Duvidas " eletricas"
- mjr
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Re: Duvidas " eletricas"
Se o cabo derreteu é porque não tinha as proteções devidas. A lógica é sempre o disjuntor proteger o cabo e não o contrário
Se no caso das tomadas pode haver um fator ao nível da oxidação/desgaste dos contactos, no caso dos cabos só mesmo por grande azelhice na colocação das proteções, o que torna a coisa particularmente grave! Já apuraram quem foi o responsável por essa "instalação"?
Sobre as tomadas é como disseram, varia muito. Regra geral as industriais são (muito) mais robustas mas já vi uma CEE16 derretida (e não puxou mais de 16A!) e em minha casa carrego numa Schucko a 16A que fica morna após várias horas... O ideal são as fichas/tomadas que têm sensor de temperatura e desligam no caso de aquecimento excessivo. Geralmente quando carrego numa tomada nova, seja ela qual for, faço uma avaliação ao fim de 15-30 minutos (pouco mais irá aquecer a partir daqui) à corrente pretendida.
Se no caso das tomadas pode haver um fator ao nível da oxidação/desgaste dos contactos, no caso dos cabos só mesmo por grande azelhice na colocação das proteções, o que torna a coisa particularmente grave! Já apuraram quem foi o responsável por essa "instalação"?
Sobre as tomadas é como disseram, varia muito. Regra geral as industriais são (muito) mais robustas mas já vi uma CEE16 derretida (e não puxou mais de 16A!) e em minha casa carrego numa Schucko a 16A que fica morna após várias horas... O ideal são as fichas/tomadas que têm sensor de temperatura e desligam no caso de aquecimento excessivo. Geralmente quando carrego numa tomada nova, seja ela qual for, faço uma avaliação ao fim de 15-30 minutos (pouco mais irá aquecer a partir daqui) à corrente pretendida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"
A secção do cabo não dá para verificar. Mas também parece que a canalização está muito à justa.
Enfim, felizmente não ocorreram danos de maior, agora é corrigir isso como "manda a sapatilha": cabo de maior secção e canalização com espaço de dissipação de calor suficiente. E, como disse o mjr, verificar a protecção: se tudo estivesse a ser respeitado o disjuntor térmico devia ter disparado antes de isso acontecer.
Enfim, felizmente não ocorreram danos de maior, agora é corrigir isso como "manda a sapatilha": cabo de maior secção e canalização com espaço de dissipação de calor suficiente. E, como disse o mjr, verificar a protecção: se tudo estivesse a ser respeitado o disjuntor térmico devia ter disparado antes de isso acontecer.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Duvidas " eletricas"
Mesmo com zoom não e perceptível mas era cabo muito fino. Sinceramente não sei o q o condomínio vai fazer mas na 3 a feira já cá tenho um eletricista para começar a minha instalação
- Nonnus
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Re: Duvidas " eletricas"
O mau dessa situação além de tudo o que já foi dito é que mais uma vez vai servir para alimentar o mito que os carros electricos arrebentam com as instalações electricas, quadros e afins, quando na realidade um carro electrico consome tanto como um forno e, no entanto todos tem um em casa.
Imagino certos condóminos a mandar larachas por causa da situação.
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- mjr
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Re: Duvidas " eletricas"
Desde que num ENVE um suposto "eletricista" me queria impingir um cabo 4x6mm^2 para alimentar um PCR de 50kW que acredito em tudo o que contam. Enfim...
Neste caso podem ter usado cabo fino porque na altura da instalação "era só para ligar umas lâmpadas e uns aspiradores de vez em quando", e não adaptaram a proteção adequada ao cabo fino porque "não estava à mão", ou porque quem fez uma parte não fez a outra. Não há obviamente desculpa para este tipo de incompetência que poderia causar um incêndio a sério, não fosse isto ser uma garagem e os materiais usados na UE terem de ser ignífugos.
Neste caso podem ter usado cabo fino porque na altura da instalação "era só para ligar umas lâmpadas e uns aspiradores de vez em quando", e não adaptaram a proteção adequada ao cabo fino porque "não estava à mão", ou porque quem fez uma parte não fez a outra. Não há obviamente desculpa para este tipo de incompetência que poderia causar um incêndio a sério, não fosse isto ser uma garagem e os materiais usados na UE terem de ser ignífugos.
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Re: Duvidas " eletricas"
É difícil verificar qual a secção do condutor com base na imagem, mas (e é um grande "mas") a "olho" e relacionando a proporção do cabo com outros materiais na imagem, diria que não será inferior a 1,5mm2 por condutor.
Havia alguma derivação no local? Ou era apenas zona de passagem de condutores?
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Re: Duvidas " eletricas"
E mais, eu sou o unico a carregar as "claras" pois so tenho um lugar de garagem (no entanto sou o unico com "permissao" para tal por parte de condominio e o unico que vai efectuar uma ligaçao eletrica "em condiçoes"!) os restantes prius estao todos escondidos a anos em garagens fechadas (box) sem darem um tusto (€€€) pelo consumo dos mesmos e ligados a tomadas para frigorificos...Nonnus Escreveu: ↑26 nov 2021, 16:24O mau dessa situação além de tudo o que já foi dito é que mais uma vez vai servir para alimentar o mito que os carros electricos arrebentam com as instalações electricas, quadros e afins, quando na realidade um carro electrico consome tanto como um forno e, no entanto todos tem um em casa.
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Inevitavelmente eu tornei me um alvo visivel e com isto do incendio obviamente serei o autor "moral", pois aconteceu passadas 2 semanas de um "gaijo estar a carregar a grande" o carro novo mas com isso posso eu bem, so tenho pena que nao me digam isso...
- frankesousa
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Re: Duvidas " eletricas"
Na imagem conto 4 cabos à esquerda e apenas 3 à direita. As "pontas" de cobre também parecem grandes demais para um cabo corrido.
Ou seja, parece uma caixa de derivação nesse sitio ou estou a ver mal?
Isso são sempre os "pontos fracos" e por isso se diz sempre para passar cabo direto do QE ao carro.
Até podia ser cabo de 20mm2, se tiver ligações mal apertadas ou assim acabo por aquecer e possivelmente arder!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: Duvidas " eletricas"
O 4º cabo esta "escondido" atras do cano, existem varias caixas de derivaçao mas ali onde queirmou, nao ha nenhuma.