Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados no NISSAN LEAF. Vamos fazer uma grande comunidade de discussão e de partilha de assuntos relacionados com uma das maiores revoluções da mobilidade humana dos últimos tempos.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 902
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por Nonnus » 30 ago 2019, 15:35

kartzao Escreveu:
30 ago 2019, 15:22
Muito obrigado a todos pelas boas vindas e pelos vossos conselhos :)

Realmente fiquei surpreendido que o leaf 30kw com uma utilizaçao normal apenas consegue realisticamente percorrer 150km :/ Honestamente pensava que conseguiria 200. Pensava que esses valores conseguiria com um leaf de 24kw
Atenção que o Leaf de 30 faz os 200km com uma condução realista dentro dos limites de velocidade em condições normais e fora da auto-estrada.

É preciso compreender como tirar partido do carro e aprender a conduzir um eléctrico, se conduzirmos um eléctrico como conduzimos um carro a combustão a autonomia é afectada. Da mesma maneira que os carros a combustão são afectados pela maneira como conduzimos, só que como leva muitos litros e a bomba é já ali, não notamos e conduzimos sempre da mesma maneira.

Hoje fiz uma viagem de 50km com o meu dentro dos limites de velocidade e gastei apenas 20% de bateria. Demorei o mesmo tempo que demoro no carro da empresa que é a combustão, com a diferença que no carro da empresa venho sozinho e hoje viemos 2 adultos e duas crianças.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 16 meses depois 25/01/2019 60000km

bpedrosa
Mensagens: 177
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por bpedrosa » 30 ago 2019, 15:42

kartzao Escreveu:
30 ago 2019, 15:22
Também me passou pela cabeça o Opel Ampera pois tem uma bateria com boa autonomia ( cerca de 80km ) e não tem motor a combustão, apenas tem o tal gerador mci para carregar a bateria
Atenção que o tal gerador mci não deixa de ser um motor a combustão, ainda que no Ampera não esteja directamente ligado à transmissão.

kartzao
Mensagens: 17
Registado: 19 ago 2018, 17:32

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por kartzao » 04 set 2019, 04:00

Mais uma vez, o meu sincero obrigado a todos pelas boas vindas e sugestões !!

Já entrei em contacto com o Orlando e o Jasmim para tentar encontrar uma solução ao melhor preço :D

Um grande Abraço

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 652
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por vgomes » 06 set 2019, 01:28

bpedrosa Escreveu:
30 ago 2019, 15:42


Atenção que o tal gerador mci não deixa de ser um motor a combustão, ainda que no Ampera não esteja directamente ligado à transmissão.
Por acaso essa era a ideia original, mas qd o carro saiu ficou esclarecido que tem embraiagem que liga o motor a transmissao atraves de uma roda planetaria (como no toyota prius) mas o eixo do centro da roda é o motor eléctrico e nao o CI. Isto só acontece em determinadas circunstancias e em nome da eficiencia. Se fosse apenas um gerador ia ser muito menos eficiente, tal como o i3 (na defunta versão Rex) que quando está com o gerador a funcionar ainda gasta um bocado.

hmendes
Mensagens: 572
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por hmendes » 10 set 2019, 14:14

frankesousa Escreveu:
27 ago 2019, 17:13
Quanto a consumos, e autonomia, digo sempre que o leaf 30 faz entre 100 e 150km, não mais.
Certo que se andar sempre em cidade/nacional com medias de 50km/h consigo chegar aos 200km, mas isso não considero utilização normal.
Tens que rever os teus consumos.... ou então o teu conceito de utilização normal.

O meu Leaf 30 faz um percurso maioritariamente de AE (70%) e faz 200kms com uma carga sem grandes stresses e com um andamento perfeitamente normal. 150 kms faço eu a 110km/h em AE (Porto - AE Pombal) e com 5 pessoas e bagagem a bordo e chego entre 6 a 13% de bateria, dependendo do clima.

O que não falta é por aí malta a fazer mais de 200kms num percurso misto e sem empatar ninguém num Leaf 30!

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 459
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 70,40 Ah 12 barras

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por frankesousa » 10 set 2019, 14:38

hmendes Escreveu:
10 set 2019, 14:14
frankesousa Escreveu:
27 ago 2019, 17:13
Quanto a consumos, e autonomia, digo sempre que o leaf 30 faz entre 100 e 150km, não mais.
Certo que se andar sempre em cidade/nacional com medias de 50km/h consigo chegar aos 200km, mas isso não considero utilização normal.
Tens que rever os teus consumos.... ou então o teu conceito de utilização normal.

O meu Leaf 30 faz um percurso maioritariamente de AE (70%) e faz 200kms com uma carga sem grandes stresses e com um andamento perfeitamente normal. 150 kms faço eu a 110km/h em AE (Porto - AE Pombal) e com 5 pessoas e bagagem a bordo e chego entre 6 a 13% de bateria, dependendo do clima.

O que não falta é por aí malta a fazer mais de 200kms num percurso misto e sem empatar ninguém num Leaf 30!
As contas são fáceis, a 100km/h o carro consome 17kWh/100km no mínimo. Testei 2 vezes em Agosto, sem AC, em AE fiz exatamente 100km/h de média e o consumo foi 17 numa vez e 17.7 na 2ª, isto na zona do Alentejo, bastante plana, sem vento.

A 17 de consumo, o carro NOVO tem 28kWh na bateria (o meu já só mostra 24.5 no leafspy), portanto 28/17 = 164km.

Não há aqui nada de estranho. É o que é.

Mostrem-me lá um leaf qualquer a fazer média de velocidade de 100km/h e consumos abaixo de 17! (não vale descer a serra de estrela ou assim, em plano.) Talvez com sorte no Algarve e com vento de costas!

