Mensagem
por LAbreu » 19 out 2021, 15:31
Estou para contar esta historia ha um mes, mas só agora tenho tempo de a escrever:
O Leaf foi de ferias.
Era suposto esta viagem ser o teste final se o Leaf e+ pode passar a ser o "carro grande" da familia... mas entretanto ja foi concretizado a passagem a familia 100% electrica.
A viagem era 500 kms para cada lado. Guarda->Monte Gordo em 2 dias, com paragem em Estremoz (e respectivo carregamento a 100%). O Regresso seria mais "interessante", Monte Gordo -> Guarda em 1 só dia, com carregamento no PCR em Evora e Castelo Branco.
Programada ja em julho com a ajuda do ABRP, no papel seria tranquila.
Preparada a bagageira, cheia de tralha, mas tudo cabe naquela mala (é mesmo um posso sem fundo)
1º A ida:
Saida com 100% de casa. Viagem tranquila no limite de velocidade, com o CC. Paragem programada em Portalegre para almoçar. Creio que chegamos com 33% da bateria. Opção por parar no PCR. Carregados 26 kwh em 38 min (41kw e 9,93€) ate aos 83%. Tive de interromper o almoço para parar o carregamento que já estava a carregar so a 31 kw e ao min ia sair caro.
Chegada a estremos ainda com 70% (se bem me lembro). O carro ficou a carregar no hotel e nós fomos visitar a cidade. Antes do jantar ja estava 100% e pronto para o dia seguinte. 250km tranquilos.
Dia seguinte teria paragem para almoço em Mertola. A ideia seria carregar no PCN, mas não tinha cominicação. Como a viagem era em nacional, o carro estava a gastar pouco e tinha tranquilamente carga para chegar ao destino... Ainda liguei a assistencia, mas não conseguiam fazer nada remotamente. 7 dias depois disseram que iam mandar la uma equipa e 15 dias depois ligaram a dizer que o posto estava a funcionar!
Chegada ao destino ainda com 20% de carga.
depois ferias, e ficou a carregar no hotel.
2º O regresso:
Esta parte gerava ansiedade e preocupação, a mim e à esposa.
Saida com 100%. Paragem não programada perto de mertola para os ocupantes esticarem pernas. chegada ao PCR do MACdonalds de Evora à hora de almoço. Nos fomos atestar de comida e o carro tambem. O posto esta limitado a 37kw (20->80% como mandam as boas praticas), e foi a essa velocidade que carregou. 27 kwh em 46 min (11,6 €). Novamente tive de desconectar o carro antes da sobremesa, porque ja tinha mais do que o que precisava. No final do carregamento a temperatura estava algo quentinho, mas nada alarmante (o dia estava quentinho...).
Viagem Evora-Castelo Branco à velocidade "regulamentar" (a mesma dos restantes utilizadores da via...). Aqui acho que cometi um erro grande: na barragem do tejo tinha 35% de bateria e decidi fazer condução mais liberar (ja estava farto da viagem). Subida do tejo a usar 60 a 120 kw do motor... É claro que isto contibuiu para aquecer mais um pedaço a bateria, mas que queria ver como ela carregava com 15%!
A temperatura ja estava mais elevada. Colocado carro a carga no PCR e fomos estivar as pernas. Começou a carregar a uns habituais 41 kw, mas ao fim de 20 min a velocidade de carregamento cai para os 21kw. Carregou durante 47 min, apenas 26 kw (10,14€). Como o PCR era ao tempo, toca a desligar. Ainda ficamos mais 1 hora a passear, que a viagem ia longa.
Sainda com 67% de bateria, bastante para os 100 kms que faltavam. A esposa é que foi a conduzir, e estava numa de ir de vagar. Ainda chegou a casa com 25%.
Carregar em casa: 40 kwh ate aos 100%: ~4,4€
No final de contas: 500kms, que ficaram por 36€ (7,2€/100 km). Bem mais barato que gasoleo, mesmo ao preço da altura. Poderia ficar bem mais barato se não fizesse o 1o carregamento em Portalegre, mas assim cheguei mais descansaço a Estremoz.
Nota: o navegador do Leaf nunca acertou na carga com que chegavamos ao destino. O mais caricato foi indicar que não tinha carga para fazer Montegordo-Evora e chegarmos la com 25% de bateria a conduzir "normalmente" para um portugues. Absolutamente inutil para planear viagens.
Conclusões desta viagem:
- O Leaf e+ é perfeitamente utilizavel como unico carro de uma familia comum portuguesa (pelo menos para a minha). Precisa é de algum planeamento.
- Santo ABRP... inutil navegador da nissan..
- Longas viagens temos de planear redundancia. Não podemos depender de 1 unico carregador, se não pode correr mal (por exemplo, se dependesse do carregador de Mertola correria muito mal!)
- A bagageira do Leaf da para tudo
- O Rapidgate ainda é um problema, mesmo no E+. Agora ja sei: se a segui vou carregar num PCR, o melhor é não esticar muito o motor nos kms antes...