Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle » 09 set 2019, 22:25

caz Escreveu:
09 set 2019, 07:31
E em espaços de acesso público não se poderia existir diferenciação de preços consoante as marcas.
Lá vamos nós aos espaços de acesso público... Se há um parque de estacionamento em terreno privado, porque motivo vamos fazer essa exigência? Não é suficientemente bom que esse equipamento exista? Isso é mais uma vez insistir que Tesla e todas as outras redes que só fazem sentido se não estiverem ligadas à Mobi.E atrás de cancelas.
jfr2006 Escreveu:
09 set 2019, 12:01
Enquanto existir essa barreira com base numa lei velha e datada, nada a fazer :evil: :twisted:
Nem por isso. Basta haver outra lei. Veja-se o exemplo da noção de CEME, criada pela lei da ME, em si já permite que entidades que não são exactamente comercializadores de electricidade (são especificamente CEME) a possam vender.
Mantém sim que não há revenda... Mas isso nós compreendemos, é um assunto tão delicado... como substâncias psicotrópicas ou armas... :evil:
t3lmo Escreveu:
09 set 2019, 13:58
Esse exemplo já existe com um CEME de uma marca (BMW) e outro se seguirá com um acordo de outro CEME e a Nissan.
Sei que as redes existem, e outras gostariam de existir (Mercedes)... trabalho no programa de navegação de um carro eléctrico que ainda não existe... Mas já estão enquadrados? Como é que esses exemplos se enquadram na lei actual? É tipo cancelas?

Temos de convir que, ainda que o investimento seja baixo comparado com publicidade, com o impacto positivo que teria na economia, é muito lento pagar uma rede de carregamento. E uma das melhores maneiras de justificar este investimento é com a venda de carros...
Ou seja, sem querer cilindrar tudo o que já existe, acho importante que possam coexistir outras redes com a rede pública única (RPU??) para que a ME possa beneficiar um pouco de cada lado.
mjr Escreveu:
09 set 2019, 19:35
- Barreira muito grande à entrada de novos players. É preciso ter uma dimensão considerável para conseguir entrar no mercado de compra e venda de eletricidade.
Bem, essa se calhar é que é a única vantagem real da rede que temos. Com está tudo muito compartimentado, é... modular. Pode entrar um player só para fazer um modulozinho. A partir do momento em que se pode comprar um posto, a rede fornece o resto.

Porém, a questão da revenda é importante em si própria. Só sendo possível a revenda é que se consegue ter um esquema de preços simples, com taxas incluidas.

Mas fazemos assim então: mantemos a rede pública como está. Vá, fazemos algumas alterações ao regulamento, por exemplo, metemos a Mobi.e a pagar os carregamentos em que não houve autenticação por falha do sistema.

De resto, mudamos só isto:
  • Deixa de ser obrigatório englobar na rede pública única os postos em terreno privado ou concessionado, ainda que seja de acesso público. (E porque é que haveria de ser? É apenas uma forma de dizer que a rede pública tem de ser única e não admite concorrência).
  • Passa a ser possível a revenda de electricidade a retalho para a ME. Desde que um posto tenha uma tomada Mennekes, sistema de medição verificado pelo IPQ, pode revender electricidade como entender. Pode ser uma wallbox num restaurante ou um hotel.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 set 2019, 22:36

Porque é que o modelo actual não faz sentido:
- depende exclusivamente da MobiE, peso morto e incompetente cuja extinção rápida devia ser o primeiro objectivo de quem defende a mobilidade eléctrica

Outros pontos
- o argumento do cartão é irrelevante. Basta seguir a realidade onde a coisa se faz melhor e ver que há agregadores, cartões que funcionam em postos de vários operadores, há cartões de crédito, porra vi PayPal no outro dia!!! PayPal! Até já há carros que interagem directamente com algumas redes, directamente do infotainment (EQC com Ionity). Esqueçam o cartão, esqueçam a SIBS. Esqueçam a MobiE, não é nada de exclusivo nem a melhor invenção depois da roda.
- o modelo actual não incentiva nem produção descentralizada/renovável de energia, muito menos formas eficientes (do ponto de vista da rede) de lá levar a energia. Já aqui falei muitas vezes de MT. Se em vez de cada PCR ir buscar a um PT de rua uma baixada em BTE, porque do ponto de vista da instalação será muito mas fácil e barato para o OPC, não seria muito mais fácil facilitar a instalação conjunta de meia dúzia de postos, disponibilizando imediatamente um PT numa localização estratégica (ou várias como é óbvio)? Os OPC, naturalmente iriam pagando essa disponibilidade. Sonho com o dia em que vamos ver cá aqueles parques de carregamento da Noruega: 24 SuC, 4 HPC, meia dúzia de PCR, meia dúzia de PCN. E falho em perceber como é que este modelo potencia localizações desse género.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por t3lmo » 09 set 2019, 22:41

