Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Como sabem foi publicado pela ERSE a tarifa a pagar pelos CEME/OPC à EGME que tem o valor de:
OPC - 0,1657€/carregamento
CEME - 0,1657€/carregamento
DPC - 0,0385€/dia/ponto de carregamento
Não era esta claramente a altura para a introdução desta tarifa, especialmente em relação aos PCN. Sabemos que o valor é pago pelos CEME/OPC, mas estes vão necessariamente passar estes valores para os utilizadores, resta saber de que maneira. Nos PCN esta questão é especialmente crítica, pois caso passem para o UVE como uma taxa de ativação, os carregamentos de oportunidade de curta duração deixam de fazer sentido.
Num PCR o impacto já não será assim tão significativo, a não ser nos carros mais antigos e com bateria mais pequena/degradada.
OPC - 0,1657€/carregamento
CEME - 0,1657€/carregamento
DPC - 0,0385€/dia/ponto de carregamento
Não era esta claramente a altura para a introdução desta tarifa, especialmente em relação aos PCN. Sabemos que o valor é pago pelos CEME/OPC, mas estes vão necessariamente passar estes valores para os utilizadores, resta saber de que maneira. Nos PCN esta questão é especialmente crítica, pois caso passem para o UVE como uma taxa de ativação, os carregamentos de oportunidade de curta duração deixam de fazer sentido.
Num PCR o impacto já não será assim tão significativo, a não ser nos carros mais antigos e com bateria mais pequena/degradada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Há alguma boa altura para pagar à MobiE?
Além da péssima construção da taxa (como é óbvio, ultrapassada a barbaridade de existir, teria de ser proporcional ao custo por unidade do carregamento para não ser muito oneroso nos PCN), a notícia chega pelo jornal de negócios, eco e agora multiplica-se nos outros meios de comunicação. No site da MobiE nada, na página de FB nada. Publicações a congratular-se com o investimento dos OPC sim, muitas.
Uma novidade desta natureza, nada.
Além da péssima construção da taxa (como é óbvio, ultrapassada a barbaridade de existir, teria de ser proporcional ao custo por unidade do carregamento para não ser muito oneroso nos PCN), a notícia chega pelo jornal de negócios, eco e agora multiplica-se nos outros meios de comunicação. No site da MobiE nada, na página de FB nada. Publicações a congratular-se com o investimento dos OPC sim, muitas.
Uma novidade desta natureza, nada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
A notícia surge da publicação da ERSE, que é a entidade responsável pela definição da tarifa.
https://www.erse.pt/media/ugvl0jzm/comu ... e-2021.pdf
https://www.erse.pt/media/ugvl0jzm/comu ... e-2021.pdf
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Mjr, a Tarifa da EGME aplicável aos DPC: 0,0385 EUR/dia/ponto de carregamento
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Corrigido!
Apesar de os DPC terem pouca expressão no mercado, esta tarifa cria mais uma engrenagem naquila que podia ser a solução ideal para os condomínios.
Apesar de os DPC terem pouca expressão no mercado, esta tarifa cria mais uma engrenagem naquila que podia ser a solução ideal para os condomínios.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Supostamente este modelo deveria ser inclusivo e com um cartão aceder a toda a rede. Em teoria é bonito, mas na prática cada vez se nota mais que é um modelo que afugenta os UVEs, por causa de toda esta segmentação, com as taxas e potências. Agora se calhar vamos ter taxa de ativação em todos os postos, e depois taxa ao minuto (com valores exorbitantes para Leafs e outros) ou kWh ou até ambos (já vi um assim). Assim sendo, no futuro um UVE vai pensar muito bem antes de fazer um carregamento na rede pública, ou porque o posto fica muito caro por causa da potência ou porque com a taxa de ativação não compensa fazer um carregamento, enfim...
O meu sonho de termos carregamento económico em pontos estratégicos, como em centros comerciais, está quase a desparecer, a minha única esperança é o Continente, mas não vai resolver tudo. Antes que digam que isso existe, pois eu sei que existe, só que aqui no Alma Shopping um carregamento é €0,05/min + CEME + Mobi.e. É triste, mas dá vontade de rir.
O meu sonho de termos carregamento económico em pontos estratégicos, como em centros comerciais, está quase a desparecer, a minha única esperança é o Continente, mas não vai resolver tudo. Antes que digam que isso existe, pois eu sei que existe, só que aqui no Alma Shopping um carregamento é €0,05/min + CEME + Mobi.e. É triste, mas dá vontade de rir.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Parece-me que acabei de ouvir os proprietários de Tesla com free SuC a esfregar as mãos... será porque os seus carros acabaram de valorizar?
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Bolas, quer dizer que as cargas curtas em PCR que faço às vezes (como um encostozinho de 20% em Aljustrel) ficam mais penalizadas.
PCNs pode ser ainda pior claro, mas tendo em conta os preços dos PCNs ficarem muitas vezes iguais ou superiores aos preços em PCR, já praticamente deixei de usar. Acho que desde que se iniciou o pagamento integral da rede usei uma vez um PCN, de resto sempre PCR.
PCNs pode ser ainda pior claro, mas tendo em conta os preços dos PCNs ficarem muitas vezes iguais ou superiores aos preços em PCR, já praticamente deixei de usar. Acho que desde que se iniciou o pagamento integral da rede usei uma vez um PCN, de resto sempre PCR.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Sim, mas o que eu queria dizer é que é devia ter sido a própria MobiE e alertar os utilizadores para isto. Com certeza já o sabiam muito antes do Eco. E não é uma justificação difícil de fazer, a operação da MobiE tem custos e mais cedo ou mais tarde teriam de ser passados para os utilizadores e sair das contas públicas. Ou vá, extinguirem-semjr Escreveu: ↑15 abr 2021, 19:44A notícia surge da publicação da ERSE, que é a entidade responsável pela definição da tarifa.
https://www.erse.pt/media/ugvl0jzm/comu ... e-2021.pdf
Para mim é mais do mesmo modo de operação desde o início: todas as supostas virtudes publicitadas até à exaustão, todos os problemas ou "menos valias" silenciosamente ignorados.
Custa-me a perceber como é que ninguém colocou atempadamente o dedo na ferida sobre o ridículo que é este custo em PCN e exigiu a sua adaptação em tempo útil. O exemplo da página da Eco é absurdo, falam em 4 a 8%. Cruzes...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
A ERSE foi mais que alertada para estas situações no RME de 2019.. e sim, deviam ter consultado novamente os stakeholders, incluindo os utilizadores, sobre estas tarifas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt