Claro Filipe. Compreendo perfeitamente o que referes acerca da autonomia restante com voltagens a rondar os 3.92v.filipeoliv Escreveu: ↑19 nov 2019, 09:25Boas, obrigado pelo esclarecimento.corrisi Escreveu: ↑18 nov 2019, 20:34
Viva. Julgo que a subida ligeira do SOH não deve ser associada ao facto de não teres feito qualquer carga rápida. Lembro de ter lido algures na Internet que entre um grupo de taxistas de Budapeste com leafs 1, os que tinham melhor SOH eram aqueles que tinham maior número de cargas rápidas, o que parece parodoxal.
Sou de opinião que se as cargas rápidas forem efetuadas num contexto adequado, de 30 a 90% e temperatura de bateria no início da carga a rondar 20-22C°, por exemplo, em nada prejudica a bateria.
Quanto ao resto, já sabemos que o algoritmo da Nissan é assim meio para o maluco.
Nas últimas 8 semanas tenho testado a teoria dos 3.92V das células, onde segundo os entendidos, é onde se reduz a degradação da placa (SEI) e evita a oxidação do electrólito, isto apenas para quando o carro passa várias horas parado. Os resultados têm sido, aparentemente, muito animadores e consistentes, pois estanquei a descida abrupta do SOH que já reportei no meu DB. Algum outro factor pode ter entrado na equação, como por exemplo a redução da temperatura ambiente.
Depois é preciso de quando em vez " puxar" mais um pouco pelo carro e também fazer uma descarga ligeiramente mais profunda (12-15%) e de seguida carregar a 100% com balanceamento das células.
Abraços.
eu só não faço cargas rápidas por não levar o carro para viagens maiores e nos últimos meses não tem calhado.
Referir que fez 0 cargas rápidas teve a penas a ver com isso, mais nada.
Quanto aos 3.92v muito dificil de gerir numa bateria que faz 100Km, estava aqui a ver os registos da OBD e com um SOC de 51.8% as células estão entre 3.927 e 3.938, mas nestas voltagens o carro está com 50Km e isso não dá para nada.
Mesmo que ele faça 30Km, com a subidas que a minha mulher faz, são sempre mais de 40Km que ela gasta...
Vou tentar gerir que ela fique estacionada a menos de 3.92v a ver se resulta.
Nao vamos ser mais papistas que o papa, mas dependendo daquilo que se gasta em termos de percentagem de bateria no primeiro percurso do dia, podemos programar a carga por forma a chegar ao trabalho com voltagens próximas.
Depois à chegada, no final do dia, dar logo um "aconchego" para atingir a tal voltagem e depois pernoitar assim até ao início do carregamento na madrugada, à semelhança do que já fazes.
Abraço