Leaf - Odivelas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 15 abr 2013, 11:17

Após alguns pedidos vou criar o DB do meu Leaf adquirido no final de Março de 2013.

Tal como eu necessitei de ler o DB de outros para comprar este veículo, vou também criar este Diário de Bordo para descrever a utilização do meu veículo. :)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 15 abr 2013, 11:25

Nestas 2 semanas o carro já percorreu mais de 800kms.
A primeira grande viagem iniciou em Odivelas e fez ida e volta a Benavente totalizando cerca de 123 kms sem carga intermédia.
Chegámos com apenas 8 kms de autonomia. A viagem foi quase toda feita a 80kms/h seguinda pela Ponte Vasco da Gama, Samora Correia e Benavente.
Pernoitou e fez uns 5kms para um familiar testar.

Regressámos (família de 4 pessoas) no dia de Páscoa debaixo de uma grande carga de água.

Adorámos o carro mas a preocupação da autonomia surgiu, mas como qualquer veiculo eléctrico reduz-se a velocidade, reduz-se o consumo. Em Alverca não seguimos de auto-estrada, saímos para a Nacional em direcção a Vialonga porque a viagem faz-se bastante mais devagar devido aos semáforos e à limitação das velocidades em meio urbano.

Carregou toda a noite.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 15 abr 2013, 11:28

Todos os dias circulou pela cidade de Lisboa e posso dizer que em cidade é o melhor carro (por ser eletrico claro).
A câmara de estacionamento multicor é magnífica, pena mesmo não existir também na frente porque não se tem a percepção onde termina a frente do carro.

No dia-a-dia é o melhor tipo de carro.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 15 abr 2013, 11:45

Neste fim de semana de 12 a 14 de Abril fez a maior viagem mais de 500 kms percorridos.
O primeiro desafio ia começar no carregamento rápido na estação de serviço de Aveiras e tornou-se mesmo um desafio.
Fiz o processo todo como o posto indicava e recebia a mensagem +/- com o seguinte texto "Carregamento completo".
Telefonei para o número da mobie que efetuaram em tempo real um teste ao posto, tendo recebido sucesso. Mas o carregamento continuava em não iniciar.
Liguei para um dos técnicos da Efacec que tinha encontrado uns dias antes no Fórum Sintra, para me ajudar. Fiz os passos todos novamente e nada de carregamento. Por indicação dele e de outras pessoas aqui do fórum fui falar com as operadores de caixa do posto de abastecimento de combustiveis para me autorizarem a ir ao sentido contrário.
Fui autorizado e orientado por uma das pessoas da caixa. Todos os intervenientes (telemóvel e pessoalmente) foram 5 estrelas (super-simpáticos graças a DEUS que temos pessoas bem dispostas).
No outro sentido correu tudo muito bem, incluindo o lugar de estacionamento livre.
Fiquei surpreendido com a rapidez de carregamento. Em 12-14 minutos carregou 80%, magnífico.
Regresso novamente ao sentido sul-norte e siga viagem até Leiria.
Em Leiria carregou umas 2 horas enquanto se passeou pela cidade. Mas quando chegámos junto carro o posto não estava a carregar e a porta dos posto aberta.
Chegámos ao destino com 18 kms de autonomia.

No sábado fomos a Coimbra e os problemas do costume surgiram, os lugares de carregamento estava todos ocupados na baixa por veiculos CI, no Fórum Coimbra estavam livres mas o posto não funcionava :( liguei para mobie, blá...blá tem autonomia para outro posto etc, etc. vamos reportar a avaria.
Conclusão em Coimbra não carregou, mas chegou ao destino com 50 e tal kms de autonomia.

No regresso (ontem domingo) a Lisboa, foi tudo mais rápido, carregamento em Leiria durante 1 hora tendo aproveitado para estar na conversa com familiares. O carregamento na estão de serviço em Aveiras foi mais uma vez rápido (18-20 minutos) e foram muitos os apreciadores e curiosos, mas não chegaram a fazer perguntas. Houve uma família que esteve uns 15 minutos junto do carro e do posto a admirar a rapidez de carregamento. eheheh :lol:

Chegámos a Lisboa tranquilos e numa viagem de regresso que durou muito menos tempo que na ida.

Conclusão:
Venham mais postos rápidos, de preferência um em cada capital de distrito. 8-)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por hsanchez » 16 abr 2013, 10:48

Este domingo dia 14/4/13 também tentei carregar no PCR da A1/Aveiras de Cima direcção sul/norte, sem conseguir fazê-lo pelas razões já expostas.
Permitiram ir ao outro lado carregar, sem problemas, voltei e segui viagem.
Enviei um e-mail à Galp a reportar a avaria.
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 16 abr 2013, 12:09

Bem vindo ao fórum e parabéns pela aquisição!

A ansiedade passa com o tempo. Recomendo, andando por estradas próximas de casa ou de um carregador, deixar o carro chegar ao aviso de bateria muito fraca (quando deixa de indicar a autonomia, aparecendo dois traços). Isto para ter uma perceção melhor da autonomia que tem entre o 1º aviso e o 2º aviso.

Como faz para carregar em casa?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Filipe » 16 abr 2013, 12:11

mjr, penso que deixar descarregar tanto a bateria normalmente, não seja muito do agrado da dita. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 16 abr 2013, 12:24

Fazer uma descarga uma vez até ao aviso de bateria muito fraca não terá qualquer implicação na longevidade da bateria. Já descarregar até aparecer a tartaruga poderá ter algum efeito negativo, especialmente se fizer logo de seguida uma carga a 100% ou uma carga rápida.

Eu já descarreguei duas vezes até à tartaruga, mais 3 vezes quase até à tartaruga, talvez 10 vezes até ao aviso de bateria muito fraca, e dezenas de vezes até ao aviso de bateria fraca. O principal fator a ter atenção é a temperatura, a seguir o tempo em estados de carga perto de 100%, e em último a amplitude de carga-descarga (é melhor descarregar entre 80% e 30% do que 100%-10%).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 16 abr 2013, 13:11

O carro no dia-a-dia descarrega entre 40-50% da bateria. No final do dia liga-se à carga e no dia seguinte tira-se a ficha e segue viagem.
É o que faço também na minha mota eléctrica.
Compreendo que a temperatura alta, descarregar abaixo de 15%, e arranques fortes com picos de descarga sejam todos inimigos da boa saúde da bateria.
Corrijam-se se estou errado.. :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 16 abr 2013, 13:18

O carro quando está à carga está a puxar da rede eléctrica 10 Amperes e cerca de 2400W. Chega à tomada cerca de 240Vac antes de iniciar o carregamento.
Já li pelo fórum que alguns conseguem carregar a 16A. É possível alterar esta configuração?

Já contactei a Nissan do entreposto de Lisboa a solicitar a troca do cabo de 3 pinos azul para o Menekes. Inicialmente ficaram surpreendidos nos Olivais, mas informei que outros clientes com o nissan Leaf tiveram a troca do cabo por parte da Nissan porque é o recomendado para os postos públicos. Esperei mais de 20 minutos mas lá me informaram que iam pedi-lo (devem ter ligado para a linha Nissan Leaf).

Estou a aguardar a chegada.

Fui informado por uma pessoa da efacec que o cabo de 3 pinos carrega a 10A nalguns postos e que o cabo com ficha menekes carrega a 16A. Sendo recomendado pela nissan e mais rápido, só tive uma opção de escolha pedir a troca. :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”