Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Este fim-de-semana estive a usufruir do voucher que ganhei no sorteio no ENVE de um fim-se-semana com um Tesla oferecido pela OKTeleseguros e pela Watts On Wheels.
O carro que me foi atribuído foi este:
Tesla Model S 75D
Durante dois dias percorri 600km e usei o SuC de Montemor-o-Novo três vezes, embora a terceira vez foi só para não entregar o carro apenas com 16% que era a estimativa que me dava ao chegar ao destino, assim entreguei com 64% (254km de autonomia).
A primeira impressão é que é um carro muito imponente e não passa despercebido onde quer que vamos, mas vamos por partes.
- Autonomia:
Os SuC são sem dúvida uma mais valia, das três vezes que usei em nenhuma estive de estar a espera para puder ligar o carro, é chegar carregar e andar. No SuC de Montemor estão duas fichas mennekes avariadas e ainda assim existem Stalls suficientes para ninguém estar a espera. No primeiro carregamento, sem contar comigo, houve 5 carros a carregar, e ninguém teve de esperar que um sai-se.
Durante estes dois dias experimentei o carro em estradas nacionais e auto-estrada e a impressão que fiquei é que este carro (75D) para a nossa realidade e com a distribuição de SuC´s já existente é mais que suficiente para percorrer o país. Apesar deste carro ter a fama de ser gastador, cheguei a ter medias de 16kWh o que é bastante bom para um carro deste tipo. Posso dizer que com este carro aquele exercício de estar constantemente olhar para o GOM e a fazer contas não existe. Não existe, porque o carro faz essa estimativa por nós com um erro mínimo e porque autonomia é mais que suficiente para qualquer deslocação.
No sábado fui até a uma zona do país que é um deserto em carregadores, fui até Monsaraz.
Cheguei a Monsaraz assim:
Como a autonomia ainda era considerável pensamos em ir até a marina da Amieira (comer um gelado), coisa que não estava programada e que é uma viagem de mais 37km, e é aqui que a magia acontece, com este carro (ou carros com autonomia equivalente) as viagens podem sofrer alterações sem haver a preocupação de... será que dá?.
A maneira como o carro calcula os trajectos e a informação que nos transmite dá-nos uma tranquilidade e uma segurança, que em nenhum momento existe range anxiety.
- Performance.
A minha mulher disse que parecia um miúdo no dia de Natal (mulheres). O carro tem prestações de fazer inveja a muitos desportivos que por ai andam.
Os 516cv e os 4s dos 0 aos 100km fazem qualquer um ficar com o coração acelerado. Não vou mentir, fiz vários arranques dos 0 aos 100 num ambiente controlado (estrada sem transito de um parque industrial), é de deixar qualquer um que goste destas sensações completamente louco. Claro que passado alguns arranques o consumo já era de 22kWh.
A facilidade com que se fazem ultrapassagens é algo assinalável, a recuperação de ir atrás do um carro a 70km/h e no momento a seguir já estamos a 120km/h e o espaço necessário para isto acontecer é tão curto, que ultrapassar é realmente simples e rápido.
Isto com um 75D, nem quero imaginar o que é um P100D ludicrous.
- Conforto/segurança:
Achei o carro muito confortável e espaço realmente é coisa que não falta. Aquela mala traseira dá a sensação que cabe lá a casa toda e ainda sobra espaço e como se não fosse suficiente ainda temos mais um espaço de arrumação a frente.
O infontaiment esta muito bem conseguido aquele ecrã é sem dúvida uma mais valia, principalmente quando se usa o GPS. A versão que testei não tinha menus em português, assim como a voz do GPS também era em inglês. São todas as versões assim?
Destaco a capacidade do a/c em arrefecer um habitáculo tão grande em tão pouco tempo e aquelas saídas para os ocupantes dos bancos traseiros. O facto do carro memorizar todas a funções quando trancamos o carro e quando o voltamos a entrar no carro ele assumir tudo, sem estar a voltar a ligar o que quer que seja, também esta muito bem conseguido.
