
Venda EVSE Inteligente
Re: Venda EVSE Inteligente
Ok, muito obrigado pelo esclarecimento.
Contudo apenas fico impossibilitado de usufruir da carga totalmente e só produzida pelo FV mas continuo a poder usufruir de todas as características do carregador inteligente como ajuste da potência de carregamento via Wi-Fi, ajuste da hora de inicio e fim de carregamento, etc....
Informe-me por favor qual o valor do carregador em trifásico.
Obrigado
Com os meus melhores cumprimentos
Marco Paulino
Contudo apenas fico impossibilitado de usufruir da carga totalmente e só produzida pelo FV mas continuo a poder usufruir de todas as características do carregador inteligente como ajuste da potência de carregamento via Wi-Fi, ajuste da hora de inicio e fim de carregamento, etc....
Informe-me por favor qual o valor do carregador em trifásico.
Obrigado
Com os meus melhores cumprimentos
Marco Paulino
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Venda EVSE Inteligente
Não querendo acreditar muito na e-redes (são nabos demais) e pelas regras, pode sempre carregar o carro em monofásico assumindo a potência total injectada em trifásico, isto porque "só conta" os kWh totais consumidos - injectados a cada 15min independentemente da fase ou fases em que isso acontece!
O "problema" é que em cada fase só deve ter uns 15A e por isso não pode passar desse valor. A vantagem é poder carregar a "apenas" 6A, os tais +-1400W
O "problema" é que em cada fase só deve ter uns 15A e por isso não pode passar desse valor. A vantagem é poder carregar a "apenas" 6A, os tais +-1400W
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Venda EVSE Inteligente
Esse cenário é interessante frankesousa, basicamente teria que somar o consumo das 3 fases e decidir com base nessa soma.
P.ex. se estiver a injetar 1kW em cada fase, -1kW-1kW-1kW, o evse deixa o carro carregar 3kW e a soma das 3 fases é +2kW -1kW--1kW = 0.
A contabilização é mesmo zero? Do meu lado não é difícil de implementar.
P.ex. se estiver a injetar 1kW em cada fase, -1kW-1kW-1kW, o evse deixa o carro carregar 3kW e a soma das 3 fases é +2kW -1kW--1kW = 0.
A contabilização é mesmo zero? Do meu lado não é difícil de implementar.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Venda EVSE Inteligente
A teoria do saldo quarto-horário é mesmo essa, o consumo é calculado em cada 15 min, agregado, ou seja, de todas as fases somado, e a injecção igual.Apr Escreveu: ↑07 set 2021, 16:40Esse cenário é interessante frankesousa, basicamente teria que somar o consumo das 3 fases e decidir com base nessa soma.
P.ex. se estiver a injetar 1kW em cada fase, -1kW-1kW-1kW, o evse deixa o carro carregar 3kW e a soma das 3 fases é +2kW -1kW--1kW = 0.
A contabilização é mesmo zero? Do meu lado não é difícil de implementar.
No fim, é só subtrair esse consumo e injecção, sempre agregado e portanto independente da fase.
Mas é um calculo que a e-redes tem de fazer À posteriori com os dados que o contador envia, e neste momento a e-redes anda aos tombos com o software que faça isso. Em resumo, eu com UPAC estou sem contagens válidas desde 30/06/2021

Mas as regras são essas e estão aqui:
https://www.erse.pt/media/b5rmusyr/regu ... 8_2021.pdf
Mas o contador, no consumo que mostra no ecra, nesse exemplo que deste vai contar os 2kW como consumo (3 do carro -1 da produção) e vai incrementar o contador de kWh, só depois "na secretaria" é que o consumo efectivamente faturado vai ser 0.
Esse saldo vai ser agora feito "dia a dia" mas antigamente era apenas 1x por mês, e o que acontecia era por exemplo o contador em casa marcar (vazio ponta cheia) 430 100 200 e o valor que ia para o comercializador era (vazio ponta cheia) 430 90 180, portanto abaixo do que mostra no ecra.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Venda EVSE Inteligente
Nabos?... são é inteligentes o suficiente para nos fazerem acreditar que são nabos.frankesousa Escreveu: ↑07 set 2021, 10:10Não querendo acreditar muito na e-redes (são nabos demais)...
São milhões de kWh injetados diariamente na rede, a custo zero, que a edp depois vende aos preços que sabemos.
Quanto mais tempo demorarem a implementar o sistema mais lucram. A e-Redes só irá implementar o sistema quando for verdadeiramente encostada à parede, mas como a entidade que gere isso também não está muito preocupada, é o que temos
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Venda EVSE Inteligente
Isso do saldo quarto-horário tem tudo para dar porcaria... como é que se confere que as contas estão bem feitas? Sabem se é uma coisa adotada por varios países ou é invenção tuga?
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Venda EVSE Inteligente
Pois a ideia é mesmo essa, ninguém conseguir conferir contas... ficam na obscuridade do desconhecido e boa vontade do contabilista.
Não é por acaso que a edp se apressou a trocar os antigos contadores de rodinha, que contavam para a frente e para trás consoante o sentido da corrente, esses sim verdadeiros contadores de contabilidade de saldo justo e transparente.
Caricato é que um dos argumentos usados pela empresa para a necessidade da troca (que até foi em grande parte paga por fundos comunitários) era precisamente para poderem contabilizar saldos.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Venda EVSE Inteligente
Não misturemos a E-redes com a EDP. A energia injectada não reverte rigorosamente nada à EDP. A injeção é usada para abater nas perdas que existem na rede. Uma parcela da TAR que pagamos corresponde à energia perdida nas redes. Se a injeção atenua esse valor, a TAR vai ser muito ligeiramente mais baixa do que se a injeção fosse 0.FullElectric Escreveu: ↑08 set 2021, 09:50São milhões de kWh injetados diariamente na rede, a custo zero, que a edp depois vende aos preços que sabemos.
Quanto mais tempo demorarem a implementar o sistema mais lucram. A e-Redes só irá implementar o sistema quando for verdadeiramente encostada à parede, mas como a entidade que gere isso também não está muito preocupada, é o que temos
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Venda EVSE Inteligente
MobiE?FullElectric Escreveu: ↑08 set 2021, 22:05Pois a ideia é mesmo essa, ninguém conseguir conferir contas... ficam na obscuridade do desconhecido


Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Venda EVSE Inteligente
É "facílimo", sacamos do site da e-redes o excel com os dados de 15 em 15 min que lá estão disponíveis e é só fazer as contas no excel mesmo.
Aqui o fácil é sempre relativo, já que os dados vêm em "potência média" dos 15 min, ou seja, kW e é preciso desde logo converter para kWh (valor x 15/60), depois disso é só subtrair linha a linha os valores consumo - injecção e somar tudo.
Depois bi-horários e tal complica as contas, mas faz-se.
Ou seja, os dados são nossos e como tal estão disponíveis para nós. Podem enganar-se e vão fazê-lo porque são nabos. Mas enganar o consumidor porque querem não certamente.
Quem estiver na "rede inteligente" da e-redes já lá tem o consumo de 15 em 15 min penso eu, quem não está mas tem "telegestão" como eu, basta alterar o URL das leituras para acabar em "xxx/consumptions" e tem lá os dados.
OK OK, até sacar os dados é preciso truques

Existe noutros países igual e com outros "tempos" ou seja, tipo hora a hora ou assim, não fomos nós que inventamos esta



Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)