Experiências com o meu i3 - RD
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Vamos lá levantar mais algum pó e actualizar este DB.
Chegou no inicio da pandemia aos 90.000km, neste momento nem 90.500km tem....
Depois da aventura com a troca de bateria de 12V, voltei aos registos anteriores, poucos km (8.000km em 6 meses) e sem nada a resgistar.
Apenas fiz o upgrade do displays de 6,6" para o de 10,25" e respetivo idrive controller, para mais tarde talvez mude a Head unit para permitir ter um software mais condizente com o hardware
Recentemente surgiu uma nova aplciação para o i3, ainda está muito básico e acredito que irá evoluir em breve, para já apresenta os seguintes dados, que coloco aqui para os mais entendidos em questões técnicas de baterias se prenunciarem..
Chegou no inicio da pandemia aos 90.000km, neste momento nem 90.500km tem....
Depois da aventura com a troca de bateria de 12V, voltei aos registos anteriores, poucos km (8.000km em 6 meses) e sem nada a resgistar.
Apenas fiz o upgrade do displays de 6,6" para o de 10,25" e respetivo idrive controller, para mais tarde talvez mude a Head unit para permitir ter um software mais condizente com o hardware
Recentemente surgiu uma nova aplciação para o i3, ainda está muito básico e acredito que irá evoluir em breve, para já apresenta os seguintes dados, que coloco aqui para os mais entendidos em questões técnicas de baterias se prenunciarem..
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1274
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Se o SOH estiver correto, já perdeu 16% de capacidade (admitindo que em novo tinha 100%).
Se fosse um Leaf, estavas quase a perder uma barra...
Se fosse um Leaf, estavas quase a perder uma barra...
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Exacto, é a analise que fiz e que está ma linha com o dados do battery capacity.
O que gostava mais de perceber era a questão da "Cell Voltage" o que é que este valor de 3,78 poderá indicar?
A leitura foi realizada para experimentar a aplicação e verificar que dados eram apresentados, será que devo fazer esta analise após um momento especifico (carregamento da bateria) ou será indiferente?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Experiências com o meu i3 - RD
O cell voltage será a media de todas as células. O que importa mesmo é a diferença da célula mais baixa para a mais alta em SOC muito, muito baixo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Obrigado Bruno, assim que possivel vou deixar a bateria praticamente descarregar e fazer a medição!BrunoAlves Escreveu: ↑11 mai 2020, 14:50O cell voltage será a media de todas as células. O que importa mesmo é a diferença da célula mais baixa para a mais alta em SOC muito, muito baixo.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
o histórico foi mais ou menos este:
0km de autonomia com 1,5% de Bateria
2 km depois, 0% de Bateria
1 km depois, barra de potência a 0.
Carro parou com... carregador à vista!
0km de autonomia com 1,5% de Bateria
2 km depois, 0% de Bateria
1 km depois, barra de potência a 0.
Carro parou com... carregador à vista!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Experiências com o meu i3 - RD
2 considerações:
- desligar-se com 3,53V por célula é uma reserva inferior brutal. Está lá os 8% de SOC
- não ter qualquer desequilíbrio quando se desligou é impressionante
- desligar-se com 3,53V por célula é uma reserva inferior brutal. Está lá os 8% de SOC
- não ter qualquer desequilíbrio quando se desligou é impressionante
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Custa a acreditar que ele se desligue com 3,53V por célula, é um valor muito elevado. Dá para ver as tensões nas células todas? Tenho alguma suspeita que os números ao lado da tensão média da célula não são a célula com menor e maior tensão.
Se de facto 3,5V for a tensão mínima, é um buffer de proteção muito grande para baixo.
Falta agora ver os dados com a bateria a 100%.
E parabéns, são dados muito interessantes, especialmente por ser com o mínimo de SOC disponível.
Se de facto 3,5V for a tensão mínima, é um buffer de proteção muito grande para baixo.
Falta agora ver os dados com a bateria a 100%.
E parabéns, são dados muito interessantes, especialmente por ser com o mínimo de SOC disponível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Obrigado.
Não se esqueçam que estão a falar para uma "loira"
Esta aplicação encontrei recentemente, parece que ainda está em desenvolvimento, mas para já só dá para ver esta informação.
Quando dizem quem tem um buffer ou reserva, isso quer dizer o quê? Que existe uma protecção na bateria? É o tal SOC de 8% que está "Intocável"?
uns minutos antes tirei outro print screens
Não se esqueçam que estão a falar para uma "loira"
Esta aplicação encontrei recentemente, parece que ainda está em desenvolvimento, mas para já só dá para ver esta informação.
Quando dizem quem tem um buffer ou reserva, isso quer dizer o quê? Que existe uma protecção na bateria? É o tal SOC de 8% que está "Intocável"?
uns minutos antes tirei outro print screens