Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados no NISSAN LEAF. Vamos fazer uma grande comunidade de discussão e de partilha de assuntos relacionados com uma das maiores revoluções da mobilidade humana dos últimos tempos.
kartzao
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Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por kartzao » 27 ago 2019, 02:15

Olá a todos,
O meu nome é David Teixeira e sou da Figueira da Foz.

Ainda não tenho um veículo eléctrico e deve-se sobretudo ao facto de estar MUITO indeciso. O objectivo é adquirir um usado pois o orçamento não dá para mais. Pretendo gastar cerca de 15.000€/16.000€ , caso encontre um negocio extremamente vantajoso posso tentar esticar mais um pouco

Faço cerca de 50kms diários pelo que um Leaf de 24kwh chega perfeitamente, mas assusta-me o facto de as baterias terem apenas 5 anos de garantia, logo, teria de comprar um de 2015 ou 2016 para ainda usufruir de 1 ou 2 anos respectivamente de garantia. Realisticamente um leaf de 24 consegue percorrer cerca de 130/140kms correcto ? como é para andar mais em cidade, provavelmente faria mais correcto?

Por este motivo penso que um de 30kwh seria uma escolha mais segura pois além de ter mais autonomia e me possibilitar outras deslocaçoes também tenho 8 anos de garantia, logo se adquirir um de 2016 ainda consigo usufruir da mesma até 2024 o que é uma segurança, além disso tudo a diferença de preço parece-me que justifica, ainda por cima com 2 filhotes pequenos dá sempre jeito ter autonomia extra para emergencias e poder fazer viagens mais longas sem poluir o ambiente :)

Também gosto muito do Outlander PHEV de 2014 pois pelo que estive a ver é possivel percorrer entre 40/45km com uma carga o que no meu caso, fazia com que não gastasse praticamente combustivel, mas assusta-me o facto de a garantia da bateria ser de 5 anos ( estou correcto? ou serão 8 ? ) ou 160.000kms e com o orçamento que tenho disponivel já estão todos no limite :/ além da manutenção ser bem mais cara ( pelo que tenho lido ronda os 300/400€ estou correcto? ). Tenho a vantagem de poder fazer viagens mais longas mas pelo que tenho lido consome um pouco e em viagens mais longas ( acima dos 150km ) compensa mais utilizar o meu veículo a Diesel

Também pensei num ZOE mas sinceramente o feedback não parece tão positivo como nos LEAF e a nível de valores são mais ou menos o mesmo, ou até mais caros, acham que vale a pena ? ou é preferível o Leaf ?

Sei que há aí malta no fórum que arranja bons preços para Leaf Importados ( ou Outlander PHEV quem sabe ;) ) e gostaria muito de falar com eles para ter uma noção de valores.. Tenho pesquisado em sites de venda de usados mas tenho esperança de fazer um melhor negócio por aqui

Tenho garagem individual com electricidade independente e também posso carregar no trabalho o que vem reforçar todo o sentido em adquirir uma viatura destas

Bem, basicamente são estes os meus receios e as minhas duvidas e não sei mesmo o que fazer.

Espero mesmo conseguir decidir-me com os vossos conselhos e sabedoria eheh :)

Um Grande Abraço a todos

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BrunoAlves
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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por BrunoAlves » 27 ago 2019, 11:13

Bem vindo ;)

A pergunta essencial será: tens outro carro ou o VE será carro único?
Também é importante perceber qual é o teu perfil de condução e que viagens regulares fazes fora do circuito diário.

A questão da garantia é obviamente relevante mas, pelo que se conhece, é um não problema. Baterias trocadas nos Leaf 24kWh depois de 2014 são nenhumas, nos 30kWh idem. Falhas graves não conheço nenhuma, degradação que permitisse activar a garantia também não.
Não te esqueças que a garantia são esses anos ou "xx" km, o que acontecer primeiro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kartzao
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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por kartzao » 27 ago 2019, 12:59

Boas Bruno, obrigado :D
Neste momento temos apenas um veículo a Diesel.. vendemos o segundo há pouco tempo justamente com o objectivo de adquirir o eléctrico, mas com 2 filhos pequenos não podemos prescindir pois num momento de emergencia temos de estar salvaguardados.. Daqui a uns anos com certeza trocaremos o Diesel por um VE com mais autonomia ;)

Faço cerca de 50kms diários.. ás vezes mais.. no máximo 100.. 2 ou 3 vezes por mes faço cerca de 200 ou 300 mas aí teria mesmo de recorrer ao diesel ou quem sabe a um leaf de 30kwh.. com alguma perspicácia penso ser possivel os 200km eheh

Algo me diz que quando começar a andar de VE o de combustão vai ficar parado :roll:

Sim, de facto a questão da garantia preocupa mas realmente pelo que tenho lido as baterias mKII vieram corrigir muitos problemas da primeira geraçao e provavelmente estou a preocupar-me sem motivo.

