Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Flyer » 11 nov 2019, 09:30

migle Escreveu:
11 nov 2019, 00:05
Rede Wenea

Uma rede nova, pequena, que pretende fornecer a integração a operadores de postos de carregamento isolados.
Para nós, neste momento, é muito importante, porque há vários postos instalados, e ainda mais em construção, na região mal fornecida próxima da fronteira. Por exemplo, várias áreas de serviço na A66, a auto-estrada que vai de Sevilha a Gijón, estão integradas na Wenea.

A app ainda está muito verde, e tal como a da Iberdrola, não aceita moradas estrangeiras. Então eu enviei um email e responderam-me durante o fim de semana, a solução que oferecem é a mesma da Iberdrola:
Para poder registrarte en la App de Wenea, utiliza tu DNI portugués y tú código postal portugués, pero adaptados, en el DNI utilizar ocho dígitos y una letra al final y para el código postal cinco dígitos.
Una vez te hayas registrado, deberás enviarnos por correo electrónico a esta dirección, tus datos reales (Nombre y apellidos, Dirección, Código Postal, DNI Portugués) y nosotros los modificaremos en la Base de Datos para que aparezcan los correctos.

Si tienes alguna duda o para cualquier otra consulta, quedamos a tu disposición.

Un saludo.

CRM Wenea
cliente@wenea.com

T: +34 915 06 06 00
C/Acanto nº 22 Planta 14, 28045 Madrid – Spain
Wenea Mobile Energy
Eu fiz isso, e estou registado, mas ainda não tenho tudo pronto. A app rejeitou o meu cartão de crédito, MasterCard do Santander, gerado pelo MB Way. Vamos ver.
Tenho mais ou menos o mesmo problema com a Iberdrola, depois de fazer os passos todos que o Alex mencionou, não recebi mail de ativação.
Depois de vários contactos com a empresa foi sugerido voltar a fazer a inscrição, mas obtenho várias mensagens de erro. Já desisti.
No próximo fim de semana vou a Valência, e com TMX estou mais ou menos à vontade, mas a ideia era ficar com uma alternativa ;)
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 11 nov 2019, 10:26

Essa Wenea é aquela que tem uma carga de PCRs pelo país mas tudo desligado há mais de um ano. Finalmente acordaram?
A avaliar pelo electromaps a grande maiorira continua desligado, e os que funcionam parece que custam 0,45€/kWh, ou seja, parece outra IBIL. Com easycharger e iberdrola a expandirem a rede ou baixam o preço ou ficam para trás.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 11 nov 2019, 21:27

Ou fui eu que só dei por eles agora...
Para já, continuam com dificuldades com o meu cartão... mas pelo menos, respondem a vários mails por dia.
Flyer Escreveu:
11 nov 2019, 09:30
No próximo fim de semana vou a Valência, e com TMX estou mais ou menos à vontade, mas a ideia era ficar com uma alternativa ;)
Uma rede que ainda não sei se vale a pena explorar, é a catalã, do ICAEN... e uma vez que o podes fazer "com rede"...
Na altura que fui ver, sendo estrangeiro tinha de introduzir número de passaporte :oops:
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por ruramos » 06 dez 2019, 13:16

Quem me pode ajudar?
Vou precisar de carregar nestes postos em frança do Syndicat Départemental d'Énergie Électrique de Gironde.
por exemplo este:
https://www.electromaps.com/pt/mapa/p/69543

O que preciso? será que me safo a carregar por alguma aplicação?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 06 dez 2019, 16:22

ruramos Escreveu:
06 dez 2019, 13:16
Quem me pode ajudar?
Vou precisar de carregar nestes postos em frança do Syndicat Départemental d'Énergie Électrique de Gironde.
por exemplo este:
https://www.electromaps.com/pt/mapa/p/69543

O que preciso? será que me safo a carregar por alguma aplicação?
France

The EV charging network is expanding very quickly.

Principal card or app providers include Izivia (formerly Sodetrel), part of the EDF energy group; and KiWhi pass both of which cover charging networks within and beyond France, as well as Plug Surfing, Chargemap Pass and New Motion.

