alexmol Escreveu: ↑15 out 2020, 19:04
Em Itália foi incluída no código da estrada a possibilidade de ser cobrada uma taxa após fim de carregamento, com uma tolerância de 1 hora.
Nos PCN a taxa não é cobrada entre as 23h00 e as 07h00.
Recentemente alguns operadores decidiram (e bem a meu ver) que em PCN a taxa é cobrada 24h em postos que fiquem em vias rápidas e autoestradas.
Gostaria de voltar a este assunto para ouvir algumas opiniões, passo a explicar.
Actualmente (se formos rigorosos e cumpridores a 100%) quando deixamos o carro a carregar num PCN às 11 da noite e a carga termina às 3 da manhã devemos ir lá retirar o carro.
A questão que coloco é se olharmos para o bem comum da sociedade, onde a existência de mais veículos eléctricos é benéfica, há pesos nos dois lados da balança.
1. Por um lado ao obrigar as pessoas a retirar os carros dos PCN às 3 da manhã vai libertar o posto para outros que precisem.
2. Por outro lado essa obrigação vai desincentivar a compra de veículos eléctricos para quem não tem garagem pois não é nada cómodo ir a meio da noite mudar o carro de lugar.
Esta questão ainda se complica um pouco pois o modelo de mobilidade eléctrica português incentiva os OPC a instalarem em zonas residenciais postos de 22kW em vez de postos de 3.7kW. Com a mesma potência contratada tem-se 6 vezes mais lugares de carregamento se os postos forem de 3.7kW em vez de 22kW.
Se existirem 10 carros no bairro que precisam de carregar todos os dias qual a forma mais eficaz e mais cómoda para os utilizadores ?