Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

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corrisi
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 16 ago 2019, 16:53

mjr Escreveu:
16 ago 2019, 16:39
Sobre demorar muito tempo a balancear as células, apenas quis dizer que neste caso particular a carga a 100% não teria sido suficiente para equilibrar o pack de maneira mensurável. Ou seja, de acordo com o screenshot a 100% a bateria está balanceada e não há nada mais a fazer.

Sim, 40% é melhor que 70%, como 10% é melhor que 40%. É sempre melhor um SOC baixo, exceto se formos abaixo de cerca de 2V, onde a camada que o Migle mencionou começa a ser dissolvida. Após isso acontecer, qualquer carga a correntes normais irá depositar metais não desejados e dar cabo da bateria. Mesmo a correntes muito baixas não há garantias que tudo corra bem. O mínimo que vi no pack original do Leaf foi 3.0V e no novo pack foi 2.5V, tensões muito acima das que podem danificar as células.

O problema de deixar muito tempo a com SOCs baixos tem a ver com a auto descarga. No caso do Leaf esta é praticamente inexistente mas pode ao longo de meses após deixar o carro com 5% de SOC, por exemplo, fazer com que a tensão desça aos 2V, danificando a bateria.
migle Escreveu:
16 ago 2019, 15:45
Sim, 40% é melhor que 70% para ficar parada.

Porém, o que não se falou aqui neste tópico é qual é o problema da bateria descarregar.
Se a bateria se descarregar, a camada sólida de interface com o electrólito (SEI) começa a dissolver-se, esta camada é essencial ao funcionamento, começou a formar-se na fábrica com ciclos de carga/descarga controlados.
Pior, numa descarga prolongada há uma deposição de cobre no interior da bateria e que forma um curto-circuito interno entre os dois eléctrodos. Isso significa uma bateria que está permanentemente em descarga e tende a aquecer e eventualmente arde espontaneamente.

Por essa razão (cobre), as células têm um dispositivo de protecção que abre se a tensão da célula baixar abaixo do limiar de segurança que foi definido e deixam de carregar.
Por exemplo, a empresa ligada ao batteryuniversity.com vende aparelhos que recuperam baterias neste estado adormecido carregando-as com uma corrente muito fraquinha. Mas eles são os primeiros a dizer que se a bateria não sair do adormecimento em um minuto já não deve ser usada. Não é que ela não possa voltar a carregar, simplesmente pode já ter formado cobre no interior e não é seguro usá-la, deve ser reciclada.

Dado o grau de exigência no caso dos carros, o contactor desliga a uma tensão muito superior a esta, para evitar que as baterias se tijolem por a pessoa ter deixado o carro estacionado um mês com a bateria baixa... (dada a auto-descarga)

Só para dizer o quê? Para dizer que sim, pode-se ressuscitar uma bateria, mas depois não se pode mais confiar nela.
Ou seja, deixar que uma bateria Li-Ion se descarregue é o fim dela efectivamente.

Além disso, em SoCs baixos, a resistência interna é maior, e a sua utilização nestes SoCs acarreta um envelhecimento acelerado.
Obrigado a ambos pelo aporte de mais estas informações de grande utilidade. Vou continuar a acompanhar de perto o estado da bateria e das weak cells através do leaf spy. Cumprimentos.
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clay
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por clay » 16 ago 2019, 20:49

corrisi Escreveu:
16 ago 2019, 11:19

Viva mjr!
Quando refere que pode demorar vários dias a balancear um desequilíbrio médio significa que pode ser possível reverter o estado das weak cells após vários carregamentos a 100 % com balanceamento respetivo das células?
Nos últimos dias tenho feito 100 kms por dia aproximadamente, o Hx tem subido ligeiramente e consequentemente o SOH também.
Não tenho notado que as células 68 e 76 estejam com voltagens muito baixas comparativamente com as restantes. Esta noite não carreguei por ter chegado ontem com mais de 60% de bateria e LS indicava o seguinte.
Caro Ivo, parece que conseguiste fazer subir o soh qualquer coisa, ou pelo menos parar a descida, nada mau! Quê que fizeste? O meu continua forte na descida! 💪💪 numa semana já lá se foram quase 1%.

