Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

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LuisMendes
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por LuisMendes » 09 out 2019, 08:30

BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 00:55
Hoje tive pela primeira vez uma mensagem do tipo "STOP: Avaria do Sistema Eléctrico".
Tal aconteceu no parque de estacionamento do ALDI em Alfragide, mas reparei que no momento em que tentei ligar o carro e deu esse erro, os postes de iluminação pública do parque de estacionamento estavam intermitentes.
Acham possível a existência de alguma influência electromagnética exterior ter gerado este comportamento?

Nota: aguardei alguns minutos e voltei a tentar ligar o carro e não deu problema (nessa altura também os postes de iluminação já estavam ok)
Olá Bruno,
A probabilidade de ser influência eletromagnética deve ser muito reduzida, mas coincidência ou não, na passada 2º feira de manhã ainda de noite e em andamento dei conta durante cerca 1s segundo que acendeu-me o aviso cor de laranja “Verificar sistema Elétrico".
Foi muito rapido mas parece-me que não era "avaria no sistema eletrico" e nem dizia Stop no meu caso.
Andei a pesquisar na Net e as opiniões são que a maioria das vezes é a bateria de 12v fraca.
No momento tinha as luzes acesas e um powerbank ligado ao veículo pois tenho uma DashCam montada.
Pelo que vejo no Canze a bateria 12v está boa e até agora ao fim de 2 dias ainda não voltou a acendeu o aviso.
Se voltar a acender vou a Renault em chelas verificar o que se passa.
Se o teu dizia “Stop” e era de cor vermelha aconselho a ires ver o que se passou principalmente se ainda está na garantia.

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BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 09 out 2019, 13:08

Pois neste caso foi mesmo a info de stop.
Mas como passados alguns minutos não voltou a aparecer segui viagem.

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pemifer
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por pemifer » 09 out 2019, 16:29

BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 13:08
Pois neste caso foi mesmo a info de stop.
Mas como passados alguns minutos não voltou a aparecer segui viagem.
Bateria de 12v?

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por LuisMendes » 09 out 2019, 18:46

pemifer Escreveu:
09 out 2019, 16:29
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 13:08
Pois neste caso foi mesmo a info de stop.
Mas como passados alguns minutos não voltou a aparecer segui viagem.
Bateria de 12v?
É a bateria secundaria “clássica” que se vê ao abrir o capo.
Os computadores do carro, luzes, vidros elétricos, limpa vidros, rádio, etc utilizam essa bateria.
A Renault tem no plano de manutenção a sua substituição a cada 3 anos.
Se estiver fraca, pelo que li nos fóruns, a mensagem é a que me apareceu pode ser um dos motivos.
"Verificar sistema Elétrico" em cor de laranja.
... mas acho que a minha está boa. Tem 2 anos e 30.000 km por isso estranho tb a mensagem.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 09 out 2019, 23:37

LuisMendes Escreveu:
09 out 2019, 18:46
... mas acho que a minha está boa. Tem 2 anos e 30.000 km por isso estranho tb a mensagem.
Está a começar a ficar frio, e no teu caso foi ainda de noite.
É nesta estação que as baterias de 12V revelam as suas fraquezas.
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pemifer
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por pemifer » 10 out 2019, 09:33

LuisMendes Escreveu:
09 out 2019, 18:46
pemifer Escreveu:
09 out 2019, 16:29
BrunoFonseca Escreveu:
09 out 2019, 13:08
Pois neste caso foi mesmo a info de stop.
Mas como passados alguns minutos não voltou a aparecer segui viagem.
Bateria de 12v?
É a bateria secundaria “clássica” que se vê ao abrir o capo.
Os computadores do carro, luzes, vidros elétricos, limpa vidros, rádio, etc utilizam essa bateria.
A Renault tem no plano de manutenção a sua substituição a cada 3 anos.
Se estiver fraca, pelo que li nos fóruns, a mensagem é a que me apareceu pode ser um dos motivos.
"Verificar sistema Elétrico" em cor de laranja.
... mas acho que a minha está boa. Tem 2 anos e 30.000 km por isso estranho tb a mensagem.
Achas que está boa? :lol: :lol: :lol: :lol:
Sabes o que é um multímetro?
É pores o multímetro e ver a tensão que a bateria fornece...
Hoje em dia qualquer loja do chinês vende multímetros bem baratos...
Em baixo uma foto de um multímetro a mostrar uma tensão muito baixa de bateria de 12v, daquelas que fazem os carros elétricos mostrar todo o tipo de erros.
Depois a mostrar a tensão normal.
20160826_190929 (575x1024).jpg
20170502_215236 (719x1280).jpg

Não é uma loja chinesa (acho) mas tem multímetros baratos.
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=096-2312
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por mjr » 10 out 2019, 22:38

11.76V não é normal, mas sim a bateria bastante descarregada. As baterias de chumbo degradam-se rapidamente quando descarregadas, precisamente o contrário das de lítio,
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 10 out 2019, 22:54

um gráfico no batteryuniversity em que se consegue +/- ler que 11.8V corresponde a 20% de SoC e 12.8V corresponde a 80%. É precisamente entre essas duas tensões que o LDC no Ioniq mantém a bateria de 12V. A julgar por esse gráfico, 11,76V não parece ser nada de especial, apenas está na altura de a carregar (EDIT: fui buscar o link, diria que, por aquele gráfico 11.76V corresponde a 10% de SoC).
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por pemifer » 11 out 2019, 18:13

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Como naquele dia começou com 6V, achei que 11.76V já seria normal.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Se bem me lembro, já foi à bastante tempo, com 11.76V o carro já ligou normalmente.
Fica aqui o gráfico do site referido.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 22:37

Ajudem-me lá a fazer umas continhas:
1) Zoe 41kWh
2) SoH 97%

Chega ao PCN (de 22kW) com 7% e termina passado 1h33 com 93% (dados das mensagens enviadas pela APP da Renault.
O Posto devolve a informação que carregou 30,6 kWh.

Segundo as minhas contas:
1) Carregou a uma média de 19,74 kWh / h (kW)
2) Inicialmente tinha 2,78 kWh (41*0,07*0,97)
3) Terminou com 37,78 kWh (47*0,95*0,97)
4) Entrou na bateria 35 kWh (37,78-2,78)
5) Porque raio o valor que o Posto devolveu de carga é inferior (-14%) do que o carro carregou? Já para não falar nas perdas por calor... Estará a faltar aqui algo?

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