Em relação a segurança é impressionante como o carro lê tudo o que se passa a sua volta. Ter um acidente com este carro ou embater contra algum obstáculo só mesmo com muita distracção, tal é a capacidade do carro de nos avisar tudo o que há em seu redor.
- Pontos menos positivos.
O facto de alguns acabamentos não estarem ao nível de alguns carros do segmento premium, como de marcas inglesas ou alemãs. Por exemplo o carro que andei, as borrachas que percorrem toda a parte do aro onde as portas da frente encostam estarem fora do sitio e o tecido que essas borrachas deviam proteger já estarem a mostrar desgaste. Estamos a falar de um carro com 12000km e com 7 meses.
O para-choques dianteiro do lado esquerdo na união com a cava da roda estava alinhado, mas do lado direito havia uma diferença de uns 2mm mais saliente.
O facto de as portas traseiras não terem cortinas para o sol, que dá muito jeito para quem viagem com crianças e estas se deixam dormir e o sol bate no vidro.
Se estes pontos são graves? Não, mas são coisas que saltam a vista e num carro deste valor parece que não devia de existir.
Falando do preço, pois aqui pode haver quem ache caro, mas a realidade é que não se esta a comprar um carro. Esta-se a comprar um carro e muitos serviços que o acompanham, como é o caso dos SuC´s, que é sem duvida a maior valia para adquirir um Tesla. Toda a tecnologia que o carro trás tem um preço.
Ontem depois de entregar o Tesla, montei no meu Leaf direito ao PCR de Palmela, chego ao PCR de Palmela estava um Leaf de 40 a carregar há 5 minutos. Estacionei, fui a casa de banho, comprar qualquer coisa para comer e esperei, esperei e esperei e foi quando tive que fazer a comparação inevitável com os SuC, em que, em 3 utilizações nunca tive de esperar.
e depois de tanto esperar...
Esta foi a minha experiência com o mundo Tesla.
O carro que me foi atribuído foi este:
Tesla Model S 75D
Durante dois dias percorri 600km e usei o SuC de Montemor-o-Novo três vezes, embora a terceira vez foi só para não entregar o carro apenas com 16% que era a estimativa que me dava ao chegar ao destino, assim entreguei com 64% (254km de autonomia).
A primeira impressão é que é um carro muito imponente e não passa despercebido onde quer que vamos, mas vamos por partes.
- Autonomia:
Os SuC são sem dúvida uma mais valia, das três vezes que usei em nenhuma estive de estar a espera para puder ligar o carro, é chegar carregar e andar. No SuC de Montemor estão duas fichas mennekes avariadas e ainda assim existem Stalls suficientes para ninguém estar a espera. No primeiro carregamento, sem contar comigo, houve 5 carros a carregar, e ninguém teve de esperar que um sai-se.
Durante estes dois dias experimentei o carro em estradas nacionais e auto-estrada e a impressão que fiquei é que este carro (75D) para a nossa realidade e com a distribuição de SuC´s já existente é mais que suficiente para percorrer o país. Apesar deste carro ter a fama de ser gastador, cheguei a ter medias de 16kWh o que é bastante bom para um carro deste tipo. Posso dizer que com este carro aquele exercício de estar constantemente olhar para o GOM e a fazer contas não existe. Não existe, porque o carro faz essa estimativa por nós com um erro mínimo e porque autonomia é mais que suficiente para qualquer deslocação.
No sábado fui até a uma zona do país que é um deserto em carregadores, fui até Monsaraz.
Cheguei a Monsaraz assim:
Como a autonomia ainda era considerável pensamos em ir até a marina da Amieira (comer um gelado), coisa que não estava programada e que é uma viagem de mais 37km, e é aqui que a magia acontece, com este carro (ou carros com autonomia equivalente) as viagens podem sofrer alterações sem haver a preocupação de... será que dá?.
A maneira como o carro calcula os trajectos e a informação que nos transmite dá-nos uma tranquilidade e uma segurança, que em nenhum momento existe range anxiety.
- Performance.