Para fazer 200km em novo tinha de fazer um consumo de 14kWh/100km, e isso só faz com médias de velocidade na ordem dos 80km/h.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
Associado UVE

hmendes
Mensagens: 572
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por hmendes » 10 set 2019, 15:36

frankesousa Escreveu:
10 set 2019, 14:38
Mostrem-me lá um leaf qualquer a fazer média de velocidade de 100km/h e consumos abaixo de 17! (não vale descer a serra de estrela ou assim, em plano.) Talvez com sorte no Algarve e com vento de costas!
Estamos a falar de média??? É que se estamos mostro-te isso todos os dias sem excepção e surpreende-te, com AC ligado!

Tal como disse anteriormente, não sou o único a fazê-lo... tenho a certeza que quem tiver um Leaf 30 vai-se rever nas minhas palavras.
Até te posso dar um exemplo de uma ida e volta a Viseu (partida de Vila do Conde) na semana passada, CC a 100km/h e média de 14,6 kW/h, não é qualquer milagre, se passares no meu Db vês muitas histórias semelhantes e com pics.

Abraço!

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 459
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 70,40 Ah 12 barras

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por frankesousa » 10 set 2019, 16:08

hmendes Escreveu:
10 set 2019, 15:36
frankesousa Escreveu:
10 set 2019, 14:38
Mostrem-me lá um leaf qualquer a fazer média de velocidade de 100km/h e consumos abaixo de 17! (não vale descer a serra de estrela ou assim, em plano.) Talvez com sorte no Algarve e com vento de costas!
Estamos a falar de média??? É que se estamos mostro-te isso todos os dias sem excepção e surpreende-te, com AC ligado!

Tal como disse anteriormente, não sou o único a fazê-lo... tenho a certeza que quem tiver um Leaf 30 vai-se rever nas minhas palavras.
Até te posso dar um exemplo de uma ida e volta a Viseu (partida de Vila do Conde) na semana passada, CC a 100km/h e média de 14,6 kW/h, não é qualquer milagre, se passares no meu Db vês muitas histórias semelhantes e com pics.

Abraço!

CC a 100km/h são 90km/h reais. Para dar 100km/h reais temos de definir 111 no CC.
Mas talvez o meu tenha algum problema!
de qualquer modo, médias de 14.6, mesmo em novo, só daria para 190km (28/14.6*100), e nunca se consegue utilizar os 28kWh, portanto a gastar 27, e chegar no vermelho mesmo, conseguia-se 180km (27/14.6*100), e como qualquer um dos carros com 1 ano já não tem 27kWh para usar, nem 180km faz mesmo com as médias de 14.6.

Estarei a fazer mal as contas?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
Associado UVE

hmendes
Mensagens: 572
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por hmendes » 10 set 2019, 17:11

frankesousa Escreveu:
10 set 2019, 16:08
CC a 100km/h são 90km/h reais. Para dar 100km/h reais temos de definir 111 no CC.


Achas que essa diferença de 10km/h é suficiente para elevar a média de 14,6 para 17?
frankesousa Escreveu:
10 set 2019, 16:08
Mas talvez o meu tenha algum problema!
de qualquer modo, médias de 14.6, mesmo em novo, só daria para 190km (28/14.6*100), e nunca se consegue utilizar os 28kWh, portanto a gastar 27, e chegar no vermelho mesmo, conseguia-se 180km (27/14.6*100), e como qualquer um dos carros com 1 ano já não tem 27kWh para usar, nem 180km faz mesmo com as médias de 14.6.

Estarei a fazer mal as contas?
Não disse que fiz 200kms nesta viagem... ora lê lá. O que eu digo antes é que faço 200km sem qualquer problema só com uma carga e num percurso com AE em maioria. O exemplo de Viseu foi para demonstrar que mesmo com uma altimetria agreste as médias continuam a não chegar ao 17kWh. Consegue-se fazer uma média de 17kWh com facilidade num Leaf 30, sim consegue mas não é a regra. Mais te digo, nem no meu Leaf 40 consigo fazer essa média a 110kmh (e aí os kms de velocimetro são bem mais reais), apesar de o Leaf 40 fazer médias bem mais altas.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 902
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Muito Indeciso na Compra de um VE

Mensagem por Nonnus » 10 set 2019, 17:33

frankesousa Escreveu:
10 set 2019, 16:08
Estarei a fazer mal as contas?
Não, não estas. Só que tu estas a levar a letra médias de 100km. Posso-te dizer que em nenhum carro que tive fiz médias de 100km/h. Mesmo viagens grandes em auto-estrada com ICE´s nunca vi. Penso que máximo que vi foi de 70km/h. Até podes fazer grande parte do percurso a 140km/h em auto-estrada mas ao saíres e entrares numa localidade a média cai a pique. O meu leaf anda normalmente com médias de 50-60km/h o que também era o que o meu ICE apresentava maior parte das vezes. Mas isto posso ser eu que tenho o pé leve.

Vale o que vale, no domingo a mulher fez 192km e chegou a casa com 15%. Num percurso normal onde apanha zonas com 50km/h controlados por semáforos, zonas de 70 e zonas de 90. Em tom de brincadeira até lhe disse qualquer dia consegues chegar a casa sem gastar bateria. O mais engraçado é que ela já nem usa o ECO, diz-me o que interessa é saber controlar o pé.

Num percurso deste tipo é impossível conseguires fazeres médias de 100km/h. Vou-me voltar a repetir: em condições normais, fora da auto-estrada o Leaf de 30 faz os 200km.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 16 meses depois 25/01/2019 60000km

Responder

Voltar para “Apresentações”