Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

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migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 14 out 2019, 22:50

Temos de ir ao "ground truth" (verdade moída).
Quais desses números são seguros? O tempo é seguro, creio eu. Como é que sabes qual é a potência média?
Os outros valores vêm de onde?

Vejamos, o número de 35kWh nunca pode estar certo, porque no máximo terá entrado no carregador do carro (não na bateria) 22 kW vezes 1,55 h = 34,1 kWh. O posto nunca te vai dar o que entrou na bateria, se tivesse carregado ao máximo, este teria sido o valor indicado. E diria que, não sei a eficiência, mas isso significaria uns 30,7 kWh na bateria.

Quais são as fontes?
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FullElectric
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por FullElectric » 14 out 2019, 22:59

E não deves considerar como verdades absolutas quer os 7% SoC quer os 97% SoH

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BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 23:07

migle Escreveu:
14 out 2019, 22:50
Temos de ir ao "ground truth" (verdade moída).
Quais desses números são seguros? O tempo é seguro, creio eu. Como é que sabes qual é a potência média?
Os outros valores vêm de onde?

Vejamos, o número de 35kWh nunca pode estar certo, porque no máximo terá entrado no carregador do carro (não na bateria) 22 kW vezes 1,55 h = 34,1 kWh. O posto nunca te vai dar o que entrou na bateria, se tivesse carregado ao máximo, este teria sido o valor indicado. E diria que, não sei a eficiência, mas isso significaria uns 30,7 kWh na bateria.

Quais são as fontes?
As fontes são as SMS da APP Renault (com a % SoC e hora, tanto de inicio como de fim, e confirmado com o display no carro), e ainda a informação do PCN
Nota, costumo utilizar sempre este método (para medir as perdas) e até agora os nºs eram consistentes
Quando à potencia média, não é propriamente uma potencia média simplesmente. Dividi os kWh medidos pelo tempo em carregamento, isto é, kWh a dividir por h é igual a kW, ou se preferires kWh/h.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 23:09

FullElectric Escreveu:
14 out 2019, 22:59
E não deves considerar como verdades absolutas quer os 7% SoC quer os 97% SoH
SoH medido através do CanZe.
Quanto aos 7% e aos 95% de SoC, se olhar para o CanZe as contas não alteram muito, isto porque dava no inicio os mesmo 7% e no fim 92%.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 14 out 2019, 23:14

Ah, os números estão indicados, só falta realmente saber de onde vem essa potência média. E os 41kWh vêm de onde? É habitual quando se faz estas contas obter o valor de 41kWh? Na descarga ou no carregamento (geralmente, o valor é diferente, por exemplo, no meu, carrego mais de 30kWh e descarrego 27kWh...)?

Ou seja, quando fazes 100km e consomes x kWh e y %, fazendo a conta dá 41kWh de capacidade disponível?
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 14 out 2019, 23:27

BrunoFonseca Escreveu:
14 out 2019, 23:07
Nota, costumo utilizar sempre este método (para medir as perdas) e até agora os nºs eram consistentes
Quando à potencia média, não é propriamente uma potencia média simplesmente. Dividi os kWh medidos pelo tempo em carregamento, isto é, kWh a dividir por h é igual a kW, ou se preferires kWh/h.
Ah, sim, é os 30,6 kWh por 1,55 h = 19,74 kW. Pois, sim...
Será que o posto estava a ser simpático e a retirar 10% para o carregador interno?? :shock:
Mesmo assim, na melhor das hipóteses, terá carregado uns 29 kWh, no máximo uns 74%...

Costumas fazer isto e dá sempre próximo dos 41 kWh de capacidade inicial com 97% de SoH?

Se saiu diferente das outras vezes, quem sabe talvez o frio... Uma variação de temperatura grande... A tensão da bateria é um indicador pouco preciso do SoC, e a temperatura altera as coisas. O BMS sabe disso, mas pode ter havido uma variação qualquer que o baralhou... Então o SoC foi mal medido...
BrunoFonseca Escreveu:
14 out 2019, 23:09
SoH medido através do CanZe.
Calculado... A tensão eléctrica mede-se, com erro, a temperatura, a corrente, a potência... dizer que se mede energia já é mais forçado... Mas SoC e SoH é um calculo complicado.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por LuisMendes » 15 out 2019, 11:44

BrunoFonseca Escreveu:
14 out 2019, 22:37
Ajudem-me lá a fazer umas continhas:
1) Zoe 41kWh
2) SoH 97%

Chega ao PCN (de 22kW) com 7% e termina passado 1h33 com 93% (dados das mensagens enviadas pela APP da Renault.
O Posto devolve a informação que carregou 30,6 kWh.