Então se arranjar um bom negocio de um leaf de 2014 ( preferencialmente o Tekna ) achas que não me devo preocupar ? possivelmente esses que já não teem garantia até devem estar muito mais baratos pois desvalorizam mais não sei.. o importante é comprar um leaf com a segunda geraçao de baterias correcto?

Abraço

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BrunoAlves
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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por BrunoAlves » 27 ago 2019, 13:32

kartzao Escreveu:
27 ago 2019, 12:59
Algo me diz que quando começar a andar de VE o de combustão vai ficar parado
Isto é mais que certo eheheheh :mrgreen:

Se tens outro carro, diria que o Leaf de 24kWh (sempre de 2014 para a frente, quanto mais recente melhor) é uma compra equilibrada. Claro, se puderes chegar a um 30kWh, tanto melhor. Se conseguires chegar a um ioniq, ainda melhor. E assim sucessivamente :mrgreen:

Para as voltas do dia a dia o 24kWh será perfeito. Em voltas um pouco maiores terás a limitação da menor autonomia e da menor velocidade de carregamento nos PCR.
Um mk2 de 24kWh de 2014 nesta altura terá já terá perdido pelo menos uma barra de capacidade, pelo que o SOH já andará pelos 80 e picos %. A andar devagar farás uns 130km com facilidade. Em autoestrada é que a coisa piora, para fazer 100km a 100 km/h deve ser muito à justa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por renateves » 27 ago 2019, 14:54

E um clone (Imiev-Ion-CZero)?

São carrinhos espetaculares para cidade (e não só) e a preços mais em conta... e que dá para o que pretendes. Enfiam-se em qualquer buraco, ruas estreitas... pufff, parecem avenidas... e com uma barcagem de direção impressionante. Tendo o "backup" do carro a diesel, sempre poupas para depois fazer a troca desse por algo com mais autonomia/capacidade.
É o que estou a fazer e nada arrependido...

... sobre a tua dúvida das baterias, como dizem e bem, é uma não questão. Alías, achas que as marcas não estudaram bem essa questão para que nunca acontece em garantia? :lol: ...não sejamos ingénuos! :naughty:

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Nonnus
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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por Nonnus » 27 ago 2019, 14:59

O BrunoAlves já disse tudo ainda assim vou deixar a minha opinião.

Se fazes maior parte do trajecto em cidade penso que o Outlander não faz muito sentido, é que de citadino tem pouco. Ter em atenção que os híbridos não funcionam da mesma maneira que os eléctricos, apesar das marcas quererem passar essa imagem e que são o melhor de dois mundos, a realidade é um bocadinho diferente. Não conheço o funcionamento do Outlander em concreto, mas dos híbridos que conduzi fiquei com a sensação que nem é carne, nem é peixe, como o nome indica é um híbrido. Para andar 100% em modo eléctrico requer algum cuidado com acelerador, ou então vais passar maior parte do tempo a queimar combustível embora em menor quantidade, se estiver errado alguém que me corrija. Depois como motor a combustão esta lá, esse vai precisar de manutenção, se a ideia é poupar, o Outlander dentro das tuas opções é onde vais poupar menos.

Se o teu orçamento é de 16.000€ ou até um pouco mais, já encontras Leaf´s de 30 por cerca de 18.000€ (viewtopic.php?f=52&t=7465) e dá-te um bocadinho de mais liberdade para aquelas viagens maiores.

Em relação ao ZOE são mais baratos, mas deves ter em atenção alguns aspectos menos positivos (isto é a minha opinião).

- Os que se encontram a venda com preços mais acessíveis tem aluguer das baterias, a quem ache que é uma mais valia, é uma questão de analisares para o teu caso, pois o valor a pagar mensalmente varia conforme o numero de km anual.

- A assistência da Renault no que diz respeito aos eléctricos deixa muito a desejar.

- Muitos não tem carregamento rápido, o que em viagens maiores pode-se tornar inconveniente.

- Há relatos (eu já presenciei) de alguns serem "esquisitos" com os locais onde carregam, impossibilitando o carregamento.

Como o BrunoAlves escreveu, se conseguires chegar até a um Ionic essa seria a opção mais acertada, pois além de não serem conhecidos problemas, a nível de eficiência esta noutro patamar o que dá para aquelas viagens maiores sem stress.
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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por rnlcarlov » 27 ago 2019, 16:27

Nonnus Escreveu:
27 ago 2019, 14:59
- Há relatos (eu já presenciei) de alguns serem "esquisitos" com os locais onde carregam, impossibilitando o carregamento.

Como o BrunoAlves escreveu, se conseguires chegar até a um Ionic essa seria a opção mais acertada, pois além de não serem conhecidos problemas, a nível de eficiência esta noutro patamar o que dá para aquelas viagens maiores sem stress.
Idem. Até tive pena de um dono de um zoe no Algarve nunca altura em que havia menos postos (uns avariados) e o coitado nem as tomadas domésticas do MarShopping conseguia usar sabe-se lá porquê.