Abraço 😁
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 16 ago 2019, 21:52

clay Escreveu:
16 ago 2019, 20:49
corrisi Escreveu:
16 ago 2019, 11:19

Viva mjr!
Quando refere que pode demorar vários dias a balancear um desequilíbrio médio significa que pode ser possível reverter o estado das weak cells após vários carregamentos a 100 % com balanceamento respetivo das células?
Nos últimos dias tenho feito 100 kms por dia aproximadamente, o Hx tem subido ligeiramente e consequentemente o SOH também.
Não tenho notado que as células 68 e 76 estejam com voltagens muito baixas comparativamente com as restantes. Esta noite não carreguei por ter chegado ontem com mais de 60% de bateria e LS indicava o seguinte.
Caro Ivo, parece que conseguiste fazer subir o soh qualquer coisa, ou pelo menos parar a descida, nada mau! Quê que fizeste? O meu continua forte na descida! 💪💪 numa semana já lá se foram quase 1%.

Abraço 😁
Viva Carlos!
Estanquei a "hemorragia" do SOH com o carregamento rápido que fiz há precisamente 8 dias. Depois disso tenho feito diariamente aproximadamente 100kms e isso ajuda sempre a subir o SOH.
Estou a fazer testes ainda no que respeita à influência dos carregamentos a 80 e a 100% nas oscilações do SOH. Tal como descrito por outros membros cá do fórum, parece-me que o carro começa a prever em baixa o SOH quando por exemplo tenho o carro programado para carregar até 80% e por qualquer motivo interrompo aos 60%. A mesma coisa se tenho programado os 100% e termino a carga aos 85, 90 ou 95%.
Como o teu é de 30kwh tens apenas disponível a opção de carregar até 100%, como raramente o fazes ele começa a ficar "confuso" nos cálculos que faz considerando que os kwhs que entram nos teus carregamentos são poucos para aquilo que seria expectável para um carregamento a 100%, daí considerar que a tua bateria está com degradação acelerada, em teoria. Isto sou eu a pensar e a concluir segundo os meus parcos conhecimentos neste domínio.

Um abraço.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por mjr » 17 ago 2019, 00:40

Esse é o melhor compromisso entre utilidade (ter a carga disponível) e longevidade. A diferença entre ter a bateria a 60% ou a 20% na prática é muito reduzida. Mas existe de facto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 17 ago 2019, 07:22

MRider Escreveu:
16 ago 2019, 23:22
mjr Escreveu:
16 ago 2019, 16:39
...

Sim, 40% é melhor que 70%, como 10% é melhor que 40%. É sempre melhor um SOC baixo, exceto se formos abaixo de cerca de 2V, onde a camada que o Migle mencionou começa a ser dissolvida. Após isso acontecer, qualquer carga a correntes normais irá depositar metais não desejados e dar cabo da bateria. Mesmo a correntes muito baixas não há garantias que tudo corra bem. O mínimo que vi no pack original do Leaf foi 3.0V e no novo pack foi 2.5V, tensões muito acima das que podem danificar as células.

O problema de deixar muito tempo a com SOCs baixos tem a ver com a auto descarga. No caso do Leaf esta é praticamente inexistente mas pode ao longo de meses após deixar o carro com 5% de SOC, por exemplo, fazer com que a tensão desça aos 2V, danificando a bateria.
Eu a 60 mil km que carrego sempre que possível logo que esteja abaixo de 60 %.
Não deixo muitas horas com carga inferior a 50 %.
Uso a opção dos 80 %.
Só quando vou de férias e tenho de deixar o carro parado então fica a 50 %.
De resto tento dar uma carga a 100 % de 15 em 15 dias.
Tenho feito assim e não me tenho dado mal.

