Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 28 ago 2019, 20:58

Era o que imaginava...
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BrunoAlves
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 29 ago 2019, 00:59

:o

É pena esse tipo de conversa normalmente não ficar gravada. É tão grave que dói...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 13 set 2019, 01:38

No passado dia 11, como estava com alguma pressa, fiz a A2 (nó Sines) até à Pt 25 de Abril (até ao inicio da descida para Almada, onde o transito estava parado) sem o modo Eco.
Obtive da App CanZE os dados que constam nas imagens abaixo, mas acima de tudo, os seguintes dados a reter:
SoC Inicial = 79%
SoC Final = 22%
Energia consumida ~23,37 kWh
Distância percorrida = 97 Km
Tempo = 56m30s
Velocidade média 103 Km/h
Consumo médio ~24,09 kWh/100 Km
Velocidade máxima 126 km/h

Puxadote, certo?
Anexos
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por Erbium » 13 set 2019, 08:41

BrunoFonseca Escreveu:
13 set 2019, 01:38
Puxadote, certo?
Sim, parece-me alta a média para as velocidades praticadas...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 13 set 2019, 19:25

A velocidade média não é muito boa para relacionar com consumos. Se eu andar a 140 e depois estiver uns minutos parados ou a muito baixa velocidade, estes não vão alterar os números do consumo, mas vão alterar brutalmente a velocidade média.

O que interessa é a velocidade de cruzeiro, uma moda seria uma medida melhor, à falta disso, a máxima aqui é a melhor indicação.
Posto isto, comparando com o Ioniq, a 126km/h, 24kWh/100km é bastante alto. :)

EDIT: devia apagar o meu post inútil, os comentários foram sobre o gráfico que ainda informa mais do que qualquer número.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 13 set 2019, 22:19

migle Escreveu:
13 set 2019, 19:25
A velocidade média não é muito boa para relacionar com consumos. Se eu andar a 140 e depois estiver uns minutos parados ou a muito baixa velocidade, estes não vão alterar os números do consumo, mas vão alterar brutalmente a velocidade média.

O que interessa é a velocidade de cruzeiro, uma moda seria uma medida melhor, à falta disso, a máxima aqui é a melhor indicação.
Posto isto, comparando com o Ioniq, a 126km/h, 24kWh/100km é bastante alto. :)

EDIT: devia apagar o meu post inútil, os comentários foram sobre o gráfico que ainda informa mais do que qualquer número.
Se fosse a 126 km/h iria gastar uns 30 kWh/100 km.. :D
Mas estes numeros levam-me a crer que não será fácil fazer Lisboa Coimbra com estas velocidades...

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 23:14

Parece muito exagerado o consumo indicado face ao gráfico da velocidade. Ou tinha bastante vento contra o sentido de deslocação ou então o carro anda a estimar mal a variação de SOC e depois indica uma quantidade de energia demasiado grande.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 22222km em 2019-10-30.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 13 set 2019, 23:55

mjr Escreveu:
13 set 2019, 23:14
Parece muito exagerado o consumo indicado face ao gráfico da velocidade. Ou tinha bastante vento contra o sentido de deslocação ou então o carro anda a estimar mal a variação de SOC e depois indica uma quantidade de energia demasiado grande.
É mesmo assim. O Zoe é um glutão quando tiramos o ECO.
Repara neste zoom do gráfico do consumo médio. Está quase sempre acima dos 20 kWh.
Anexos
consumo.jpg
consumo.jpg (36.47 KiB) Visto 262 vezes

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 14 set 2019, 00:15

Sugiro uma coisa:

- Carregar o carro a 100%.
- Andar uns 50km fazendo o log dos consumos.
- Calcular com base nesse log a energia gasta.
. Carregar novamente a 100% medindo a energia gasta para isso.
- Comparar os dois valores. Sugiro que a carga seja realizada a 22kW e nunca a menos de 3.7kW (O Zoe fica terrivelmente ineficiente abaixo disso).

Se a diferença for maior que 10-15% há algo de errado na medição do carro.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 14 set 2019, 00:28

Acho que era mais ou menos aceite que o Zoe, a velocidades de auto estrada, é muito pouco eficiente. Já não me lembro de números (que comprovem estes dados ou não) mas, se o Leaf faz facilmente 20-22, estes valores não me surpreendem muito.

A sugestão do mjr para aferir o consumo efectivo é muito boa, mas não esperaria resultados muito melhores
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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