Peugeot ION direcção

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Rsrosa
Mensagens: 6
Registado: 28 ago 2019, 20:42
Data de fabrico: 08 ago 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Peugeot ION direcção

Mensagem por Rsrosa » 29 ago 2019, 08:14

Boas!

tenho um carrito destes para a minha esposa, que tem sido ela sempre a conduzir, quando lhe peguei pela 1ra vez notei que a direcção não volta ao "zero" como os outros carros. já fui á oficina e disseram que é normal neste carros.
Alguem aqui do forum tem algum que possa confirmar isto?

Obrigado

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por rnlcarlov » 29 ago 2019, 14:33

Não compreendo bem a questão. Tenho um carro desses e nunca notei nada de anormal na direção, pelo menos nada de diferente de conduzir o meu carro anterior a diesel (em termos de direção, não o resto :roll: )

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por mjr » 29 ago 2019, 14:50

Se bem percebi quando o OP larga a direção ela não retorna sozinha até ao ponto neutro, como é habitual e expectável em todos os veículos. Isso é muito estranho pois teria que a direção assistida estar constantemente a manter a posição do volante uma vez que mecanicamente a direção tende sempre a retornar para o carro seguir em frente. Ou estará severamente desalinhada e fica sempre a virar para um lado?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FRibeiro
Mensagens: 16
Registado: 13 dez 2017, 15:29
Data de fabrico: 12 jul 2011
Capacidade bateria: 37.1

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por FRibeiro » 29 ago 2019, 17:14

Sim, confirmo o mesmo.
Se "largar-mos" o volante depois de uma curva, ele não fica a 0 graus, como seria de esperar, fica um pouco para a direita ou esquerda dependendo da curva...
Tambem achei estranho ao principio, mas já me habituei à coisa.. :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por rnlcarlov » 29 ago 2019, 19:14

Não sou pessoa de largar o volante após as curvas, logo nunca dei muito por isso.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por mjr » 30 ago 2019, 09:28

Mas continua a curvar para o lado que já estava a virar?

Nota: Em estradas inclinadas para os lados ele naturalmente curva para esse lado. Tem de ser horizontal no eixo perpendicular ao movimento do veículo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Rsrosa
Mensagens: 6
Registado: 28 ago 2019, 20:42
Data de fabrico: 08 ago 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por Rsrosa » 30 ago 2019, 09:48

boas, é como diz o #fribeiro, o volante nunca retorna ao zero, fica sempre ligeiramente virado, é muito mais receptível numa rotunda ao retornar á estrada. por nunca ter me acontecido em nenhum outro carro(nunca tive ou conduzi elecricos) e achar estranho a peugeot não encontrar nada no carro e dizer que é norml.

Rsrosa
Mensagens: 6
Registado: 28 ago 2019, 20:42
Data de fabrico: 08 ago 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por Rsrosa » 30 ago 2019, 09:52

mjr Escreveu:
30 ago 2019, 09:28
Mas continua a curvar para o lado que já estava a virar?

Nota: Em estradas inclinadas para os lados ele naturalmente curva para esse lado. Tem de ser horizontal no eixo perpendicular ao movimento do veículo.
sim ligeiramente, para ambos os lados, a direcção é como se parasse de compensar com o volante para ai aos 10º, se formos a conduzir e largar o volante ele não foge nem para um lado nem para o outro, a sensação é sempre depois da curva.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por bpedrosa » 30 ago 2019, 10:19

Acho que um alinhamento de direcção resolveria o problema...
Já andei algumas vezes na Emov e nunca notei esse comportamento, mas não posso garantir que não me tenha passado despercebido.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Peugeot ION direcção

Mensagem por migle » 30 ago 2019, 20:34

Os pneus têm a pressão adequada? De acordo com a norma, a pressão indicada na porta do carro deve ser lida como um mínimo a frio.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”