacidade até porque as células mais fracas seguintes não estão muito longe.

Sobre a “fome” das baterias, isso não acontece de todo. O estado natural das mesmas é descarregado, quando estão carregadas estamos a aumentar o stress interno, com a degradação do eletrólito. É preciso abusar muito uma célula de litio para a danificar por carga baixa, o que é impossível de fazer no Leaf pois o LBC abre o contactor, isolando o pack, com a tensão na célula mais fraca muito acima do valor em que esta se danificaria.

Deixo um exemplo. Tenho uma bateria de uma Canon 500D que passou cerca de 1 ano a 0% (não ligava a máquina sequer). Depois de a carregar a 100% já tirei mais de 100 fotos com a máquina. E esta bateria tem 9 anos...
Viva mjr!
Quando refere que pode demorar vários dias a balancear um desequilíbrio médio significa que pode ser possível reverter o estado das weak cells após vários carregamentos a 100 % com balanceamento respetivo das células?
Nos últimos dias tenho feito 100 kms por dia aproximadamente, o Hx tem subido ligeiramente e consequentemente o SOH também.
Não tenho notado que as células 68 e 76 estejam com voltagens muito baixas comparativamente com as restantes. Esta noite não carreguei por ter chegado ontem com mais de 60% de bateria e LS indicava o seguinte.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por migle » 16 ago 2019, 15:45

Sim, 40% é melhor que 70% para ficar parada.

Porém, o que não se falou aqui neste tópico é qual é o problema da bateria descarregar.
Se a bateria se descarregar, a camada sólida de interface com o electrólito (SEI) começa a dissolver-se, esta camada é essencial ao funcionamento, começou a formar-se na fábrica com ciclos de carga/descarga controlados.
Pior, numa descarga prolongada há uma deposição de cobre no interior da bateria e que forma um curto-circuito interno entre os dois eléctrodos. Isso significa uma bateria que está permanentemente em descarga e tende a aquecer e eventualmente arde espontaneamente.

Por essa razão (cobre), as células têm um dispositivo de protecção que abre se a tensão da célula baixar abaixo do limiar de segurança que foi definido e deixam de carregar.
Por exemplo, a empresa ligada ao batteryuniversity.com vende aparelhos que recuperam baterias neste estado adormecido carregando-as com uma corrente muito fraquinha. Mas eles são os primeiros a dizer que se a bateria não sair do adormecimento em um minuto já não deve ser usada. Não é que ela não possa voltar a carregar, simplesmente pode já ter formado cobre no interior e não é seguro usá-la, deve ser reciclada.

Dado o grau de exigência no caso dos carros, o contactor desliga a uma tensão muito superior a esta, para evitar que as baterias se tijolem por a pessoa ter deixado o carro estacionado um mês com a bateria baixa... (dada a auto-descarga)

Só para dizer o quê? Para dizer que sim, pode-se ressuscitar uma bateria, mas depois não se pode mais confiar nela.
Ou seja, deixar que uma bateria Li-Ion se descarregue é o fim dela efectivamente.

Além disso, em SoCs baixos, a resistência interna é maior, e a sua utilização nestes SoCs acarreta um envelhecimento acelerado.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por mjr » 16 ago 2019, 16:39

Sobre demorar muito tempo a balancear as células, apenas quis dizer que neste caso particular a carga a 100% não teria sido suficiente para equilibrar o pack de maneira mensurável. Ou seja, de acordo com o screenshot a 100% a bateria está balanceada e não há nada mais a fazer.

Sim, 40% é melhor que 70%, como 10% é melhor que 40%. É sempre melhor um SOC baixo, exceto se formos abaixo de cerca de 2V, onde a camada que o Migle mencionou começa a ser dissolvida. Após isso acontecer, qualquer carga a correntes normais irá depositar metais não desejados e dar cabo da bateria. Mesmo a correntes muito baixas não há garantias que tudo corra bem. O mínimo que vi no pack original do Leaf foi 3.0V e no novo pack foi 2.5V, tensões muito acima das que podem danificar as células.

O problema de deixar muito tempo a com SOCs baixos tem a ver com a auto descarga. No caso do Leaf esta é praticamente inexistente mas pode ao longo de meses após deixar o carro com 5% de SOC, por exemplo, fazer com que a tensão desça aos 2V, danificando a bateria.
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