Preços dos BEV à venda em Portugal

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Nerusonu
Mensagens: 812
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por Nerusonu » 27 jan 2020, 19:23

pemifer Escreveu:
27 jan 2020, 19:11
rimsilva Escreveu:
27 jan 2020, 18:31
pemifer Escreveu:
27 jan 2020, 17:38
Mas afinal o carro é um vw ID3 ou não?
Apesar das questões já referidas, das despesas, descontos, etc.... A informação é interessante, no entanto eu excluiria da lista carros "fantasma" ou seja, carros em que toda a gente sabe tudo, mas ninguém sabe nada... Ainda estão no limbo, são um tipo de compra em que ainda não se comprou nada, não sei se perceberam :lol:

Basicamente sem configurador e preço no final, não vale a pena estar nesta lista, digo eu...
Excelente sugestão!
Retirado o carro "fantasma" da lista!
Melhor ainda.
Mas já agora veja se não há por lá mais desses(sem configurador, preços sem IVA e afins), mais vale poucos mas certos, que muitos com incerteza.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por migle » 27 jan 2020, 23:40

pemifer Escreveu:
27 jan 2020, 16:30
Os preços do ficheiro e da imagem foram retirados dos sites constantes do ficheiro e do post.
Qualquer duvida, por favor, consultem o respetivo site.
Ok, mas sites diferentes, critérios diferentes. Talvez um aviso à navegação...

Obrigado pelo esforço, de qualquer modo.
Há umas descidas de preços interessantes!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 415
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por caz » 31 jan 2020, 01:25

Excelente contribuição. Felizmente os BEV já não são somente Leaf, ZOE e TM3...

Contudo, ainda existe um ponto muito relevante para a venda de VE. Os preços da maioria dos modelos estão claramente inflacionados relativamente aos "equivalentes" a CI.

Senão vejamos:
Zoe:a partir de 23 690 € (com aluguer de bateria); a partir de 31 990 € (compra com bateria)
Clio: ZEN a partir de 15 700 €

Peugeot 208:
CI: A partir de 15 200 € c/IVA
Elétrico: A partir de 30 350 € c/IVA

VW UP:
CI: A partir de 14 921,00 €
Elétrico: Preço a partir de 22.763€

Hyundai Kauai:
CI: Valor desde 20 606,46 €
Eletrico: Valor desde 38 505,16 €

Por isto é que as vendas de elétricos se concentram no Leaf e no TM3:

Leaf: A PARTIR DE 26.880 €
Mercedes Classe A (modelo mais vendido do segmento): a partir de 27 000 €
Renault Megane CI: MEGANE a partir de 22 649,99 €
Peugeot 308: A partir de 20 937 €
VW Golf: a partir de 25 800€

TM3: 48.900 €
BMW 3: A partir de 45.000,00€
Mercedes C: A partir de 45.000,00€
Audi A4: A partir de 47.202,00 EUR

Eu sei que aqui no fórum se discute muito o tipo de bateria, a capacidade da mesma, a eficiência energética do motor, ...
mas o consumidor "normal" não percebe nada disso. O que ele vê é:
1) Preço vs alternativas -> elétrico é muito mais caro do que a versão normal - quantos km preciso de fazer para pagar a diferença ???
2) Autonomia ???
3) Onde carrego ???

Chega aos concessionários e os vendedores fazem o resto para convencer que o melhor é CI...

Vamos ver quando chegam os veículos chineses para começar a guerra de preços...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2482
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por Apr » 31 jan 2020, 09:18

caz Escreveu:
31 jan 2020, 01:25
Eu sei que aqui no fórum se discute muito o tipo de bateria, a capacidade da mesma, a eficiência energética do motor, ...
mas o consumidor "normal" não percebe nada disso.
É verdade, há users que por aqui escrevem que já tem um elétrico nas mãos há quase uma década. Há uma altura em que as discussões evoluem e deixam de ser CI vs VE e passam a ser VE vs VE. Pessoalmente CI já não me suscita qualquer questão ou sequer interesse, nem que os pintassem de ouro e os oferecessem nas feiras.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3060
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por Filipe » 31 jan 2020, 09:50

++1
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por rimsilva » 31 jan 2020, 12:46

caz Escreveu:
31 jan 2020, 01:25
Excelente contribuição. Felizmente os BEV já não são somente Leaf, ZOE e TM3...

Contudo, ainda existe um ponto muito relevante para a venda de VE. Os preços da maioria dos modelos estão claramente inflacionados relativamente aos "equivalentes" a CI.