PS: carrego sempre a 16 A ou superior. Cargas a 10 A ou inferior fazem o carro estimar mal o soh.
Seria importante mencionar, volvidos esses 60 mil kms percorridos e marcando o odometro uns 83 mil kms, qual o SOH atual, sabendo de antemão que o recebeu com um valor de 92%.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 28 ago 2019, 17:16

Viva.
Passo por cá para deixar novidades acerca do barulho que reportei no início deste tópico e sobre o qual pedi a todos opinião.
Na segunda feira deixei novamente o carro na oficina Nissan para diagnóstico sem data prevista de regresso. Teria que sair da oficina com diagnóstico realizado.
Ao final do dia fui convocado a comparecer à oficina para falar pessoalmente com o chefe da oficina. Foi me transmitido que testaram novas transmissões, foram à estrada, mas o barulho permanecia.
Com um aparelho semelhante a um estetoscópio e que tem uma câmara disseram que conseguem ouvir um barulho anormal no funcionamento da caixa redutora. Portanto, problema na caixa redutora do veículo a qual precisa ser substituída.
Estava previamente informado que o sistema de propulsão do veículo elétrico tem garantia de 5 anos ou 100mil kms o que abrange a caixa redutora. Informei isso mesmo aos serviços da Nissan mas desconheciam tal informação. Ficaram de se informar internamente ou superiormente. Ontem pela manhã conjuntamente com o relatório técnico do mecânico o Concessionário expôs o caso à Nissan Europa para acionar a respetiva garantia, julgo. Hoje fui contactado pela Nissan a informar que já tinham a autorização da Nissan Europa para avançar com a reparação ao abrigo da garantia. Dentro de uma semana deve chegar o material para substituir.
Para já é mesmo tudo. Fica aqui mais um testemunho e informação para todos aqueles que possam eventualmente vir a passar pelo mesmo. A todos agradeço as opiniões e ajuda prestados.

Abraços.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 28 ago 2019, 18:43

MRider Escreveu:
28 ago 2019, 17:31
MRider Escreveu:
12 ago 2019, 22:23
clay Escreveu:
11 ago 2019, 13:17
Viva caro Ivo,

Como é que estamos de novidades à cerca deste assunto?

Não há a mínima dúvida que há aí um problema mecânico qualquer. Fui dos que tentou decifra-lo ainda nos seus primórdios e era efectivamente difícil. Hoje não é difícil, tem para aí qualquer coisa. Eu apostava nas transmissões. Com a tua persistência de certo que isso se vai resolver.

Vai-nos mantendo ao corrente.

cheers
Não creio que seja transmissão.
Ainda bem que já chegaste ao fim desse ruído. Eu sempre disse que não me parecia a transmissão.
Certo MRider! Mas a bem da verdade também não se confirmaram alguns outros cenários, nomeadamente rolamentos, pneus deformados, afinação do tambor do travão de pé, etc, etc etc. Isto para enfatizar que a mecânica é também ela dinâmica e cada caso é um caso. Não tenho dúvidas que até os próprios mecânicos da diversauto cá na Madeira retiraram aprendizagem deste caso.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por pemifer » 29 ago 2019, 12:00

São ótimas noticias!
Face à grande fiabilidade do Leaf calhou-te a exceção!
Tenho a certeza que depois desta reparação será um carro que não te dará problemas!

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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 29 ago 2019, 12:07

pemifer Escreveu:
29 ago 2019, 12:00
São ótimas noticias!
Face à grande fiabilidade do Leaf calhou-te a exceção!
Tenho a certeza que depois desta reparação será um carro que não te dará problemas!
Pois é Pedro. Não sei o que te dizer, sinceramente. Mas nem vou perder tempo a pensar nisso. Só espero que o carro fique sem o problema após a reparação.
Mais uma vez reitero que o concessionário Nissan da Madeira tem tido comigo um trato e uma postura impecável em todo o processo. 👍👍
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 03 set 2019, 08:12

Viva.
A caminho dos 5 meses com o meu leaf 24kwh, já percorri pelas estradas da Ilha da Madeira quase quase 11 mil kms. Não me tenho coibido de ir a qualquer lado, mas claro que dada a orografia é necessário por vezes planear bem a viagem e gerir a autonomia da melhor forma possível. Deixo algumas imagens do carro e da Ilha.
Anexos
PicsArt_09-03-08.01.33.jpg
PicsArt_09-03-08.03.17.jpg
PicsArt_09-03-08.03.17.jpg (90.9 KiB) Visto 4176 vezes
PicsArt_09-03-08.05.54.jpg
PicsArt_09-03-08.05.54.jpg (102.67 KiB) Visto 4176 vezes
PicsArt_09-03-08.07.48.jpg
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