Home Charger... Vale a pena?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por RJSC » 12 nov 2012, 13:44

Fazer um EVSE numa caixinha para calha DIN também consigo. :)
Só compro se eles conseguirem fazer praticamente pelo preço a que eu compro os materiais.

Gostava de fazer é quanto é que eles levam pela ficha J1772/Mennekes para o carro.
E também pelo cabo, que também é diferente do comum:
3 Condutores Grossos para energia + 2 Finos para Sinais de Controlo na J1772
3 Condutores Grossos para energia + 2 Finos para Sinais de Controlo na Menekes

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 12 nov 2012, 13:59

Não é bem assim...

O da Efacec também é assim por dentro, em calha DIN.

O componente não disponível no mercado é o do lado direito, que tem o símbolo deles, e que deve ser o EVSE propriamente dito. O reste são componentes normais (contador de energia, protetores de sobretensões, etc).

Há também a questão da certificação. Podes sempre montar um produto para ter em casa, mas não podes vender um produto destes sem ter certificação CE. E a certificação custa bastante dinheiro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 12 nov 2012, 19:25

mjr Escreveu:Não é bem assim...

O da Efacec também é assim por dentro, em calha DIN.

O componente não disponível no mercado é o do lado direito, que tem o símbolo deles, e que deve ser o EVSE propriamente dito. O reste são componentes normais (contador de energia, protetores de sobretensões, etc).

Há também a questão da certificação. Podes sempre montar um produto para ter em casa, mas não podes vender um produto destes sem ter certificação CE. E a certificação custa bastante dinheiro.
Também não queria para vender, seria só para uso próprio.
Eu sei que é a caixa com o símbolo deles. o EVSE.

Tendo o cabo a preço acessível, mesmo quem pouco perceba de eletrónica pode sempre copiar o Open-EVSE que já apresentei por aqui ou mandar vir um kit.
O problema tem sido precisamente o cabo e a ficha, que são vendidos com preços que roçam a extorsão.
Até as fichas J1772 chinesas com plásticos quebradiços custam 170 a 200 USD...

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 12 nov 2012, 23:38

Estou mesmo muito admirado com estes chineses....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

psp
Registado: 27 out 2012, 00:37

Mensagem por psp » 16 nov 2012, 00:55

mjr Escreveu:Se tiveres possibilidade de instalar uma tomada CEE na garagem podes utiizar o cabo que vem com o carro, que carrega a 16A.
Boa noite a todos,
mjr quanto custa instalar uma tomada dessas CEE sensivelmente? Na minha box poderia perfeitamente colocar uma sem dar "cavaco" a ninguém, correcto?

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 nov 2012, 07:50

Acho que por menos de 10€ em material consegues fazer isso. Essas tomadas CEE estão à venda em lojas tipo Maxmat.

Se for instalado por um eletricista, deve ficar por menos de 50€, tudo incluído.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 16 nov 2012, 17:38

Sem querer contradizer o que já foi aqui dito chamo a atenção para dois aspectos:

1. Montar a tomada CEE azul sem dar "cavaco" aos vizinhos pode correr bem até algum vizinho entender que a tomada foi instalada sem ser por pessoal especializado;

2. O pessoal que vai adquirir o Nissan Leaf tem de verificar previamente se o "cabo" que vem com o mesmo possui o EVSE a que vulgarmente se Chama "sabonete" que permite a ligação e comunicação com o carro através duma tomada normal. Penso que os novos Leaf's a serem vendidos virão apenas com o cabo "Mennekes" sem o EVSE e portanto só poderá ser ligado a um posto da Mobi-e que possui o EVSE no seu interior.

Não sei se consegui explicar-me adequadamente mas perguntem de volta que eu tento responder melhor.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

psp

Mensagem por psp » 17 nov 2012, 01:24

ruimegas Escreveu: Montar a tomada CEE azul sem dar "cavaco" aos vizinhos pode correr bem até algum vizinho entender que a tomada foi instalada sem ser por pessoal especializado;
Aproveitei para fazer um trocadilho com o nome de ilustre figura pública...voltando ao que interessa pensei que, tendo garagem box individual e privada, pudesse sem problema adaptar a tomada e montar uma CEE azul. Afinal de contas podia por lá 30 máquinas de lavar todas ligadas com fichas triplas, isso sim seria um perigo e ninguém me poderia dizer nada suponho eu...
ruimegas Escreveu:Penso que os novos Leaf's a serem vendidos virão apenas com o cabo "Mennekes" sem o EVSE e portanto só poderá ser ligado a um posto da Mobi-e que possui o EVSE no seu interior.
É uma informação muito importante...já agora uma foto com o tal EVSE portátil (sabonete) existe por aí?
Obrigado.

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 17 nov 2012, 19:13

psp Escreveu:
ruimegas Escreveu: Montar a tomada CEE azul sem dar "cavaco" aos vizinhos pode correr bem até algum vizinho entender que a tomada foi instalada sem ser por pessoal especializado;
Aproveitei para fazer um trocadilho com o nome de ilustre figura pública...voltando ao que interessa pensei que, tendo garagem box individual e privada, pudesse sem problema adaptar a tomada e montar uma CEE azul. Afinal de contas podia por lá 30 máquinas de lavar todas ligadas com fichas triplas, isso sim seria um perigo e ninguém me poderia dizer nada suponho eu...
ruimegas Escreveu:Penso que os novos Leaf's a serem vendidos virão apenas com o cabo "Mennekes" sem o EVSE e portanto só poderá ser ligado a um posto da Mobi-e que possui o EVSE no seu interior.
É uma informação muito importante...já agora uma foto com o tal EVSE portátil (sabonete) existe por aí?
Obrigado.
Se tens garagem individual então não tens problema.

Quanto à imagem espero que esta sirva

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-0EHJ ... o+leaf.jpg[/IMG]

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

psp

Mensagem por psp » 18 nov 2012, 02:35

Fui hoje ver um Leaf ao concessionário...infelizmente não deu para fazer um test-drive, nem sequer para ver o carro a funcionar dado que só existe um carro por aí a circular na zona e tem de se fazer a marcação para esse carro estar disponível....
Quanto ao cabo de carregar a vendedora não abriu a "maleta" (mas apenas tinha uma e não duas) tentei ainda abrir para tentar perceber qual era o cabo mas como era um burro a olhar para um...cabo, fiquei na mesma. A vendedora disse-me que era o cabo da avozinha que podia ligar em qualquer tomada, restaurante para desenrascar etc...
Disse-me também que com aquele cabo era possível carregar o Leaf em casa numa 1h?! Achei estranho, mesmo com o Home Charger não tinha percebido isso do que li aqui no fórum. Referiu-me que era aconselhável o HomeCharger e que ia averiguar porque parece que havia uma campanha qualquer que incluia a instalação do homecharger em casa do cliente gratuitamente...hmmmm duvido; também não soube dizer qual era o prazo de garantia das baterias. Apesar de tudo foi bastante atenciosa e simpática.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”