Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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Erbium
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Erbium » 07 nov 2019, 11:22

pemifer Escreveu:
07 nov 2019, 10:45
Erbium Escreveu:
06 nov 2019, 10:19
pemifer Escreveu:
05 nov 2019, 00:06
Será que é só no meu planeta que algo não desaparece só porque deixamos de olhar?
E por olhar todos os dias evitou quanta degradação? :roll:
Eu ontem nem me apercebi da qualidade desta pergunta, é mesmo uma excelente pergunta.
E ignorar os dados, fingir que não existe, evitou quanta degradação? :roll:
A mesma que todos os dias ligar o adaptador obd, ligar o telemovel, abrir o LS, tirar printscreen?, etc...
Poupei tempo e a cabeça.
Quando tinhas um CI fazias testes de potência regularmente para aferir o desgaste do motor? :roll:

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pemifer
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por pemifer » 07 nov 2019, 11:46

Erbium Escreveu:
07 nov 2019, 11:22
pemifer Escreveu:
07 nov 2019, 10:45
Erbium Escreveu:
06 nov 2019, 10:19

E por olhar todos os dias evitou quanta degradação? :roll:
Eu ontem nem me apercebi da qualidade desta pergunta, é mesmo uma excelente pergunta.
E ignorar os dados, fingir que não existe, evitou quanta degradação? :roll:
A mesma que todos os dias ligar o adaptador obd, ligar o telemovel, abrir o LS, tirar printscreen?, etc...
Poupei tempo e a cabeça.
Quando tinhas um CI fazias testes de potência regularmente para aferir o desgaste do motor? :roll:
Não ligo o OBD todos os dias porque nunca a desligo.
Não tiro printscreens pois o Leaf Spy guarda os dados em log. É com base nesses logs que faço os gráficos. Só tiro printscreens quando faço viagens.
Tenho um telemóvel, que tem algumas avarias, que impedem de usar como telemóvel, mas como "tablet" android funciona lindamente.
Está sempre ligado e no carro, é o telemóvel do carro.
Realmente tenho a "trabalheira" de todos os dias ligar o Leaf Spy!
Numa coisa tens razão! :clap:
Tenho esta maluqueira de registar dados dos carros desde sempre. SEMPRE registei os abastecimentos de combustível e os quilómetros.
Nunca registei outros dados porque não existiam!
Como poderia dizer que em 85094kms no meu ultimo carro a diesel consumi 8225 litros de gasóleo e gastei 10345€ se não registasse?
Poderia sempre recorrer a "achismos" mas isso não é para mim.
Eu não acho que o meu ultimo diesel gastava 9,92l aos 100km, EU SEI!

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por hmendes » 07 nov 2019, 12:45

frankesousa Escreveu:
07 nov 2019, 10:41
hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 02:27
Essa questão da degradação “visível” é muito subjetiva. O meu 30 de 05.2017 com 45000kms conta com uma degradação de 5% e não noto rigorosamente diferença nenhuma em termos de autonomia. O meu 40 de 05.2019 com 22000km tem uma degradação de 6% (weird) e também não noto diferença. No Zoe (09.2014) tem uma degradação de 9% e noto zero na diferença de autonomia... acho que está tudo dito.
"Notar" diferença é subjectivo.

A bateria armazena menos 5% de energia a ponto final, é uma medida fácil de fazer.

Agora, 5% de 150km, são apenas 7.5km de perda de autonomia, muito mais perdemos nós com uma pequena alteração de condução ou condições atmosféricas, por isso não notas nada.

Agora o meu Leaf 30 está com uma perda de 15% em relação aos 28kWh iniciais (se calculares em relação ao aos anunciados 30kWh então até doi) e isso já se nota bastante. Neste momento não consigo utilizar nem 24kWh!

Continuo contente com o carro (foi o que me fez virar completamente as ideias para a ME), mas que é um carro genericamente mau e caro isso não tenho duvidas. A "única" coisa que tem de bom é mesmo a fiabilidade e simplicidade de funcionamento.
O que eu quis dizer é que o cálculo da degradação é isso mesmo, um cálculo, e por norma (podes ver pelos relatos de vários utilizadores) os VEs são pessimistas nesse aspeto, basta fazer um teste de tomada para verificar que esses valores de degradação não são reais...