Senão vejamos:
Zoe:a partir de 23 690 € (com aluguer de bateria); a partir de 31 990 € (compra com bateria)
Clio: ZEN a partir de 15 700 €

Peugeot 208:
CI: A partir de 15 200 € c/IVA
Elétrico: A partir de 30 350 € c/IVA

VW UP:
CI: A partir de 14 921,00 €
Elétrico: Preço a partir de 22.763€
.....
Esse tipo de constatação e argumentos já é antiga (hoje em dia com muito maior opções de escolha até), mas no fundo temos de perceber que a mobilidade eléctrica parte muito da vontade de cada um, porque se não quisermos mudar teremos sempre uma desculpa para não o fazer.

O querer mudar, implica que se olhe para um VE vs o CI não apenas pelo valor final, mas por outros aspectos como, por exemplo,o nível de equipamento (que muitas vezes é diferente) e pelo facto de o VE ser um single speed, enquanto o CI de entrada tem caixa manual, etc...

E claro está, mesmo que se deixe de lado o aspecto ambiental, há que fazer contas ao custo de utilização de um VE vs CI e não querer que o sacrifício na compra, seja logo recuperado no primeiro ano de utilização do VE.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por Nonnus » 31 jan 2020, 13:28

rimsilva Escreveu:
31 jan 2020, 12:46
E claro está, mesmo que se deixe de lado o aspecto ambiental, há que fazer contas ao custo de utilização de um VE vs CI e não querer que o sacrifício na compra, seja logo recuperado no primeiro ano de utilização do VE.
Eu quando comecei a pensar na compra do meu, as minhas contas foram feitas a 8 anos. E perguntam vocês. Porquê a 8 anos? Porque é quando acaba a garantia do parte mais cara do carro. Supondo que o preço de uma bateria é os 7000€ + iva (se forem 30000€ nunca mais na vida) nestes dois primeiros atingi perto desse valor no que poupei, os 6 anos que faltam é para pagar a diferença de preço de um CI e ainda dar lucro. Posto isto, se aos 8 anos tiver que ser eu a por uma bateria já tive o retorno desse dinheiro que dei a cabeça e fico com carro para mais uns bons anos.

Claro que isto para quem gosta de trocar de carro de x em x anos nunca pode ser visto desta maneira.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 31 jan 2020, 13:43

Eu quando comprei o Leaf em 2016 fiz contas reais a 6 anos. Em 6 anos o carro ia começar a pagar-se, em relação ao preço do ultimo fumarolas que tinha comprado. Da experiência que tive com ele, teria sido menos tempo na realidade.
Entretanto as coisas alteraram-se e a análise financeira já foi à vida :mrgreen:
É como diz o Apr, pensar em voltar a comprar um ICE já nem é assunto.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por pemifer » 31 jan 2020, 13:45

CI? O que é isso? :shock:
Há outro tipo de carros sem ser 100% elétrico? Desconheço! :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu não acordei um dia e cheguei a uma árvore do dinheiro e colhi os euros para comprar um Leaf 40... (na internet até parece que é assim)

A minha história é conhecida, eu importei um Leaf dos EUA, precisamente porque a minha árvore do dinheiro não me deu os euros suficientes, sequer, para comprar um Leaf usado europeu.
Entretanto a poupança foi tal (principalmente porque o meu carro anterior era um cancro mercedes e desperdicei milhares de euros em oficinas) que em 2 anos já pude mudar de um Leaf 24 para um Leaf 40.
Claro que na internet tudo parece fácil e barato, aparece sempre alguém que pergunta, "Porque não compraste um Tesla S P100D?"
Porque razão não podemos começar por passos pequeninos?
O primeiro carro elétrico tem de ser logo um carro novo com uma autonomia que dê para ir de Bragança a Sagres?
Última edição por pemifer em 31 jan 2020, 15:37, editado 1 vez no total.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Preços dos BEV à venda em Portugal

Mensagem por mafgod » 31 jan 2020, 15:00

Há muito muito tempo, fins do milénio passado, quando os ICEs a gasóleo e as suas manutenções eram bem mais caros que os ICEs a gasolina, havia um "ditado", que se não me engano era:
"Se fizeres mais de 100.000km um ICE a gasóelo compensa a gasolina".

Nas minhas contas, que valem o que valem, digo:
"por cada 100.000km que fizeres com um VE, poupas em relação a um ICE poupadinho o equivalente a 10.000€".

Agora é fazer as contas :-)

Um ICE que custe menos 10.000€ que um VE, ao fim de 100.000km começa a dar prejuizo.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”