
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O que vejo e entendo desse vídeo é que os defensores do modelo (com a UVE à cabeça), com a gritante falta de argumentos pró modelo, acabam por perder a noção do ridículo a tentar vender uma coisa onde já nem os próprios conseguem encontrar virtudes.
Bem, podiam ter falado no cartão único...
Bem, podiam ter falado no cartão único...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Bom vídeo 
Com toda a certeza foste tu que não te educaste o suficiente para perceber a beleza e simplicidade deste modelo, mas deixa estar, estamos no mesmo barco
Fase um... Não sei se ria se chore...

Com toda a certeza foste tu que não te educaste o suficiente para perceber a beleza e simplicidade deste modelo, mas deixa estar, estamos no mesmo barco

Fase um... Não sei se ria se chore...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pessoalmente acho que só não vê quem não quer.BrunoAlves Escreveu: ↑14 jan 2022, 17:28É isto que eu tento transmitir, mas aparentemente sem sucessoO modelo tudo permite, o modelo a nada obriga? Mas não é óbvio que é por causa do modelo que praticamente todos os OPC cobram tempo? Porque não podem fazer negócio com a energia?
![]()
Além disso, acreditar que, num contexto "puro" de concorrência, os preços nunca poderão ser mais baixos num modelo que financia 2 entidades que procuram o lucro (CEME+OPC) do que com uma entidade a assumir as 2 responsabilidades.
Por último, acredito também que um modelo centralizado, com acesso único, poderia existir, funcionar bem, com todas as vantagens de um modelo centralizado pode trazer a todos os intervenientes da ME (desde que bem pensado e implementado em tempo útil)
Apesar de todo o tempo do mundo, em Portugal, conseguiram crirar esta "salada russa", que em vez de ser um factor atrativo para todos os players, é precisamente o contário, ou seja, o grande mais valia, transformou-se em algo a evitar, que não terá consequências mais graves porque os alemães, Holandeses, etc... gostam de vir passar férias a Portugal e por isso, lá têm de instalar cá os postos (também não chateam muito, cobram os preços que for preciso e no final paga sempre o mesmo!).
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Muito bom.




Tinhas que dizer e disseste muito bem. A parte da aprendizagem é algo surreal, como também já tinha mencionado antes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
As ervilhas parecem eletrões... e são verdes! 

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Quando o povo não entende as bondosas e inteligentes medidas tomadas pelos governos, mude-se o povo...



Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- Formiguinha
- Mensagens: 6
- Registado: 03 jun 2021, 13:13
- Data de fabrico: 22 dez 2015
- Localização: Corroios
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Excelente video do Alexmol, Parabens!
Tesla Model S85D
BMW I3S 94Ah
BMW I3S 94Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sobre isto, outro problema com esta coisa de termos rede única é esta ser um ponto de falha gigantesco.mjr Escreveu: ↑14 jan 2022, 23:46BTW é assim tão frequente o servidor da Mobi.e ficar offline impedindo um UVE de carregar??? É que eu já não me recordo de isso acontecer há menos de 1 ano, e muito menos fim de semana sim, fim de semana sim. Bom, pode ter acontecido esporadicamente, tal como por vezes acontece com a rede da SIBS, mas com certeza não é nada que se pareça com o que acontecia há 2-3 anos, aí sim de maneira inaceitável. Parece-me um argumento batido e inadequado aos tempos atuais.
Um ataque à Mobi.e semelhante ao que ocorreu ao Grupo Impresa há 2 semanas atrás, e *puff*, postos offline, informação de OPCs, CEMES, cartões, tudo perdido. Ninguém carrega na rede pública sabe-se lá durante quanto tempo.
Podem achar que é um cenário impossível, mas os senhores do Grupo Impresa também pensavam assim certamente, e passadas 2 semanas o site expresso.pt ainda é provisório...
Por outro lado, tendo em conta o registo passado da Mobi.e com as atualizações a meio da tarde de fins-de-semana que deixaram malta apeada, não fico muito descansado.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É por isso que este ano já não sou mais sócio da UVE.zeuz Escreveu: ↑16 jan 2022, 23:39Para mim é surreal ver membros fundadores da associação UVE e/ou do conselho administrativo defenderem, acerrimamente, este modelo, apesar de a larga maioria dos UVE, portanto os que pretendem representar, manifestarem-se contra o actual funcionamento da rede pública! Chega ao ponto de veladamente dizerem que somos burros por não entendermos nem acreditar no modelo!
A UVE neste momento não defende os interesses dos seus associados, muito menos os utilizadores de VEs.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nem é preciso pensar em algo como um ataque. Eu já escrevi isto algum tempo atrás, mas vou voltar a escrever, pode ser que alguém saiba que este tipo de situação já esta previsto.Brunus Escreveu: ↑17 jan 2022, 17:00Sobre isto, outro problema com esta coisa de termos rede única é esta ser um ponto de falha gigantesco.
Um ataque à Mobi.e semelhante ao que ocorreu ao Grupo Impresa há 2 semanas atrás, e *puff*, postos offline, informação de OPCs, CEMES, cartões, tudo perdido. Ninguém carrega na rede pública sabe-se lá durante quanto tempo.
Podem achar que é um cenário impossível, mas os senhores do Grupo Impresa também pensavam assim certamente, e passadas 2 semanas o site expresso.pt ainda é provisório...
Por outro lado, tendo em conta o registo passado da Mobi.e com as atualizações a meio da tarde de fins-de-semana que deixaram malta apeada, não fico muito descansado.
Alguns anos a Cabovisão tinha apenas dois datacenters um em Palmela outro algures no norte. Um servia metade do pais, outro servia a outra metade. Era frequente quando havia uma falha, fosse porque motivo fosse, metade dos clientes ficavam sem acesso a internet ou a TV. Era um sistema "centralizado" cheio de boas intenções no entanto era o que era.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024