Vou-te dar o exemplo do Zoe por exemplo, que é um carro que até utilizo diariamente (160km). Ele acusa 91% de SOH, ou seja 9% de degradação. Sendo um Q210 com 22kWh disponíveis quando em novo, significa que neste momento teria 20kW. Ora a média neste carro (minha) é de 13.7kWh/100 o que permitiria em novo fazer os tais 160/170kms reais. Ora com 20kWh disponíveis deveria fazer 145 km no máximo, no entanto continuo a fazer 160 km diários e ainda chego a casa com entre 4 a 10% de bateria... ou seja, eventualmente a real degradação é menor. O mesmo se passa no Leaf 30 (usado maioritariamente para viagens Porto - Lisboa - Porto) e de uma forma mais evidente no de 40 que apresenta claramente uma degradação muito superior à real.

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 07 nov 2019, 13:05

hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 12:45
O que eu quis dizer é que o cálculo da degradação é isso mesmo, um cálculo, e por norma (podes ver pelos relatos de vários utilizadores) os VEs são pessimistas nesse aspeto, basta fazer um teste de tomada para verificar que esses valores de degradação não são reais...
Isso do teste de tomada também é um calculo, já que a eficiência do onboard charger muda as contas!

Eu já meti 24kWh, dentro do carro, e não foram os 24 para a bateria, como já carreguei a mesma percentagem com apenas 22kWh ou até menos só porque usei mais potência.

Eu não tenho grandes evidências para desconfiar das contas do BMS, se fosse pessimista, a Nissan já tinha corrigido (como fez no meu por exemplo) para não ter problemas em garantia.

Não há dúvida que as baterias da Nissan são para chegar aos 8anos/160.000km com 70%, parecem calculadas mesmo para isso, o que é mau, já que confirma que 200.000km são o fim de vida para elas
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por kony76 » 07 nov 2019, 13:58

frankesousa Escreveu:
07 nov 2019, 13:05


Não há dúvida que as baterias da Nissan são para chegar aos 8anos/160.000km com 70%, parecem calculadas mesmo para isso, o que é mau, já que confirma que 200.000km são o fim de vida para elas
Não é 80%?

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 07 nov 2019, 14:03

kony76 Escreveu:
07 nov 2019, 13:58
frankesousa Escreveu:
07 nov 2019, 13:05


Não há dúvida que as baterias da Nissan são para chegar aos 8anos/160.000km com 70%, parecem calculadas mesmo para isso, o que é mau, já que confirma que 200.000km são o fim de vida para elas
Não é 80%?
não, até na verdade é menos de 70%, mas vamos arredondar para 70% para não saber tão mal :shifty:
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por kony76 » 07 nov 2019, 14:21

Isso para o de 30?

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VETL
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por VETL » 07 nov 2019, 14:33

kony76 Escreveu:
07 nov 2019, 14:21
Isso para o de 30?
Para todos.

Na verdade, a quarta barra cai um pouco abaixo. Deve ter a ver com o facto da Nissan saber que o carro subestima a capacidade.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por kony76 » 07 nov 2019, 14:41

Hummm... tinha ideia que para o de 40 era 80%.

hmendes
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por hmendes » 07 nov 2019, 14:51

frankesousa Escreveu:
07 nov 2019, 13:05
hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 12:45
O que eu quis dizer é que o cálculo da degradação é isso mesmo, um cálculo, e por norma (podes ver pelos relatos de vários utilizadores) os VEs são pessimistas nesse aspeto, basta fazer um teste de tomada para verificar que esses valores de degradação não são reais...
Isso do teste de tomada também é um calculo, já que a eficiência do onboard charger muda as contas!

Eu já meti 24kWh, dentro do carro, e não foram os 24 para a bateria, como já carreguei a mesma percentagem com apenas 22kWh ou até menos só porque usei mais potência.

Eu não tenho grandes evidências para desconfiar das contas do BMS, se fosse pessimista, a Nissan já tinha corrigido (como fez no meu por exemplo) para não ter problemas em garantia.

Não há dúvida que as baterias da Nissan são para chegar aos 8anos/160.000km com 70%, parecem calculadas mesmo para isso, o que é mau, já que confirma que 200.000km são o fim de vida para elas
Logicamente que a eficiencia do carregador faz toda a diferença no teste da tomada, mas é um teste relativamente fiável (embora eu nunca tenha feito) até porque existe por aí um relatório de eficiência do carregador interno do Leaf (já foi aqui publicado mais do que uma vez).

Não há BMS nenhum que consiga aferir de forma 100% fiável o SOH de uma bateria, existem uma porrada de algoritmos para isso, feitos com base em médias complexas que têm em consideração as diferentes químicas das baterias, as temperaturas médias da bateria e do ambiente, etc, etc. Até a percentagem de bateria não é real (e não, não estou a falar da que é apresentada no dashboard) muito menos a que é calculada em movimento.

70% é o fim de vida para uma bateria??? :think:

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