migle Escreveu:
09 set 2019, 22:25
t3lmo Escreveu:
09 set 2019, 13:58
Esse exemplo já existe com um CEME de uma marca (BMW) e outro se seguirá com um acordo de outro CEME e a Nissan.
Sei que as redes existem, e outras gostariam de existir (Mercedes)... trabalho no programa de navegação de um carro eléctrico que ainda não existe... Mas já estão enquadrados? Como é que esses exemplos se enquadram na lei actual? É tipo cancelas?
Enquadram-se no que já existe.
A BMW (ChargeNow) tem para os seus clientes BMW, postos MOBI.E gratuitos (assumindo os custos) e outros com tarifas simples e mais em conta. E paga-se com Paypal.
A Nissan vai fazer o mesmo com um tarifário especial da Galp para clientes Nissan.
Última edição por t3lmo em 09 set 2019, 22:44, editado 2 vezes no total.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 09 set 2019, 22:43

Era interessante perceber como é nos outros países onde certamente existe também uma regulamentação pesada para a venda de eletricidade. Criaram um regime especial?

Depois há uma questão curiosa. Apesar de à primeira vista noutros países o modelo ser mais simples, a nossa eletricidade para a ME (CEME + OPC) é das mais baratas, senão a mais barata da Europa, mesmo considerando Portugal ter das eletricidades domésticas mais caras da Europa. Como enquadrar esta aparente contradição??
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle » 09 set 2019, 22:46

t3lmo Escreveu:
09 set 2019, 22:41
A BMW (ChargeNow) tem para os seus clientes BMW, postos MOBI.E gratuitos (assumindo os custos) e outros com tarifas simples e mais em conta. E paga-se com Paypal.
Como é que isto funciona? Se um OPC não pode discriminar utilizadores pelo CEME... E a TAR?
É possível carregar nesses postos com um cartão de outro CEME?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle » 09 set 2019, 22:51

mjr Escreveu:
09 set 2019, 22:43
Era interessante perceber como é nos outros países onde certamente existe também uma regulamentação pesada para a venda de eletricidade. Criaram um regime especial?
Até em Portugal o regime é especial... um CEME não é a mesma coisa que um CE...
mjr Escreveu:
09 set 2019, 22:43
a nossa eletricidade para a ME (CEME + OPC) é das mais baratas, senão a mais barata da Europa
Quê??? Bem, quando começaram os pagamentos dos PCRs não era de certeza!
Não tenho tomado muita atenção à evolução dos preços desde esse momento... Mas vejamos, em França, quando vi, sem assinatura mensal, um carregamento de 30 minutos eram 5€, dá para uns 22kWh, fica por 22-25 cêntimos. Nem vale a pena falar no cartão Meingau na Alemanha e na Holanda...

Lá porque em Espanha é caro, e na Noruega tudo é mais caro (não apenas o carregamento), não vamos extrapolar e dizer que em Portugal é das mais baratas...

PS: Comparar o preço dos PCRs de 50kW com preços de HPCs é batota.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por kony76 » 09 set 2019, 23:11

E também era interessante haver mais do que 1 stall por localização.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por kony76 » 09 set 2019, 23:12

pemifer Escreveu:
09 set 2019, 18:32
Este é o modelo!
ERSE-modelo.jpg
:clap:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 10 set 2019, 07:40

migle Escreveu:
09 set 2019, 22:51
Lá porque em Espanha é caro, e na Noruega tudo é mais caro (não apenas o carregamento), não vamos extrapolar e dizer que em Portugal é das mais baratas...

PS: Comparar o preço dos PCRs de 50kW com preços de HPCs é batota.
E Espanha ser caro é relativo. Rede IBIL e Endesa upa upa. Easycharger e Iberdrola são 30c/kWh. Cá não fica menos que isso salvo alguns pcrs de cidade subsidiados, e o me carro carrega rápido para aproveitar a tarifa da prio. Com rapidgates e ioniq2019gates, estes preços de Espanha não são maus.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 10 set 2019, 07:45

Migle, eu disse que era das mais baratas baseado na perceção que tenho daquilo que tenho lido em relatos aqui neste fórum e também em conversas com pessoas que fizeram viagens grandes. Claro que posso estar errado.

França será sempre um caso à parte, esqueci-me dele. Tem a eletricidade muito barata por ser quase 100% nuclear.

Mas com base na tua experiência, consegues dar alguns links para os preços de outros países?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”