Chegando a um Ioniq, aí quase certamente passa para 1º carro, não só para viagens de cidade como também para as deslocações de 200-300km. É um carro que dá para viagens internacionais comparável a um leaf de 40kWh, talvez até melhor se tivermos em conta a elevada velocidade de carregamento mesmo com múltiplas cargas rápidas numa viagem.

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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por frankesousa » 27 ago 2019, 17:13

Bem vindo,

Tenho um Leaf 30 desde Maio de 2018 (o carro é de 03/2016) e estou muito satisfeito.
Tem o problema cronico do aquecimento das baterias em velocidades elevadas e nos carregamentos rápidos mas isso não me afeta muito porque mais de 90% das cargas são em casa na tomada normal.

Quanto a consumos, e autonomia, digo sempre que o leaf 30 faz entre 100 e 150km, não mais.
Certo que se andar sempre em cidade/nacional com medias de 50km/h consigo chegar aos 200km, mas isso não considero utilização normal.

Em AE, a 120km/h (que no velocimentro do carro são 132km/h) mesmo no plano faz um consumo tão elevado que ao fim de 100km já está a luz de bateria baixa ligada, como gosto de manter alguma margem, nunca assumo mais de 100km em AE à velocidade máxima legal.

Como já foi dito, com esse orçamento (+ coisa -coisa) já chega ao leaf 30 e aconselho vivamente a ir para esse, é muito mais versátil, tem mais garantia, será mais recente, carrega bem mais rápido e já permite fazer uma ou outra viagem maior.

Eu neste tempo já lhe fiz 47mil km (está com 77mil km) com 2 viagens ao Porto-Algarve sem "grandes" problemas (ok, foram umas 12horas e a bateria no vermelho, mas foi e veio).

Se tem outro carro, onde carregar na garagem, onde carregar no trabalho, então não vejo problema que possa surgir em ter um VE.

Ou melhor, por acaso vejo um problema e grande!!! tal como eu, ao fim de 1 ano ou menos, com o VE a sair todos os santos dias e o combustão a ganhar ferrugem só vai pensar em trocar o combustão por 1 eléctrico a sério!

NOTA: um eléctrico a sério é um daqueles que dá mesmo para toda e qualquer viagem, que suporta CRs consecutivas sem torrar as bateria e tem pelo menos 60kWh de bateria (próximo de 400km de autonomia)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por pemifer » 27 ago 2019, 21:15

Parabéns pela decisão!
Quanto mais depressa comprar, mais depressa começa a poupar!

Eu tinha um mk1 de 2013 que vendi em 2019 com 70% de bateria (9 barras) e 100km de autonomia a 70km/h.
Ou seja, um mk1, com as primeiras baterias que degradavam mais depressa, degradou 30% em 6 anos.
O carro que vendi ainda terá mais de 50km de autonomia por mais 3 ou 4 anos, isto é, daria para si para 3 ou 4 anos, podendo carregar no trabalho, ou seja 25km para cada lado, daria para uns 8 ou 10 anos.

Em relação à garantia, comprei o meu mk1 nos EUA pela internet sem garantia, é esta a confiança que tenho no Leaf.
O único problema que tive foi um tubo do AC roto.
Compre qualquer Leaf porque vai ficar extremamente bem servido.

Não tenha receio de comprar mais barato, com menos autonomia, pois, estou convencido, tal como aconteceu comigo, rapidamente poupará para comprar um com mais autonomia.
Se conseguir comprar um de 30 sem ficar muito apertado de euros melhor. ´
É que assim que começar a andar vai ficar com pena de não ir a todo o lado de elétrico.

kartzao
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Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por kartzao » 30 ago 2019, 15:22

Muito obrigado a todos pelas boas vindas e pelos vossos conselhos :)

Realmente fiquei surpreendido que o leaf 30kw com uma utilizaçao normal apenas consegue realisticamente percorrer 150km :/ Honestamente pensava que conseguiria 200. Pensava que esses valores conseguiria com um leaf de 24kw

Também me passou pela cabeça o Opel Ampera pois tem uma bateria com boa autonomia ( cerca de 80km ) e não tem motor a combustão, apenas tem o tal gerador mci para carregar a bateria, ou seja, pelo que percebi o unico e principal motor é sempre eléctrico e os 150cv estão sempre disponiveis electricamente o que me parece tambem ser uma soluçao muito interessante, o que acham do ampera? Tem a desvantagem de ter 4 lugares mas também é uma hipótese que está dentro dos valores que pretendo gastar.

De qualquer das maneiras obrigado a todos pela vossa ajuda e desculpem ser chato mas a indecisão paira muito por estes lados e não está a ser facil decidir

Abraço

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