Após a entrada em funcionamento dos novos Mobi.E de Tondela e Mangualde, fui ver...

("E3DL – Eficiência Energética e Ambiental nos Centros Urbanos de Dão Lafões apresentado em Mangualde e Tondela
Decorreu nos passados dias 16 e 19 a apresentação do projeto E3DL nos municípios de Tondela e Mangualde. Este projeto tem como principais objectivos a melhoria da qualidade do ambiente nos centros urbanos participantes no projecto; a criação de uma rede de pontos de abastecimento eléctrico na região Dão Lafões (utilizando a produção de energia fotovoltaica); a promoção da utilização do veículo eléctrico junto da população e sector empresarial, bem como valorizar os modos suaves de transporte nos centros urbanos e na sua articulação com as zonas envolventes.
Em cada um dos municípios foram inaugurados os pontos de abastecimento de veículos eléctricos, utilizando a energia fotovoltaica como recurso e apresentado o modelo de disponibilização de veículos eléctricos (bicicletas e microcarros) que se encontra à disposição da população e visitantes.
Para mais informação sobre o projeto poderá consultar http://e3dl.cimrdl.pt/")
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/ ... 6509_n.jpg
Sem a paragem intermédia em Mangualde não me estava a apetecer percorrer os 160km a 40 ou 50km/h. Daí que saí pelas 8h e cerca de 1h30 depois estava próximo de Mangualde.

Viagem tranquila com o cc a 65, 70 ou 75km/h, cheguei assim:

Este foi o primeiro Mobi.E a encontrar. Mesmo ao lado do Estádio.

Tem um software novo e diferente dos que tenho visto. Caracteres com melhor definição, bolinhas em vez de asteriscos e até aparece um carrinho azul a carregar. Uma versão mais evoluída da MagnumCap, portanto. Parabéns a isso e à E3DL pela aposta na Mobilidade Elétrica na zona.

Entretanto apareceu um fã da mobilidade elétrica que, muito gentilmente, me mostrou as redondezas, o outro posto Mobi.E (justamente quando o estava a tentar encontrar no Carwings...), e a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Falámos de imensos assuntos, e a paragem prevista para uma hora, passou para duas

Mais tarde falarei novamente de Mangualde. Por enquanto fica a foto do evento da semana passada.

(Sim, são dois Twizy no interior da Biblioteca Municipal

Este é o Mobi.E localizado mesmo ao lado da Biblioteca Municipal. O respetivo painel fotovoltaico está mais em baixo e não é visível deste ângulo.
Chegada à cidade mais alta e toca a alimentar a máquina, pois a última subida deu cabo das barras todas. Sobrou uma

Pelas 19h00, e de papo cheio, o regresso milagroso. Mesmo caminho e perto do Porto da Carne, a magnífica marca de 215km

Algures no ex-IP5...

E chegada a Mangualde. Bem diferente do que de manhã.

Entretanto, o Carwings já conhecia as redondezas.

E cá está o segundo painel fotovoltaico.

Claro que se o Folha estava a carregar, eu não lhe podia ficar atrás! Estava a dar a final da Champions no bar das Piscinas Municipais. Local muito agradável e bem espaçoso para esperar. Portanto, quem vier para estas bandas pode trazer equipamento de banho

Para o último troço do dia, saí assim e até ao cruzamento do IC12 com o IP3 não ultrapassei os 60. Custou imenso e apenas a meio me lembrei de ligar o Sports Tracker. Consegui registar desde Nelas até Coimbra. Nota-se bem a diferença do declive (a azul), assim como a gestão do cc durante as várias etapas. A partir do IP3 fui aumentando sucessivamente a velocidade e depois da descida do Botão vim por aí acima, 70, 80, 90, 100. Foi a loucura

Resumindo. Podia ter vindo mais depressa desde Mangualde, pois ainda tinha uns trinta e tal km na autonomia.
Se um dos 49 pcr ficasse ali ou em Viseu ainda poderia considerar mais viagens destas, mas para ir e voltar num dia só é dose! 8h-24h00. 16 horas a rolar ou a carregar ininterruptamente. Cansativo, mas ficou o teste feito.