Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Realmente, deve ser bem divertido descer o Cerro de bike 

AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Já desci duas vezes de bicicleta, passa num instante, comparado com o tempo que se leva a subir 

-
- Registado: 25 ago 2019, 16:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Muito bom vídeo!
Realmente já tinha perguntado se cabo de carregamento fosse regulando a corrente conforme o excedente solar, se o carro também regularia. Como por exemplo se começasse a 5A e depois aumentava para 6A conforme o cabo.
Obrigado pela dica
Realmente já tinha perguntado se cabo de carregamento fosse regulando a corrente conforme o excedente solar, se o carro também regularia. Como por exemplo se começasse a 5A e depois aumentava para 6A conforme o cabo.
Obrigado pela dica

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Manualmente podemos reduzir no carro até 5A e nessa situação vai carregar sempre a 5A fixos.
Em regulação dinâmica pelo EVSE/Wallbox é usado o Control Pilot cujo valor mínimo é 6A por isso a regulação dinâmica é normalmente feita entre 6 e 32A.
Se a potência disponível for inferior a 6A tipicamente o Wallbox pára o carregamento e só volta quando houver mais que 6A disponíveis.
Felizmente neste aspecto o software da Tesla melhorou e o carro já acorda sozinho quando voltamos a ter o EVSE/Wallbox disponível. É só deixar o cabo ligado que ele vai carregando à medida da potência disponível.
No meu caso concreto o Wallbox está a regular conforme um algoritmo que programei que tem em conta:
- Percentagem da bateria da minha "Powerwall"
- Potência instantânea consumida pela casa
- Calendário (meses de inverno carrega à noite em bihorario pois não há produção solar suficiente)
- Temperatura alta no inversor
- Botão "carregar já com o máximo de potência não importa se vai gastar da rede"
Eu até fazia um vídeo sobre este sistema mas depois vêm logo dizer que a "Powerwall" está ilegal e não cumpre as normas etc.
Em regulação dinâmica pelo EVSE/Wallbox é usado o Control Pilot cujo valor mínimo é 6A por isso a regulação dinâmica é normalmente feita entre 6 e 32A.
Se a potência disponível for inferior a 6A tipicamente o Wallbox pára o carregamento e só volta quando houver mais que 6A disponíveis.
Felizmente neste aspecto o software da Tesla melhorou e o carro já acorda sozinho quando voltamos a ter o EVSE/Wallbox disponível. É só deixar o cabo ligado que ele vai carregando à medida da potência disponível.
No meu caso concreto o Wallbox está a regular conforme um algoritmo que programei que tem em conta:
- Percentagem da bateria da minha "Powerwall"
- Potência instantânea consumida pela casa
- Calendário (meses de inverno carrega à noite em bihorario pois não há produção solar suficiente)
- Temperatura alta no inversor
- Botão "carregar já com o máximo de potência não importa se vai gastar da rede"
Eu até fazia um vídeo sobre este sistema mas depois vêm logo dizer que a "Powerwall" está ilegal e não cumpre as normas etc.
-
- Registado: 25 ago 2019, 16:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Pois também ando a pensar em implementar um sistema desses...
Tenho pena destes sistemas não funcionam a 5A. Outra opção interessante seria carregar com o solar até tirar um valor máximo da rede. Isso daria por exemplo estar a carregar 1000w com solar e cerca de 380w da rede.
Tenho pena destes sistemas não funcionam a 5A. Outra opção interessante seria carregar com o solar até tirar um valor máximo da rede. Isso daria por exemplo estar a carregar 1000w com solar e cerca de 380w da rede.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Who cares?
Acho que devias partilhar o teu sistema. Estou em busca de informação de como fazer o meu, e toda a informação é bem vinda. O facto de mostrares, não quer dizer que tenhamos de fazer igual, mas pode ajudar a tirar ideias de como fazer. Eu sei que existe montes de sistemas desse gênero a funcionar mas ninguém partilha informação. Mesmo em fóruns da especialidade fazes as perguntas e não aparece ninguém a querer ajudar. Quando tiver o meu sistema a funcionar a ideia é documentar tudo em vídeo para depois partilhar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Poderei partilhar, mas com bonecos e esquemas e alguns segmentos de vídeo que não mostrem aquilo que deixa algumas pessoas mal dispostas.
Vai é dar bastante trabalho a planear o guião e editar.
Fica a ideia, para ir trabalhando nela aos poucos.
Vai é dar bastante trabalho a planear o guião e editar.
Fica a ideia, para ir trabalhando nela aos poucos.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Neste fórum ha partilha de desenvolvimento de um EVSE que se ajusta ao sol + um sistema de bateria solar estacionario completamente detalhado + um desenvolvimento de medidores de energia low cost que alimentam os sistemas anteriores. Nos seus respetivos tópicos não há nenhuma pergunta que tenha ficado sem resposta, se calhar estás a perguntar nos sitios errados

O EVSE do AlexMol, se bem me lembro até tinha um projeto aberto no github para quem quisesse participar, está atualizado? Nao me recordo do link.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Ainda estão por lá, mas estão desactualizados por isso não vou pôr aqui novamente os links.
O EVSE original que fiz não tinha regulação dinâmica, apenas controlo remoto on-off, mas durante anos serviu perfeitamente para carregar o Fluence.
O 2ºEVSE que fiz, com ESP32 e WiFi nunca cheguei a desenvolver o código para todas as funcionalidades, mas está disponível open source, código e esquemas no tópico respectivo aqui no fórum.