For non-card holders Ivizia also provides access to its ‘Corri-Door’ motorway charger network. When at a charge-point, a charging code is required to pay for energy in 5 minute units. The code can be obtained either through the Sodetrel Mobile App or online (both are in French). Otherwise buy a prepaid pass for two 30-minute charges at the motorway service area. However these are expensive options compared with obtaining a network RFID card linked to a debit or credit card.

Over 100 Auchan supermarkets have fast chargers that are either free to use or accept a wide range of network cards.
Confirmei na aplicação chargemap esta informação, será uma questão de analisar um pouco as outras opções.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 08 dez 2019, 20:31

ruramos Escreveu:
06 dez 2019, 13:16
O que preciso? será que me safo a carregar por alguma aplicação?
Isso não é Espanha! Existe outro tópico, carregamento turístico em França.

Sim, os syndicat departamentais de energia estão agrupados em cada região. A app de qualquer das regiões, permite usar os postos das outras todas. Ver app Reveo, Mobi.ve...
Essas apps não requerem registo prévio. Basta ter a app, introduzir no momento um número de cartão de crédito e um endereço de email, opcional, para eles enviarem a factura. É barato. Dá trabalho introduzir tudo isso só para carregar o carro.

O cartão IZIVIA (antigamente Sodetrel, da EDF) permite aceder não apenas aos postos Corri-Door nas autoestradas, mas também a estes, departamentais. Para obter, sem preparação prévia, basta comprá-lo numa área de serviço. Vem com 2 carregamentos de meia hora incluídos e depois pode ser associado na app. É fazer o registo na app e escolher um plano tarifário.

O cartão ChargeMap também permite carregar em todos esses postos.

Atenção que os antigos postos municipais no centro dr Bordéus não são departamentais. Podem no entanto ser usados por outras redes, freshmile, ChargeMap, plugsurf, nada disso precisa de grande preparação.

Indo de Espanha, recomendo sair com a bateria cheia de Espanha e depois carregar logo no primeiro Corri-Door no intermarché sem stress.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por t3lmo » 09 dez 2019, 23:42

Veremos como vai ser gerida a maior rede privada de Espanha agora que foi comprada pelo maior lobbie dos combustíveis fosseis desse pais:
https://steelguru.com/auto/repsol-acqui ... ain/553501
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 12 dez 2019, 10:49

t3lmo Escreveu:
09 dez 2019, 23:42
Veremos como vai ser gerida a maior rede privada de Espanha agora que foi comprada pelo maior lobbie dos combustíveis fosseis desse pais:
https://steelguru.com/auto/repsol-acqui ... ain/553501
A IBIL também já era das redes menos interessantes, devido aos preços que pratica. Felizmente que já começa a haver mais redes com distribuição geográfica significativa, como a Iberdrola.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rimsilva » 12 dez 2019, 11:21

Quer se goste ou não, a industria petrolífera teria de entrar na ME, da mesma forma que os construtores se viram obrigado a produzir VE as gasolineiras teria de entrar no abastecimento de VE, seria isso ou morrer. Quantas e quantas industrias têm de se reinventar para acompanhar a evolução do mercado.

Neste particular a Repsol nem me parece que se esteja a "portar assim tão mal", já que foi o primeiro operador a instalar um carregador ultra rápido em Espanha, fossem este os nossos problemas também....

Além da Iberdrola, também a Endesa tem anunciado grandes investimentos (não tenho acompanhado a sua implementação), Espanha dentrou de pouco tempo está a nos luz de Portugal.

O unico aspecto que parece que se assemelha a Portugal é não haver qualquer plano de rede nacional, ficando ao critério dos operadores os locais de instalação dos postos de carregamento, e que torna as deslocações para atravessar o pais difíceis.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 13 dez 2019, 16:55

rimsilva Escreveu:
12 dez 2019, 11:21

Além da Iberdrola, também a Endesa tem anunciado grandes investimentos (não tenho acompanhado a sua implementação), Espanha dentrou de pouco tempo está a nos luz de Portugal.
Também tenho má experiência da endesa. PCRs mais caros que a IBIL (em Málaga), e que não consegui que funcionasse. Verdade seja dita que ainda não tive oportunidade de experimentar Iberdrola, devido a só recentemente estar no sul de Espanha.

Responder

Voltar para “Carregamento”