A minha mulher disse que parecia um miúdo no dia de Natal (mulheres). O carro tem prestações de fazer inveja a muitos desportivos que por ai andam.
Os 516cv e os 4s dos 0 aos 100km fazem qualquer um ficar com o coração acelerado. Não vou mentir, fiz vários arranques dos 0 aos 100 num ambiente controlado (estrada sem transito de um parque industrial), é de deixar qualquer um que goste destas sensações completamente louco. Claro que passado alguns arranques o consumo já era de 22kWh.
A facilidade com que se fazem ultrapassagens é algo assinalável, a recuperação de ir atrás do um carro a 70km/h e no momento a seguir já estamos a 120km/h e o espaço necessário para isto acontecer é tão curto, que ultrapassar é realmente simples e rápido.
Isto com um 75D, nem quero imaginar o que é um P100D ludicrous.
- Conforto/segurança:
Achei o carro muito confortável e espaço realmente é coisa que não falta. Aquela mala traseira dá a sensação que cabe lá a casa toda e ainda sobra espaço e como se não fosse suficiente ainda temos mais um espaço de arrumação a frente.
O infontaiment esta muito bem conseguido aquele ecrã é sem dúvida uma mais valia, principalmente quando se usa o GPS. A versão que testei não tinha menus em português, assim como a voz do GPS também era em inglês. São todas as versões assim?
Destaco a capacidade do a/c em arrefecer um habitáculo tão grande em tão pouco tempo e aquelas saídas para os ocupantes dos bancos traseiros. O facto do carro memorizar todas a funções quando trancamos o carro e quando o voltamos a entrar no carro ele assumir tudo, sem estar a voltar a ligar o que quer que seja, também esta muito bem conseguido.
Em relação a segurança é impressionante como o carro lê tudo o que se passa a sua volta. Ter um acidente com este carro ou embater contra algum obstáculo só mesmo com muita distracção, tal é a capacidade do carro de nos avisar tudo o que há em seu redor.
- Pontos menos positivos.
O facto de alguns acabamentos não estarem ao nível de alguns carros do segmento premium, como de marcas inglesas ou alemãs. Por exemplo o carro que andei, as borrachas que percorrem toda a parte do aro onde as portas da frente encostam estarem fora do sitio e o tecido que essas borrachas deviam proteger já estarem a mostrar desgaste. Estamos a falar de um carro com 12000km e com 7 meses.
O para-choques dianteiro do lado esquerdo na união com a cava da roda estava alinhado, mas do lado direito havia uma diferença de uns 2mm mais saliente.
O facto de as portas traseiras não terem cortinas para o sol, que dá muito jeito para quem viagem com crianças e estas se deixam dormir e o sol bate no vidro.
Se estes pontos são graves? Não, mas são coisas que saltam a vista e num carro deste valor parece que não devia de existir.
Falando do preço, pois aqui pode haver quem ache caro, mas a realidade é que não se esta a comprar um carro. Esta-se a comprar um carro e muitos serviços que o acompanham, como é o caso dos SuC´s, que é sem duvida a maior valia para adquirir um Tesla. Toda a tecnologia que o carro trás tem um preço.
Ontem depois de entregar o Tesla, montei no meu Leaf direito ao PCR de Palmela, chego ao PCR de Palmela estava um Leaf de 40 a carregar há 5 minutos. Estacionei, fui a casa de banho, comprar qualquer coisa para comer e esperei, esperei e esperei e foi quando tive que fazer a comparação inevitável com os SuC, em que, em 3 utilizações nunca tive de esperar.
e depois de tanto esperar...
Esta foi a minha experiência com o mundo Tesla.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
foste dar uma volta ao céu e voltaste ao inferno
- pemifer
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Excelente relato!
- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Boa passeata, excelente relato. Podes começar a procurar o teu
Não é verdade. Quanto mais espaço mais tralha se carrega
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
É pá,
Acho que te meteste numa carga de trabalhos!
Agora lá vais ter de comprar um!
Acho que te meteste numa carga de trabalhos!
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- Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Ontem foi dia de festa Fez dois anos que fui buscar o meu Leaf.
