Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por leogrova » 16 jun 2019, 23:08

Bruno, é uma viagem longa - se conseguir tudo em PCR, preferia.

Rnlcarlov, o PCR de Salamanca não aparecia na app Ibil. Presumo que seja outro operador, certo. Mais uma app para esse PCR, é isso?

Já agora, Salamanca - PCR em Portugal? Destino final Lisboa. Já alguém fez?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 16 jun 2019, 23:16

O País Basco é a melhor zona de Espanha para visitar. Basicamente porque a Repsol é uma empresa basca e há montes de PCRs da IBIL.

Agora, simples, simples, num carro com bateria de 30kWh, eu não diria. São só 200km, mas Salamanca fica em cima da meseta ibérica (800m) e o Fundão fica a meio da subida (400m).
Eu gastei do Fundão a Salamanca 23.9kWh, 86% da bateria, o que é mau porque do PCR do Fundão saí com 94%.

Isto foi com vento parcialmente favorável, algum chuvisco, tempo fresco, e com uns 60km em Espanha feitos a 74km/h, o que foi muito mau, porque é abaixo da velocidade dos camiões e é o caminho deles... isto depois de algum excesso de confiança em Portugal a subir do Fundão para a Guarda a 94km/h.

Recomendo fazer a A23 (se for esse o percurso) bem lentamente, onde não há tráfego nenhum, para depois poder fazer a rota dos camiões à mesma velocidade que eles praticam (não me lembro bem, mas em Espanha é baixa, tipo 90).

Nesse troço, parece-me recomendável levar um EVSE portátil para o caso de ser necessário pedir alguma ajuda numa bomba de gasolina, ou, em alternativa, dar um cheirinho num PCN na Guarda ou num restaurante em Vilar Formoso. Para mim, não foi fácil.

Ao chegar a Vilar Formoso é fácil de fazer as contas, porque a altitude vai manter-se (isto é, há uma descida muito grande, seguida da subida definitiva para a meseta, mas altitude inicial e final são iguais), por isso aí já dá para perceber qual é a velocidade que se vai poder praticar.

É claro que o regresso de Salamanca para o Fundão não traz qualquer preocupação, nem nenhum dos outros troços.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por leogrova » 16 jun 2019, 23:19

Obrigado Migle.
Em princípio, é de lá para cá... mais fácil portanto.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 17 jun 2019, 09:53

leogrova Escreveu:
16 jun 2019, 23:08
Rnlcarlov, o PCR de Salamanca não aparecia na app Ibil. Presumo que seja outro operador, certo. Mais uma app para esse PCR, é isso?
Estamos a falar de Espanha. Mil e uma apps para carregar é a norma ;)
Além disso, parece que é um PCR mais barato que os da IBIL, já para não falar de mais fiáveis (pela foto parecem-me postos Efacec). Se há uma coisa que se lê nos comentários do electromaps, é que postos da IBIL dos antigos dão raia muitas vezes, logo convém ter backups.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 17 jun 2019, 11:19

rnlcarlov Escreveu:
17 jun 2019, 09:53
Estamos a falar de Espanha. Mil e uma apps para carregar é a norma
E mesmo assim tu, estrangeiro, chegas e carregas. Imagina que a situação dos espanhóis cá ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 17 jun 2019, 22:27

rnlcarlov Escreveu:
17 jun 2019, 09:53
... já para não falar de mais fiáveis (pela foto parecem-me postos Efacec).
A IBIL já tem muitos postos Efacec. O de Sevilha trocaram há pouco tempo para Efacec e acabaram os problemas, em Burgos já é, e no país basco é só escooher. O de Sevilha foi trocado: um povo curioso, os espanhóis, um posto fica avariado apenas uns meses e trocam-no, ainda longe do verão.
BrunoAlves Escreveu:
17 jun 2019, 11:19
E mesmo assim tu, estrangeiro, chegas e carregas. Imagina que a situação dos espanhóis cá ;)
Não há já CEMEs que aceitam moradas estrangeiras?

Mas ainda é preciso dizer: a IBIL já tem 40 postos rápidos em Espanha mais 6 nas Canárias. Sozinha, já ultrapassou a rede portuguesa, apesar da sua área de operação pequena e de quase não haverem carros eléctricos no país.

É natural, é um pequeno investimento com repercussões económicas gigantescas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 20 jun 2019, 13:07

Acho que a Iberdrola até nem é difícil de registar.
Eu por acaso lembrei-me de usar a morada da casa de férias do meu pai, em La Manga. Consegui fazer o registo (usando "outros" e metendo o meu NIF). Activei o link que me enviaram para o mail, e quando vou ver o meu perfil, aparece morada Avda San Adrian, 48 48003-Bilbao, que é a morada da Iberdrola.

A minha teoria é que na morada se pode por uma trampa qualquer que depois na prática não importa, e os utilizadores estrangeiros ficam com a morada da iberdrola

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 20 jun 2019, 13:19

É uma hipótese, mas eu prefiro que sejam eles a dizer-me que na morada posso pôr então uma trampa qualquer. Qualquer dia volto à carga com os emails.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 10 nov 2019, 23:58

Então! Graças às investigações do alexmol, conseguimos ter o método aceite pela Iberdrola para fazer o registo na app.
  • Para o número de identificação, escolher outros, introduzir o NIF e escolher Portugal como país de emissão.
  • Na morada, introduzir a morada da Iberdrola: Espanha, província BIZKAIA, município BILBAO, localidade BILBAO, AVENIDA SAN ADRIAN, tipo S/N, código postal 48003.
  • Enviar um email para smartmobility@iberdrola.es com os nossos verdadeiros dados pessoais.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 11 nov 2019, 00:05

Rede Wenea

Uma rede nova, pequena, que pretende fornecer a integração a operadores de postos de carregamento isolados.
Para nós, neste momento, é muito importante, porque há vários postos instalados, e ainda mais em construção, na região mal fornecida próxima da fronteira. Por exemplo, várias áreas de serviço na A66, a auto-estrada que vai de Sevilha a Gijón, estão integradas na Wenea.

A app ainda está muito verde, e tal como a da Iberdrola, não aceita moradas estrangeiras. Então eu enviei um email e responderam-me durante o fim de semana, a solução que oferecem é a mesma da Iberdrola:
Para poder registrarte en la App de Wenea, utiliza tu DNI portugués y tú código postal portugués, pero adaptados, en el DNI utilizar ocho dígitos y una letra al final y para el código postal cinco dígitos.
Una vez te hayas registrado, deberás enviarnos por correo electrónico a esta dirección, tus datos reales (Nombre y apellidos, Dirección, Código Postal, DNI Portugués) y nosotros los modificaremos en la Base de Datos para que aparezcan los correctos.

Si tienes alguna duda o para cualquier otra consulta, quedamos a tu disposición.

Un saludo.

CRM Wenea
cliente@wenea.com

T: +34 915 06 06 00
C/Acanto nº 22 Planta 14, 28045 Madrid – Spain
Wenea Mobile Energy
Eu fiz isso, e estou registado, mas ainda não tenho tudo pronto. A app rejeitou o meu cartão de crédito, MasterCard do Santander, gerado pelo MB Way. Vamos ver.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”