Segundo as minhas contas:
1) Carregou a uma média de 19,74 kWh / h (kW)
2) Inicialmente tinha 2,78 kWh (41*0,07*0,97)
3) Terminou com 37,78 kWh (47*0,95*0,97)
4) Entrou na bateria 35 kWh (37,78-2,78)
5) Porque raio o valor que o Posto devolveu de carga é inferior (-14%) do que o carro carregou? Já para não falar nas perdas por calor... Estará a faltar aqui algo?
De 7% a 93% com 30.6 Kwh é estranho, significa 35.58 Kw em 100% o que considerando as perdas e sendo bateria de 41Kw é pouco.

Desde que tive o meu primeiro e unico BCI na AS de Palmela no verão nunca mais confiei nos PCR.
Carrego sempre em casa, PCR's e PCN´s somente mesmo em ultimo caso.
Ainda mais, que após reclamação, fui informado que o posto está a 100% :naughty:
Basta ver nas app que não é verdade.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 15 out 2019, 11:59

O PCR da AS de Palmela não dá para os Zoe. Problemas de terra.
Comuniquei à Efacec que me explicou o problema.
Ainda não falei com o OPC que tem a obrigação de resolver o problema.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por LuisMendes » 15 out 2019, 14:23

BrunoFonseca Escreveu:
15 out 2019, 11:59
O PCR da AS de Palmela não dá para os Zoe. Problemas de terra.
Comuniquei à Efacec que me explicou o problema.
Ainda não falei com o OPC que tem a obrigação de resolver o problema.

Nesse dia fiquei super chateado, pois o PCR só dava para 1 de cada vez, não sabia do problema com os ZOE's e depois de 30 minutos á espera e levar um BCI não e agradável. :evil:
Reclamei no livro vermelho online em casa, e obtive esta simpatica resposta.

Estimado Cliente Luís Mendes,

Agradecemos o seu contacto, lamentamos a demora na nossa resposta e compreendemos a sua insatisfação relativamente à situação exposta.

Após a análise da situação, informamos que foram realizadas as devidas diligências ao equipamento de Carregamento Elétrico e não detetamos qualquer anomalia ou inconformidade.

Informamos que os equipamentos são verificados diariamente e que os mesmos foram utilizados por vários Clientes antes e após a sua visita, não sendo o registo de situações idênticas à que nos expõe.

A nossa Colaboradora em nenhum momento pretendia ter uma atitude menos correta para com o estimado Cliente, pelo que tratou-se de uma falha de comunicação. No entanto, gostaríamos de lamentar a forma como foi gerida a sua insatisfação.

Esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Os nossos cumprimentos

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por frankesousa » 15 out 2019, 14:40

LuisMendes Escreveu:
15 out 2019, 14:23
BrunoFonseca Escreveu:
15 out 2019, 11:59
O PCR da AS de Palmela não dá para os Zoe. Problemas de terra.
Comuniquei à Efacec que me explicou o problema.
Ainda não falei com o OPC que tem a obrigação de resolver o problema.

Nesse dia fiquei super chateado, pois o PCR só dava para 1 de cada vez, não sabia do problema com os ZOE's e depois de 30 minutos á espera e levar um BCI não e agradável. :evil:
Reclamei no livro vermelho online em casa, e obtive esta simpatica resposta.

Estimado Cliente Luís Mendes,

Agradecemos o seu contacto, lamentamos a demora na nossa resposta e compreendemos a sua insatisfação relativamente à situação exposta.

Após a análise da situação, informamos que foram realizadas as devidas diligências ao equipamento de Carregamento Elétrico e não detetamos qualquer anomalia ou inconformidade.

Informamos que os equipamentos são verificados diariamente e que os mesmos foram utilizados por vários Clientes antes e após a sua visita, não sendo o registo de situações idênticas à que nos expõe.

A nossa Colaboradora em nenhum momento pretendia ter uma atitude menos correta para com o estimado Cliente, pelo que tratou-se de uma falha de comunicação. No entanto, gostaríamos de lamentar a forma como foi gerida a sua insatisfação.

Esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Os nossos cumprimentos

E a ERSE não respondeu também?

Já fiz 2 ou 3 reclamações no livro de reclamações online sobre problemas com carregadores e a ERSE responde sempre também.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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