Neste momento encontra-se assim:
O SOH oscila entre os 85% e os 84%. qQuando esta a 100% mostra 85% quando abaixo dos dos 50% mostra 84%.
Vamos a contas.
A um ano atrás o Leaf tinha 42848km, hoje tem 89423km = Percorreu num ano 46575km
Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:
Vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo de 1.35€ (umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio).
gasóleo = 5.5L x 1.35€ = 7.425€ a cada 100km
Electricidade = 13.1kWh x 0.10€ = 1.31€ a cada 100km
valor gasto em gasóleo para fazer 46575km = ~3460€
valor gasto em electricidade para fazer 46575km = 610.13€
Temos aqui uma poupança de 2850€.
Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seriam 4 com o valor de ~150€
Seat = 150€ x 4 = 600€
Leaf = 89.53€
Poupança = 510.47€
Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)
Selo Leaf = 0€
Poupança = 30€
Total gasto com o Seat para fazer os 46575km seria de: ~4090€
Total gasto com o Leaf para fazer os 46575km foi de: ~699.66€
Poupança VE vs Fossil: 4090€ - 699.66€ = 3390.34€
Acumulado dos dois anos (~90000km) 3390€ + 3017€ = 6407€
Neste momento encontra-se assim:
O SOH oscila entre os 85% e os 84%. qQuando esta a 100% mostra 85% quando abaixo dos dos 50% mostra 84%.
Vamos a contas.
A um ano atrás o Leaf tinha 42848km, hoje tem 89423km = Percorreu num ano 46575km
Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:
Vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo de 1.35€ (umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio).
gasóleo = 5.5L x 1.35€ = 7.425€ a cada 100km
Electricidade = 13.1kWh x 0.10€ = 1.31€ a cada 100km
valor gasto em gasóleo para fazer 46575km = ~3460€
valor gasto em electricidade para fazer 46575km = 610.13€
Temos aqui uma poupança de 2850€.
Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seriam 4 com o valor de ~150€
Seat = 150€ x 4 = 600€
Leaf = 89.53€
Poupança = 510.47€
Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)
Selo Leaf = 0€
Poupança = 30€
Total gasto com o Seat para fazer os 46575km seria de: ~4090€
Total gasto com o Leaf para fazer os 46575km foi de: ~699.66€
Poupança VE vs Fossil: 4090€ - 699.66€ = 3390.34€
Acumulado dos dois anos (~90000km) 3390€ + 3017€ = 6407€
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Contas simples, muito boa a poupança.
Quantos mais se anda mais efetivamente se poupa.
Tb tenho um leaf 30 01/2017 com 76000km e curiosamente estamos com status de bateria muito parecido. Soh 84,76% Hx 72,23 Ahr 68,78.
Bons quilómetros!
Quantos mais se anda mais efetivamente se poupa.
Tb tenho um leaf 30 01/2017 com 76000km e curiosamente estamos com status de bateria muito parecido. Soh 84,76% Hx 72,23 Ahr 68,78.
Bons quilómetros!
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017
- pemifer
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Parabéns!
Isso é que tem sido poupar!
- Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Hoje ao entrar no You+Nissan apareceu um popup com esta informação:
Agora lembro-me que na revisão dos 60000km o chefe da oficina mencionou que o carro precisava de substituir uma peça qualquer da bateria, mas não tinham em stock, tinham que mandar vir e depois logo me diziam. Caiu no esquecimento, mas a Nissan lembrou-se.A Nissan identificou a(s) seguinte(s) incidência(s) potencial(is) que pode(m) afectar o seu Nissan Leaf.
PLACAS DOS PONTOS DE MASSA DA BATERIA LI-ION [P9312]
Por favor, contacte imediatamente o seu concessionário mais próximo para que quaisquer reparações necessárias possam ser efectuadas gratuitamente pelos nossos técnicos profissionais.
Por favor, seleccione também a afirmação apropriada na lista abaixo.
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- migle
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Resta saber se o concessionário também se lembrou de mandar vir e guardar para ti. Lá telefonar, não telefonaram...